Que fatores contribuíram para a fixação do ser humano na Terra?

Perguntado por: acardoso . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
3.9 / 5 11 votos

A agricultura, a domesticação dos animais e as técnicas de controle do meio ambiente permitiram ao homem permanecer num mesmo lugar por mais tempo.

"(O homem deixou a África) devido a características evolutivas muito eficientes, como o desenvolvimento do polegar opositor, o bipedismo, uma maior capacidade mental e a habilidade de fazer e usar objetos para alcançar seus objetivos, entre outras, os ancestrais do homem tiveram grande sucesso adaptativo e se ...

- De 300 mil a 200 mil anos atrás: Homo sapiens (homens modernos) aparecem na África. - De 50 mil a 40 mil anos atrás: os homens modernos chegam à Europa.

Resposta verificada por especialistas. Sedentarização é o processo de fixação na terra que teve início quando o homem começou a abandonar a vida nômade e a se organizar em aldeias agrícolas.

Diante de todos esses contextos, podemos interpretar o papel original do Ser Humano como a espécie responsável pela ação de intervir e transformar a estrutura e ambiente do planeta com o objetivo de facilitar, fortalecer e proteger a evolução e regeneração da vida.

Essa teoria considera que as mutações, combinações gênicas, e seleção natural são os fatores principais que culminam na evolução; sendo as combinações gênicas consequências da segregação independente dos cromossomos, e permutações que ocorrem durante a meiose.

Resposta verificada por especialistas. Muitos fatores como a curiosidade, capacidade de pensar, a sobrevivencia e facilitar a vida possibilitou o desenvolvimento do humano até nos dias atuais.

Pelo que sabemos, os humanos surgiram na África Oriental há cerca de 2,5 milhões de anos, no final do Plioceno, período que compreende de 5 a 2 milhões atrás. Eram, provavelmente, Homo habilis evoluídos do Australopithecus, nosso ancestral macaco.

Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (10) indica que o Homo sapiens mais antigo encontrado fora do continente africano era grego e tem até 210 mil anos. A descoberta antecipa a chegada da espécie na Europa.

De acordo com diversas pesquisas cientificas, o aparecimento dos primeiros ancestrais do homem surgiu a cerca de 3,5 – 4 milhões de anos atrás.

A afirmação “o homem descende dos macacos”, feita por Charles Darwin ao lançar sua teoria evolucionista em 1859, foi tão forte e marcante que até hoje ainda há pessoas que acreditam ser ela verdadeira.

Finalmente, em algum momento, ainda num ambiente sem oxigênio, os primeiros organismos teriam surgido na forma de seres unicelulares heterótrofos, nutrindo-se de matéria orgânica simples e produzindo gás carbônico (CO2) e álcool (C2H5OH), ou seja, os primeiros organismos vivos eram fermentadores.

Seres humanos atuais, distinguem-se pelo cérebro altamente desenvolvido.

  • Pré-australopitecos. ...
  • Australopitecos. ...
  • Homo habilis. ...
  • Homo ergaster. ...
  • Homo erectus. ...
  • Homo neanderthalensis. ...
  • Homo sapiens.

Após o século XVIII, com o desenvolvimento da Revolução Industrial, podemos dizer que os impactos da sociedade sobre o meio natural intensificaram-se de maneira jamais vista, propiciando uma união de fatores que levou ao aceleramento da geração de impactos ambientais.