Que fatores aumentam a taxa de mortalidade?

Perguntado por: rnovaes . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.6 / 5 7 votos

Existem vários fatores que podem influenciar a taxa de mortalidade, entre eles a condição física de cada habitante, fenômenos climatológicos, subnutrição, doenças (como infarto, derrame cerebral, etc) entre outros.

Fatores como urbanização, queda da fecundidade da mulher, planejamento familiar, utilização de métodos contraceptivos, a mudança ideológica da população entre outros têm interferido diretamente na redução desse crescimento populacional.

- A taxa de natalidade é elevada em decorrência dos problemas sociais vividos nesses países. - As políticas públicas referentes à saúde, educação e oportunidades de emprego são ineficientes. - Boa parte da população vive em situação de pobreza. - Faltam recursos básicos para viver.

Por exemplo: acabar com a fome e a miséria, aumentar o acesso ao saneamento básico (água e esgoto tratados), melhorar a instrução das mulheres, dar à população de baixa renda mais acesso a serviços de saúde de qualidade, aumentar as campanhas de conscientização sobre a importância da vacinação, da reidratação oral e do ...

Tipos de fatores de risco

  • Fatores de risco comportamentais. Os fatores de risco comportamentais referem-se geralmente às “ações” que o indivíduo decidiu tomar. ...
  • Fatores de risco fisiológicos. ...
  • Fatores de risco demográficos. ...
  • Fatores de risco ambientais. ...
  • Fatores de risco genéticos. ...
  • Rendimento. ...
  • Idade. ...
  • Sexo.

a mortalidade infantil diminuiu em todos os municípios do Estado, refletindo a melhoria nas condições de vida, o declínio da fecundidade e o efeito de intervenções públicas nas áreas de saúde, saneamento e educação, entre outros aspectos.

Os principais determinantes da mortalidade infantil foram os fatores biológicos (Apgar, baixo peso ao nascer, prematuridade e presença de malformação congênita) mediados pelos fatores socioeconômicos (escolaridade, estado civil e raça/cor) e as condições da assistência (consultas de pré-natal).

MORTALIDADE: é a variável característica das comunidades de seres vivos; refere-se ao conjunto dos indivíduos que morreram num dado intervalo do tempo. Representa o risco ou probabilidade que qualquer pessoa na população apresenta de poder vir a morrer ou de morrer em decorrência de uma determinada doença.

Os fatores que levaram a diminuição das taxas de mortalidade, ampliando o crescimento natural foram: As melhorias das condições sanitárias; O desenvolvimento de novos tratamentos de saúde; O acesso da população à melhoria das condições socioeconômicas.

1º Que fatores aumentam a taxa de mortalidade infantil? As principais causas da mortalidade infantil são a falta de assistência e de instrução às gestantes, não tem acompanhamento médico, deficiência na assistência hospitalar, desnutrição, déficit nos serviços de saneamento ambiental, entre outros.

Os estudos sobre mortalidade analisam a relação entre a ocorrência de óbitos e o tamanho da população, levando em consideração ou não, outras características da população. Natalidade é estudo que relaciona a ocorrência de crianças nascidas vivas com a população total.

A taxa bruta de natalidade é influenciada pela estrutura da população, por sexo e idade, por sua vez, condicionada por fatores socioeconômicos. Dimensionar a freqüência de nascimentos vivos em determinada população, subsidiando o planejamento da assistência materno- infantil.

Segundo pesquisas do IBGE, a taxa bruta de natalidade no Brasil por mil habitantes era de 20,86 no ano 2000 e, em 2015 passou para 14,16. Já a taxa de mortalidade em 2000 era de 6,67 e em 2015 de 6,08.

A urbanização e o planejamento familiar são fatores que influenciaram a queda da natalidade no Brasil. A taxa de natalidade indica quantas pessoas nasceram em um determinado país ou região em proporção com o número total de habitantes.

Mortalidade geral, mortalidade infantil, mortalidade materna e por doenças transmissíveis são os mais utilizados para avaliar o nível de saúde de uma população.

A saúde dos indivíduos e da população é influenciada por fatores de diferentes ordens entre os quais incluem-se: o lugar onde vivemos, as condições ambientais, os fatores genéticos, a renda dos indivíduos e o nível educacional e a rede de relações sociais.