Que fato estimulou o aumento da exploração da floresta amazônica?

Perguntado por: hfogaca . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.9 / 5 19 votos

Além disso, o aumento do preço real do ouro, durante a crise do petróleo no final da década de 70 (quando o valor relativo do dólar declinou), estimulou as atividades da garimpagem. O acréscimo provocou uma corrida pelo ouro na Amazônia Brasileira na década seguinte.

Borracha, madeira, soja, minério, pecuária – ou simplesmente o sonho de ter um pedaço de terra. Foram muitos os motivos que, historicamente, levaram brasileiros de todas as regiões à Amazônia.

A Amazônia apresenta a maior biodiversidade do planeta, além de ser uma comunidade biológica que alcançou seu estado de maior desenvolvimento ecológico, sendo essencial para sobrevivência de uma diversidade expressiva de flora e fauna.

A ocupação da Amazônia ocorreu primeiramente com os índios, que se interagiam de forma harmônica com a natureza. No entanto, a ocupação da área com intuitos gananciosos foi se intensificando, que desencadeou e desencadeia uma série de problemas ambientais, prejudicando a biodiversidade da Amazônia.

Para estimular as atividades econômicas na Amazônia Legal, o governo federal, além dos investimentos em infraestrutura (como a construção de rodovias) e dos projetos de colonização que realizou, instituiu políticas de incentivos fiscais e de linhas de crédito para estimular atividades econômicas na região.

Suas causas podem ser muitas, mas geralmente incluem a necessidade de se explorar as florestas para obter ganhos econômicos, como a obtenção de madeira, frutos, fibras, entre outros produtos comercializáveis. A expansão urbana também é responsável pelo desmatamento, principalmente nas áreas mais povoadas.

As principais causas do desmatamento das matas brasileiras estão relacionadas à ação humana, especialmente às atividades agropecuárias. Além do processo de urbanização, o crescimento do agronegócio e de práticas ilegais agravam a situação do desflorestamento no país.

O principal motivo é a expansão da fronteira agrícola do país. Fronteira agrícola é a área de expansão das atividades humanas, sobretudo da agropecuária, sobre as florestas e os recursos naturais.

A maior parte da exploração madeireira na Amazônia ainda é praticada de forma destrutiva, focada numa visão comercial e imediatista. Hoje, 80% da exploração é feita de forma ilegal em áreas onde a retirada das árvores não foi previamente autorizada.

As principais atividades que estimularam a ocupação do imenso vazio demográfico foram a agricultura, a pecuária e a mineração.

O desmatamento, as queimadas, a garimpagem, o agropastoreio e a biopirataria representam os principais problemas ambientais enfrentados pelo bioma amazônico.

Segundo o levantamento da Rede Simex, mais da metade dos 4,64 mil km² de madeira explorados na Amazônia entre julho de 2020 e julho de 2021 ocorreu no Mato Grosso (50,8%), com 2,36 mil km² de madeira explorada. A segunda maior área explorada foi no Amazonas (15,3%), e a terceira, em Rondônia (15%).

Resposta. A exploração não resulta na devastação da floresta porque pra extrair a seiva basta fazer cortes no tronco da árvore viva, não precisando corta-la para extrair.

Os grandes projetos da Amazônia - empreendimentos de grande impacto ambiental, social, econômico e político - historicamente têm sido implantados na região visando à exploração das riquezas minerais e à produção de energia para atender às demandas dos grandes centros industriais do Sul e Sudeste do país e do exterior ( ...

A extração das “Drogas do Sertão”, a atuação dos jesuítas e as expedições militares portuguesas, que tinham como objetivo expulsar os estrangeiros.