Que família pertence o tambor?

Perguntado por: salencastro . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.1 / 5 20 votos

A FAMÍLIA DA PERCUSSÃO - A família da percussão é bem grande, é formada por: tímpanos, tambor, bumbo, caixa, xilofone, triângulo, pratos e carrilhão, pandeiro, atabaque, timba, bateria, entre outros.

Há também outros exemplos de tambor como o: Ashiko, Basler, Davul, Dholak, Boucarabou, Djun-djun, Doyra, Khol, Malacacheta, Tabor, Tambor falante e o Tambor de tora.

O tambor é um instrumento de percussão usado em todas as culturas e em cada uma possui nomes, constituições e formas diferentes, como cilíndrica, cônica, como um barril, taça ou ampulheta. No carnaval carioca, o tambor é um instrumento bastante presente nas baterias das escolas de samba.

Geralmente, quando se fala desse tipo de instrumento, lembra-se só dos tambores, mas existem diversas variações como: surdo, pandeiro, kazoo, caixa, bongô, tamborim, atabaque, cuíca, alfaia, rebolo, bumbo, tantã.

Idiofones. No idiofone é o próprio corpo do instrumento que vibra para produzir o som, sem a necessidade de nenhuma tensão. Esta categoria compreende a maior parte dos instrumentos executados por raspagem (como o reco e o guiro), por agitação (como o chocalho, caxixi, ganzá, triangulo.

Membranofones. Nesses instrumentos, o som é produzido pela vibração de uma membrana tensa, ao ser percutida, raspada ou friccionada. A membrana pode ser de couro ou de plástico. Pertencem a essa classe de instrumentos: tímpanos, tambores, bongôs, caixas, pandeiros etc.

Conheça os instrumentos do naipe de madeira
Assim como a família dos metais, o naipe de madeiras é formado basicamente por instrumentos de sopro, como flauta, flautim, oboés, corne inglês, clarinetes, fagotes e contrafagotes.

Os instrumentos musicais são divididos em três grandes famílias: sopro, percussão e cordas. Violão - Feito a partir do alaúde.

Uma dessas famílias é a dos metais, que é formada basicamente por instrumentos de sopro, como a corneta, a surdina, a trompa, o eufônio, o clarim, a vuvuzela, o berrante, o melofone, a bucina, entre outros. Mas os representantes mais conhecidos são o trompete, a trompa, a tuba e o trombone.

Flauta, oboé, clarinete e fagote compõem as madeiras. Já trompa, trompete, tuba e trombone integram os metais. Na percussão, há uma variedade grande, entre eles, bumbo, marimba, tímpanos e xilofone.

Instrumentos de sopro

  • Clarinete. O clarinete tem uma boquilha em formato de cone, que é onde você coloca a boca pra soprar, e tem várias chaves pra apertar e criar as notas. ...
  • Flauta. A flauta é um dos instrumentos de sopro mais populares que tem, né? ...
  • Saxofone. ...
  • Trombone. ...
  • Trompete. ...
  • Gaita. ...
  • Escaleta.

Os instrumentos musicais de sopro recebem essa nomenclatura devido ao fato de o som ser gerado pela emissão de ar dentro de um tubo. Em outras palavras, significa afirmar que para haver a geração de uma sonoridade será necessária a emissão de ar por parte do instrumentista.

Tambor é o nome genérico atribuído a vários instrumentos musicais do tipo membranofone, consistindo de uma membrana esticada percutida.

Em primeiro lugar dos tipos de instrumentos de percussão está o tambor. Esse instrumento é um dos mais conhecidos, pois tem diversas variações. Entre as mais famosas estão a caixa, o bongô, o pandeiro, a cuíca e o surdo. A principal característica desse instrumento de percussão é o fato dele ser do tipo membranofone.

História: Desde o neolítico que o instrumento é bastante conhecido e popular na Ásia, África e Europa, havendo, no entanto, a possibilidade de já existir no paleolítico. Em todas as grandes civilizações do passado, o pandeiro aparece representado com vulgaridade especialmente em volta do Mediterrâneo.

O tambor é o instrumento mais usado no Carnaval, mas você sabe como ele funciona? No lado em que você bate com as baquetas, ou mesmo com as mãos, tem uma camada de um material especial. Quando você bate nela, ela vibra e produz o som que se escuta. Quanto mais forte a batida, mais alto é o som.

O tambor é talvez o instrumento musical mais primitivo. Tem a ver com o ritmo de qualquer música, mas também está associado à comunicação entre as pessoas. Lembre-se de que os indígenas africanos se comunicam à distância por tambores. Da mesma forma, o chocalho é outro instrumento de percussão muito importante.

A dança do Tambor de Crioula, normalmente executada só pelas mulheres, apresenta coreografia bastante livre e variada. Foto: Iphan/Edgar Rocha. Uma dançante de cada vez, faz evoluções diante dos tambozeiros, enquanto as demais, completando a roda entre tocadores e cantadores.

1 - Instrumentos de cordas pinçadas - violões, guitarra, cavaquinho, bandolim, mandolin, contrabaixo elétrico, viola caipira, banjo brasileiro, banjo norte-americano, e ukulele. 2 - Instrumentos de cordas friccionadas - rabeca, violino, viola erudita, violoncelo e contrabaixo acústico.