Que falta de vitamina causa desânimo?

Perguntado por: avilela5 . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 7 votos

A deficiência de vitamina D causa cansaço, sono exagerado, enxaqueca e resfriados e gripes frequentes, as quais interferem na qualidade de vida. Da fadiga crônica surge a preguiça, frustração, desânimo e sensação de estar no piloto automático.

A deficiência de vitamina D enfraquece os ossos, tornando-os mais sensíveis e prejudicando a absorção de cálcio. Isso pode levar a uma situação de osteoporose e tornar as fraturas mais comuns e factíveis. Da mesa maneira, é possível perceber dores nos ossos e nas articulações.

Desenvolve-se anemia, causando palidez, fraqueza, fadiga, e, se for grave, falta de ar e tonturas. Uma deficiência grave de vitamina B12 pode lesionar os nervos, causando formigamento ou perda de sensibilidade nas mãos e nos pés, fraqueza muscular, perda de reflexos, dificuldade em andar, confusão e demência.

A deficiência de vitamina B12 está ligada a uma série de problemas de sono; não obter o suficiente dessa vitamina pode causar estragos em sua rotina noturna. A vitamina B12 também é extremamente importante para a saúde do coração e os níveis de energia.

O que causa a falta de vitamina B12? A deficiência de cobalamina pode ser causada por ingestão de alimentos com níveis baixos desse nutriente ou má absorção. Vale lembrar que a absorção da vitamina B12 é relativa e vai depender do organismo de cada indivíduo.

Para todos os pacientes, é indicado orientar sobre alimentos ricos em vitamina B12, tais como: ovos, carne, leite e produtos lácteos, salmão, bacalhau e alimentos fortificados (cereais, pães, leite vegetal). Alimentos fortificados são uma boa opção para dietas com restrição de alimentos de origem animal [6].

A falta de disposição pode ser causada por alguns hábitos inadequados, como a procrastinação, a falta de exercícios físicos, a má alimentação, a vida sedentária, entre outros.

Vamos começar por dicas práticas de como ter mais energia e disposição o dia todo e todos os dias, veja as nossas recomendações:

  • Beber bastante água. ...
  • Acordar cedo dá mais disposição e energia. ...
  • Alimentação saudável e balanceada. ...
  • Momentos de lazer. ...
  • Cuidados com a saúde mental. ...
  • Adote uma rotina antes de dormir.

Alguns dos principais medicamentos para esse transtorno são sertralina, fluoxetina, paroxetina, citalopram, escitalopram, fluvoxamina, venlafaxina e duloxetina. A escolha da melhor opção terapêutica só pode ser feita depois da avaliação de um médico experiente.

6 táticas para se livrar do cansaço

  1. Checkups. Se a fadiga não vai embora, o importante é procurar auxílio de um médico. ...
  2. Hidratação. ...
  3. 3 Alimentar-se regularmente. ...
  4. Exercícios físicos. ...
  5. Dormir bem. ...
  6. Atividades prazerosas.

Como aumentar a ingestão de vitamina D? Os raios solares são a melhor e mais fácil fórmula para absorção de vitamina D. O tempo médio de exposição ao sol para pessoas de pele clara é de 15 a 20 minutos, três vezes por semana.

O próprio hemograma pode detectar falta de vitaminas, de forma que o profissional de confiança poderá perceber indícios de acordo com as taxas obtidas.

A elevação dos níveis séricos de vitamina B12 pode ocorrer secundária a diversas condições como reposição de vitamina B12, uso de álcool, hepatopatias, nefropatias, doenças pulmonares, doenças mieloproliferativas, neoplasias sólidas e hematológicas, e doenças autoimunes [1,2,6,7,10,11,12].

A vitamina B12 só é encontrada em alimentos de origem vegetal quando são fortificados, isto é, quando a indústria adiciona a vitamina B12 artificial em produtos como bebida de soja, de arroz ou de aveia, produtos à base de soja e cereais matinais, por exemplo.

A melhor vitamina para amenizar os sintomas do cansaço físico e mental e ajudar na recuperação das energias é a vitamina A, que também atua no crescimento adequado das células do corpo.

Para diagnosticar a falta de vitaminas, deve-se ter atenção a esses sintomas, bem como realizar exames anualmente.
...
Os sintomas mais comuns são:

  1. Cansaço (fadiga).
  2. Sono diurno.
  3. Falta de atenção.
  4. Pele áspera e seca.
  5. Cabelos e unhas quebradiças.
  6. Atraso no crescimento e problemas cognitivos e motores em crianças.

Vitamina B1 — Tiamina
Além disso, a tiamina contribui para a tenacidade dos músculos, sem falar na contribuição para a produção de hemoglobina, molécula que atua no transporte de oxigênio pelo corpo. A Tiamina pode ser encontrada em nozes, amendoim, arroz, beterraba, gema de ovo, carne, peixe etc.

A melhora dos sinais e sintomas neurológicos inicia-se em uma semana, mas pode demorar até 6 meses para resolução. Naqueles pacientes que não tiverem resposta clínica ou hematológica com 2 meses de tratamento, o nível de vitamina B12 pode ser medido em 1 mês após o término da terapia proposta.