Que falta de vitamina causa cegueira?

Perguntado por: imendes . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.7 / 5 16 votos

O primeiro sintoma da deficiência de vitamina A é a cegueira noturna, isto é, a dificuldade de enxergar bem na penumbra. Outros sintomas são alterações na pele, dificuldade de cicatrização e perda do paladar. O agravamento do quadro pode reverter em prejuízo parcial ou total da visão.

Grande parte da saúde ocular deriva dos nutrientes adquiridos através da sua dieta. Vitamina A, luteína e zeaxantina, ácidos gordos ómega-3 e Vitaminas C e E, são cinco vitaminas e minerais fundamentais para manter uns olhos saudáveis.

Vitamina A
A vitamina A é conhecida como a vitamina para visão e apresentou sua importância há mais de 2 mil anos, onde médicos egípcios e gregos perceberam que consumir fígado (fonte de vitamina A) auxiliava a curar a cegueira noturna, causada pela sua deficiência no organismo.

Quais as vitaminas mais importantes para o organismo?

  1. Vitamina C (ácido ascórbico) ...
  2. Vitamina A (retinol) ...
  3. Vitaminas do complexo B. ...
  4. Vitamina E (tocoferol) ...
  5. Vitamina K. ...
  6. Vitamina D (calciferol)

O próprio hemograma pode detectar falta de vitaminas, de forma que o profissional de confiança poderá perceber indícios de acordo com as taxas obtidas.

A fadiga e o cansaço são dois dos principais sinais da vitamina D baixa no organismo. Se você está se sentindo mais cansado do que o normal, uma das causas pode ser a deficiência desta vitamina.

A carência de zinco pode causar complicações de saúde, que vão de queda de cabelo, redução do paladar e do olfato e diarreia até letargia, sonolência, enjoo e vômitos frequentes.

A vitamina A auxilia no combate aos radicais livres, agentes que aceleram o envelhecimento celular. Isso significa que ela tem ação antioxidante, garantindo a preservação de tecidos diversos, principalmente das células da pele, mucosas, olhos e ossos.

Para todos os pacientes, é indicado orientar sobre alimentos ricos em vitamina B12, tais como: ovos, carne, leite e produtos lácteos, salmão, bacalhau e alimentos fortificados (cereais, pães, leite vegetal). Alimentos fortificados são uma boa opção para dietas com restrição de alimentos de origem animal [7].

Frutas como morango, amora, framboesa e mirtilo são ricas em vitamina C, nutrientes com antioxidade e flavonoides. Essas substâncias são responsáveis por combater os radicais livres, auxiliando na prevenção de perda de visão e da degeneração macular.

A melhor forma de melhorar naturalmente a sua visão consiste em dar aos seus olhos aquilo de que necessitam para serem saudáveis. Um fornecimento regular de alimentos nutritivos e vitaminas mantém os seus olhos — e o seu organismo em geral — no seu máximo.

Entre os vegetais de folhas verde-escuras estão a couve, nabo, espinafre, brócolis. Outros alimentos ricos em luteína e zeaxantina são: ervilha, kiwi, uvas vermelhas, abóbora, laranja, milho, manga e melão.

Limão clareia os olhos? Não, o limão é totalmente contra indicado para uso ocular, pois pode provocar irritação nos olhos, podendo ocasionar até ulceras de cornea. Para aliviar os sintomas provocados por irritação, recomenda-se colírios anti-sépticos ou soro fisiológico.

A luteína e zeaxantina são encontradas nos ovos, carne, folhas escuras, frutas cítricas e vegetais alaranjados, todos eles alimentos que fazem bem à visão.