Que fala sobre o silêncio?

Perguntado por: iribeiro . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.1 / 5 3 votos

O silêncio pode acalmar, ferir, amparar ou violentar. Em algumas ocasiões pode trazer paz, em outras, tempestades. O silêncio também pode corresponder à reflexão, a um turbilhão de pensamentos pulsando dentro de nós. Às vezes, o silêncio é solidão, vazio, dor e tristeza.

Ao passo que aprendemos a dominar a arte do silêncio, podemos desenvolver os outros sentidos do nosso corpo, aprimorando nossa visão, fortalecendo nosso tato e aguçando a nossa percepção da realidade, que muitas vezes pode ser comprometida pela nossa ansiedade de provarmos que sabemos de algo.

Para ela, o silêncio é como uma arte, tão importante quanto a criatividade, porque é durante esse tempo que encaixamos todas as informações que recebemos e guardamos nas nossas “gavetas internas”, criando o nosso próprio conhecimento.

“Esse retiro é uma oportunidade para nos retirarmos do tráfego tumultuado de nossas vidas e nos ocuparmos de nosso mundo interior. Silêncio é uma linguagem sutil. O método de nos comunicarmos com nossa essência divina e com Deus, seja lá qual a concepção que tivermos Dele. É mais do que simplesmente não falar.

Sábio é aquele que, em silêncio, desenvolve um estado mental que o ensina a ser prudente e coerente com o que vai dizer. Neste silêncio, pode parecer óbvio, mas quanto mais pensamos, menos vamos falar. Falar mais é pensar sempre menos.

O silêncio é, comumente, associado à ausência da fala. Ao senso comum, enquanto a fala é presença de comunicação clara e óbvia, o silêncio é compreendido à falta da fala, a falta da linguagem — ou à pausa. Essa compreensão, porém, não poderia estar mais distante da realidade.

Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu.” Eclesiastes 3:1.

Saber ouvir e saber calar: nisto consiste o supremo valor do silêncio. Ouvir, silenciar, pensar, falar, silenciar e pensar outra vez evitaria muita coisa dita em vão. Por falar apenas e pouco pensar, pessoas cometem erros difíceis de reparar depois. E por ouvir tanto menos do que pensam, piores erros cometem ainda...

O silêncio pode ser usado para aliviar uma discussão acalorada, mas também pode manipular os outros para que se sintam desamparados. É importante usá-lo de modo construtivo para encorajar a comunicação.

Não demonstre raiva; não aja de modo passivo-agressivo, a fim de tentar fazer o outro voltar a falar com você; e não crie discussão. Apenas dê um tempo para que os dois consigam se acalmar. Quando estiver perto de alguém que esteja dando um gelo em você, mantenha-se relaxado e positivo.

Quem tudo suporta em silêncio - calúnia, agressões, injúrias - conquista uma autoridade moral que faz calar os opositores e transforma aversão em admiração.

O silêncio nos tira da zona de conforto, abala nossas estruturas, nos deixa vulneráveis e mais sensíveis àquilo que antes estava oculto; ele tem a capacidade de iluminar nossa consciência para as realidades mais confusas, ajuda no processo de compreensão e esclarece nosso entendimento.

4) Por que "no silêncio se morre aos poucos"? Porque o silêncio nos consome e a dor aumenta.

O silêncio é, assim, a condição absoluta para que se possa escutar a palavra de Deus. Silêncio é, portanto, escuta contemplativa. No entanto, nesse nosso mundo, excessivamente comunicativo, barulhento e ruidoso, o silêncio é assustador e aterrorizante.

O silêncio de Deus tem provocado pane na fé de muitas pessoas. A Bíblia insiste em dizer que Deus é amor, mas por vezes Ele permanece quieto quando precisamos de uma resposta, uma orientação, um conforto. Em meio a tanta quietude nos resta questionar: Deus está em silêncio ou nós é que estamos surdos?

Se o seu silêncio está gerando conflitos, podemos dizer que você está mais calado do que o necessário. Por exemplo, uma pessoa se sente chateada com a outra porque descobriu que ela havia dito uma mentira a seu respeito. Em vez de confrontar a situação e reclamar desse comportamento, ela decide permanecer em silêncio.

Quando falares, cuida para que tuas palavras sejam melhores do que o teu silêncio, e lembre-se que alto deve ser o valor de suas ideias, não o volume de sua voz. Falar sem pensar é disparar sem apontar. Pensador: colecione e compartilhe frases, poemas, mensagens e textos.

Sabe porque o silêncio machuca tanto? Pois ele esconde palavras que gostaríamos que fossem ditas.