Que fala sobre a guarda do sábado?

Perguntado por: iamorim . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 8 votos

Na verdade, guardar o sábado como dia em que toda tarefa ordinária devia cessar, era uma característica nacional pela qual os israelitas se distinguiam dos povos pagãos, e isto era justo, pois a santidade do sábado se tornou um sinal do convênio entre o povo escolhido e seu Deus.

04/12/2022. O terceiro mandamento do Senhor é: “Guardar domingos e festas de guarda”. Quando abordamos as explicações sobre esse mandamento, muitas dúvidas acerca do dia Santo surgiram.

A Bíblia diz em Êxodo 20:9-10: “Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho; mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas.”

Foi a 7 de março do ano 321 que o Imperador Constantino proclamou o domingo como dia de descanso, com o objetivo de organizar o calendário semanal.

A Igreja adventista consiste de um movimento cristão protestante, tem raízes judaicas, por seguir de maneira ortodoxa o livro sagrado que os judeus também seguem de uma maneira mais rígida, guardando o sábado também como especificado na Bíblia.

Ele disse certa vez: “Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para cumprir. –[...] Quem desobedecer a um só destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar os outros, será considerado o menor no Reino dos Céus.

Após a Ressurreição, o domingo passou a ser santificado e considerado o Dia do Senhor, em lembrança de Sua Ressurreição naquele dia (ver Atos 20:7; I Coríntios 16:2). Daquela época em diante, os seguidores de Jesus passaram a guardar o primeiro dia da semana como o Dia do Senhor.

guarda do sábado começa ao por do sol da sexta feira e só termina com o por do sol do sábado, sendo que nos dois dias durante o por do sol, todos os membros fazem uma leitura dos ensinamentos bíblicos e uma oração.

“Guardar domingos e festas de guarda é o Terceiro Mandamento de Deus”. E como os cristãos o interpretam? O domingo é o dia em que Jesus ressuscitou. Em diversos relatos bíblicos vemos como a Igreja primitiva respeitava e guardava esse dia: Jo 20,19-23.26; At 2,1; At 20,7; 1Cor 16,2; Ap 1,10.

Atos 20. Paulo levanta Êutico da morte — Paulo está livre do sangue de todos os homens — Ele prevê apostasia dentre os da Igreja — Ele revela um ensinamento de Jesus: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber.

“Quem acolheu os meus mandamentos e os observa, esse me ama. Ora, quem me ama, será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele”. Estas palavras são tiradas do evangelho de hoje, de João 14,21-26.

18 E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja asó; far-lhe-ei uma adjutora que lhe seja adequada.

No sétimo dia, Deus descansou (Hebreus 4:4)

Assumiu posição de liderança teológica ao convocar o Concílio de Nicéia, em 325, e arbitrar a controvérsia ariana. Com essas atitudes, Constantino garantiu a liberdade religiosa aos cristãos e propiciou favores para a Igreja deixando o Cristianismo em posição de prestígio no império (CAIRNS, 1995).

Trata-se dos sabatistas, religiosos que guardam o sábado, a exemplo dos judeus e dos adventistas.

São os sabatistas, que guardam o sábado por convicção religiosa, o que significa que só trabalham ou estudam após o pôr do sol. São sabatistas, por exemplo, os adventistas e os judeus.

Por que faziam o que não era permitido? Jesus responde dizendo que Davi e seus companheiros comeram os pães do templo, o que não era permitido, porque estavam com fome. As leis, sejam elas quais forem, existem em favor do ser humano. E acrescentou: “O Filho do Homem é Senhor também do sábado”.

aramaico SHABBETHA (Ex 16:23; Mt 12:1)”. Leis são eternas. A palavra sábado significa descanso, cessação, interrupção, tempo sagrado para repouso.

“Guardar domingos e festas de guarda” é o Terceiro Mandamento de Deus. E como os cristãos o interpretam? O domingo é o dia em que Jesus ressuscitou. Em diversos relatos bíblicos vemos como a Igreja primitiva respeitava e guardava esse dia: Jo 20,19-23.26; At 2,1; At 20,7; 1Cor 16,2; Ap 1,10.