Que fala das 99 ovelhas?

Perguntado por: obrito . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 13 votos

Você já deve ter ouvido a parábola das 100 ovelhas descrita na Bíblia, em Lucas 15:4-6. Todos os dias, elas iam, guiadas por seu pastor, em busca de um bom pasto. Um dia, uma ovelha se perdeu. E o pastor deixou as 99, em segurança no aprisco, e foi em busca daquela que havia se perdido.

4 Que homem dentre vós, tendo cem ovelhas, e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove, e vai após a perdida até que venha a achá-la?

Jesus Cristo explicou aos fariseus o significado da parábola. Disse que aqueles que pecam são como a ovelha perdida. Assim como o pastor quis salvar a ovelha perdida, Jesus quer salvar aqueles que pecam.

A Bíblia compara a Igreja com um rebanho de ovelhas. O povo escolhido é formado por ovelhas e Deus é o seu pastor. Mas esse título de ovelha não foi selecionado por acaso, pois traz verdades profundas da identidade do crente e das suas necessidades espirituais.

Essa parte da música se refere à parábola das 100 ovelhas, descrita em Lucas 15, em que Jesus ao ser criticado por comer com os pecadores, responde que há mais alegria em resgatar uma ovelha do que manter 99. Ou seja, melhor um pecador arrependido do que 99 justos que não precisam se arrepender.

As ovelhas domésticas têm desempenhado um papel fundamental para a espécie humana, que utiliza sua lã para fazer roupas e até mesmo tapetes. A carne, seja de animais adultos ou de filhotes, é amplamente consumida, bem como seu leite e os diversos tipos de queijos feitos com ele.

Ela trabalha, corre atrás, luta, faz a sua parte, previne-se, não se expõe ao mal nem ao perigo. Uma ovelha de Jesus pensa, raciocina, medita e confia na graça de Deus, mas nunca deixa de fazer a sua parte.

Ao longo dos séculos, essa parábola foi tradicionalmente interpretada como uma conclamação à ação para trazermos de volta as ovelhas perdidas e estendermos a mão aos que se perderam.

O deserto na vida do cristão não deve ser sinônimo de morte, mas de aprendizado! O deserto não é para matar você, mas para treiná-lo. Que Deus te abençoe! Todos temos dias de alegria, dor e aflição.

4 Que homem dentre vós, tendo cem ovelhas, e perdendo uma delas, não deixa as noventa e nove ano deserto, e não vai após a bperdida até que venha a achá-la?

A verdadeira Igreja existe, está pura e é fiel a Cristo. As ovelhas perdidas são os crentes egocêntrico que seguem Cristo pelo que Ele pode lhes dar. Honram Deus com os lábios, mas o coração está longe. Assim como eram os fariseus hipócritas nos tempos de Jesus.

10 Assim diz o Senhor Deus: Eis que eu estou contra os pastores, e ademandarei as minhas ovelhas da sua mão, e os farei bcessar de apascentar as ovelhas, e os pastores não se apascentarão mais a si mesmos; e livrarei as minhas ovelhas da sua boca, e não lhes servirão mais de pasto.

O Propósito de Cristo no Uso de Parábolas
Deve-se notar que a introdução de parábolas ocorreu quando a oposição a Jesus se tornou violenta, e quando escribas, fariseus e rabis estavam alerta, vigiando atentamente Seus movimentos e Suas obras, prontos para, por uma palavra, acusá-lo de ofensor.

As ovelhas têm visão periférica, elas enxergam mais o que está ao redor do que o que está na frente. O campo de visão dos ovinos gira em torno de 300 graus, para que eles consigam enxergar a presença de outros animais pelas costas e laterais.

As cabras e as ovelhas são animais gregários, ou seja, vivem em rebanhos. As primeiras são mais curiosas, lembra? Então às vezes se dispersam do grupo para buscar alimento ou explorar, mas nunca perdem suas colegas de vista. Já as ovelhas são mais tímidas e assustadas, por isso andam sempre juntinhas.

São inteligentes, capazes de reconhecer os outros animais de seu rebanho e até mesmo rostos humanos. A ovelha (fêmea) é tranquila e dócil, enquanto o macho pode ser mais agressivo. São animais gregários, isto é, vivem em rebanhos e são domesticados pelos seres humanos há milhares de anos.

A 99 é um aplicativo de transporte individual de passageiros. Com um cadastro na plataforma, é possível solicitar uma corrida para um motorista parceiro que esteja por perto.

Um aprisco, ou redil, é uma grande cerca, muitas vezes construída com paredes de pedra, onde os rebanhos de ovelhas ficam protegidos durante a noite. Tem apenas uma porta. No final do dia, o pastor chama as ovelhas.

As parábola da ovelha desgarrada e da dracma perdida falam do ministério de Jesus junto aos "pequenos" e acentua que o divino Mestre não quer que nenhum deles se perca. Acolher ou escandalizar um único deles tem importância aos olhos do Pai.

A ovelha é atrelada também a felicidade e a caridade. A expressão “guardar o rebanho”, para muitos cristão, está intimamente ligada ao procurar fazer o bem sem olhar a quem e pensar e dar prioridade para o que nos faz feliz! Que tal vir ver de perto esses animais que são símbolos de renovação, fé e esperança?