Que Faculdade fazer para ser Auditor Fiscal?

Perguntado por: ecalixto . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.1 / 5 18 votos

A graduação pode ser em qualquer área para se tornar um auditor fiscal, entretanto, estudar sobre a área e as leis pode proporcionar grande vantagem em concursos públicos. A área de Contabilidade pode ser um bom caminho aos interessados.

Para se tornar Auditor-Fiscal ou Analista-Tributário da Receita Federal, basta ter ensino superior completo, em qualquer área de atuação. O curso de Tecnólogo também é aceito como nível superior, desde que o certificado também seja reconhecido pelo MEC.

Serão cobrados conhecimentos sobre língua portuguesa, conhecimentos sobre o Distrito Federal, contabilidade pública, direito administrativo, constitucional, civil, empresarial e penal, economia e finanças públicas, tecnologia da informação, matemática financeira, estatística e raciocínio lógico, auditoria fiscal do ...

O Auditor Fiscal trabalha na Secretaria da Fazenda ou Finanças no Município ou no Estado e na Secretaria da Receita Federal do Brasil, que é vinculada ao Ministério da Economia. Fora o Auditor Fiscal do Trabalho, ligado ao Ministério do Trabalho e Emprego.

A carreira não exige OAB para ser aprovado, nem ao menos que o candidato seja bacharel em Direito. Quem deseja se tornar Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil precisa saber que é exigido nível superior em qualquer área, em nível de graduação, devidamente registrado no Ministério da Educação (MEC).

Para ingressar na carreira será necessário que o candidato possua diploma de curso superior concluído em qualquer área, em nível de graduação, devidamente registrado no Ministério da Educação (MEC). Uma dúvida comum aos interessados é se o curso de tecnólogo é aceito para ingresso na carreira da Receita Federal.

Há, ainda, muitos Analistas Tributários, que possuem alto nível de conhecimento, mas continuaram estudando para alcançar o cargo de Auditor Fiscal. Portanto, não tenha dúvida: ser aprovado em qualquer um dos dois cargos é uma tarefa difícil, mas o nível dos candidatos que se dedicam ao concurso de AFRFB é mais alto.

A duração do curso de formação será de: 60 dias para Auditor Fiscal. 40 dias para Analista Tributário.

“O analista tributário exerce funções auxiliares, mas de grande importância para a administração tributária. Já os auditores são responsáveis pelos lançamentos tributários e pelos procedimentos de fiscalização nas empresas”, explica.

Por sua vez, 140 dias de estudo, considerando que você tem disponível para estudo 4 horas líquidas por dia, você teria estudado 560 horas até o dia 01/12/2022.

Quais são as melhores graduações para fazer concursos públicos?

  1. 1 – Administração. Existem muitas opções de concursos públicos para o profissional formado em Administração. ...
  2. 2 – Ciências Econômicas. ...
  3. 3 – Pedagogia. ...
  4. 4 – Direito. ...
  5. 5 – Enfermagem.

Conheça alguns dos concursos públicos mais fáceis de ser aprovado:

  • 1.BNDES. ...
  • Ancine (Agência Nacional do Cinema) ...
  • ANA (Agência Nacional de Águas) ...
  • Finep. ...
  • Fundação Biblioteca Nacional. ...
  • 6.CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento) ...
  • DPU (Defensoria Pública da União)

Mas afinal, qual é a idade máxima para ser um Auditor-Fiscal? E para a carreira de Analista? O concurso Receita Federal, diferente de algumas outras áreas (ex.: policiais), não possui idade máxima de limite apra ingressar no órgão.

O edital do concurso Auditoria de Atividades Urbanas oferta 770 vagas para os cargos de Auditor de Atividades Urbanas e Auditor Fiscal de Atividades Urbanas. A banca IADES receberá as inscrições até o dia 31 de janeiro 2023. As provas objetiva e discursiva serão aplicadas no dia 26 de fevereiro de 2023.

Eis a relação das disciplinas básicas:

  • Português.
  • Matemática Financeira, Raciocínio Lógico e Estatística (Exatas)
  • Tecnologia da Informação (TI)
  • Direito Constitucional.
  • Direito Administrativo.
  • Direito Tributário.
  • Contabilidade.
  • Auditoria.

Ainda, o inciso VII do mesmo artigo considera incompatível com a advocacia o exercício de funções que tenham competência de lançamento, arrecadação ou fiscalização de tributos. Em razão desse artigo, o Auditor Fiscal não pode advogar, nem mesmo em causa própria ou em assuntos totalmente alheios à sua atividade.

Regras para se tornar fiscal
Pessoas associadas a candidato do Exame não poderão se inscrever para se tornar um fiscal; O Fiscal da prova deve ser um Servidor Público Federal; Ser professor, seja do município ou do estado.

ESTUDE PARA A RECEITA COM O DIREÇÃO
Na prova objetiva de Auditor serão 6 questões da matéria de Economia e Finanças Públicas. A chance de chutar e errar todas as questões é de 26%.