Que explicativo tem vírgula?
Como conjunção explicativa ou causal, é sempre precedido de vírgula. Ex.: Não te distraias, que podes ter um acidente.
Quando usar vírgula uma vez que?
Exemplos de Uso
* Não usarei o seu trabalho para consulta, uma vez que o conteúdo é péssimo! * Ele foi condenado e não cumprirá sua sentença, uma vez que sua idade avançada não permite legalmente sua prisão.
Quais conjunções exigem vírgula?
2) As conjunções adversativas, que expressam oposição, como "mas" e seus equivalentes (porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto), são obrigatoriamente precedidas de vírgula. Exemplo: "O dia foi marcado, porém os alunos não poderão vir."
Tem vírgula depois do visto que?
2) Conjunção explicativa
Também devemos utilizar a vírgula antes das conjunções explicativas (que, porque, pois, visto que, etc.).
Como saber onde vai a vírgula?
Use a vírgula para separar o lugar, o tempo ou o modo que vier no início da frase. Quando um tipo específico de expressão — aquela que indica tempo, lugar, modo e outros — iniciar a frase, usa-se vírgula. Em outras palavras, separa-se o adjunto adverbial antecipado.
Tem vírgula antes do JÁ QUE?
Não se esqueça de que o POIS (18) anteposto à sua oração é um nexo causal e é sinônimo de PORQUE, PORQUANTO, JÁ QUE... Em geral tem vírgula antes.
Pode ter vírgula antes do verbo?
Há, porém, elementos da oração que estabelecem uma ligação direta entre si. É o caso do sujeito e o verbo. Entre esses dois elementos, a vírgula não deve ser empregada.
Pode usar vírgula depois do não?
4. Depois dos advérbios “sim” e “não” A vírgula é usada após esses advérbios quando eles iniciam uma oração que atue como resposta.
Tem vírgula depois de então?
Segundo as regras de pontuação, quando o advérbio for graficamente curto, este poderá surgir sem ou entre vírgulas. Então é um advérbio curto, de apenas duas silabas, assim pode surgir sem ou entre vírgulas: Namorava-se, então, no portão de casa. Foi, então, que perceberam o engano.
Quais são as expressões explicativas?
e) Uma expressão explicativa (isto é, a saber, por exemplo, ou melhor, ou antes, etc.) Por Exemplo: O amor, isto é, o mais forte e sublime dos sentimentos humanos, tem seu princípio em Deus.
Quando o advérbio fica entre vírgulas?
Você só colocará o advérbio de modo (terminado em “-mente”) entre vírgulas se quiser dar ênfase especial ao que ele expressa, por exemplo: Ontem, infelizmente, não nos encontramos no colégio.
Como usar vírgula com conjunções?
A vírgula antes da conjunção e só tem vez se dois requisitos estiverem presentes:
- a conjunção e deve ligar orações com sujeitos diferentes;
- a falta da vírgula pode conduzir a uma leitura ambígua.
Tem vírgula depois do que?
6. Em qualquer das situações anteriores, pode ser colocada uma vírgula depois do que, quando se lhe segue um sintagma explicativo, circunstancial, uma oração, etc. Ex.: Penso que, quaisquer que sejam as circunstâncias, o deves ouvir com atenção.
Como fazer uma frase com vírgula?
- Use a vírgula para separar elementos que você poderia listar. Veja esta frase: ...
- Use a vírgula para separar explicações que estão no meio da frase. ...
- Use a vírgula para separar o lugar, o tempo ou o modo que vier no início da frase. ...
- Use a vírgula para separar orações independentes.
Tem vírgula depois de E sim?
A expressão e sim, que introduz uma ideia contrária, uma correção da anterior, deve ser precedida de vírgula. Entretanto, não se deve isolar o sim com vírgulas. Use somente uma, antes do e sim. A regra também vale para e não e mas sim.
É correto usar vírgula antes do e?
Usa-se vírgula antes de “e” em períodos nos quais essa conjunção liga orações com sujeitos diferentes. “Uma mão lava a outra, e a corrupção suja as duas.” “A pesquisa confirmou a hipótese aventada pelos alunos, e o professor deu seu aval para a continuidade do trabalho.”
Tem vírgula depois de qual seja?
AS EXPRESSÕES “A SABER”, “ISTO É”, “QUAL SEJA”, “OU SEJA” e “OU MELHOR” Segundo recomenda a norma culta, as expressões RETIFICADORAS, EXPLICATIVAS, ENUMERATIVAS DEVEM aparecer entre vírgulas.
Quando se usa vírgula depois do MAS?
A vírgula é obrigatória quando a conjunção "mas" marca uma oração coordenada adversativa, que indica essa relação de oposição entre as unidades ligadas. A regra também vale para outras conjunções, como "porém" , "todavia" e "entretanto". Exemplos: Faz frio, mas não nevou.