Que exercício fazer para definir as pernas?

Perguntado por: ineves4 . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.9 / 5 16 votos

Confira os 10 melhores treinos para definir as pernas e melhorar o shape.

  1. 7 melhores exercícios para definir pernas. ...
  2. Ponte (elevação de quadril) ...
  3. Agachamento no banco. ...
  4. Leg Press. ...
  5. Quatro apoios. ...
  6. Elevação de panturrilha. ...
  7. Afundo.

Dessa forma, os exercícios para ganhar massa muscular nas coxas, pernas e glúteos são: afundo, agachamento, leg press 45° e glúteos 90°. O afundo você pode fazer no step, como já dissemos anteriormente, ou andando. Também pode fazer com halteres nos braços ou barra nos ombros.

Para pessoas iniciantes, a recomendação é que faça 15 agachamentos corretamente, sendo indicado no primeiro dia a realização de 3 séries de 5 agachamentos com intervalo de 1 minuto entre as séries.

Quanto tempo leva para ver o resultado do agachamento? Questão estética – Quando malhamos e queremos logo ver o resultado, eles aparecem de médio a longo prazo. A partir dos 3 a 4 meses, podemos notar de uma forma mais construtiva, se tratando de musculação, o crescimento e a definição dos músculos.

Para que serve agachamento todos os dias
Apesar de trazer benefícios até mesmo para as costas, os principais atrativos desse tipo de exercício são o fortalecimento e a modelação de pernas e do bumbum. Dependendo da variação, ele pode ser importante para diversos objetivos.

O treino de perna pode ser feito até 5 vezes na semana, se o número de repetições e a quantidade de carga forem baixas. No entanto, a maioria dos profissionais de educação física não recomenda focar os exercícios ao mesmo grupo muscular por mais de três vezes na semana.

Faça exame de bioimpedância. O exame de bioimpedância, realizado com o auxílio de um equipamento elétrico, tem o objetivo de avaliar a composição corporal da pessoa.

A intensidade do exercício e a quantidade de repetições também devem ser pensadas para que o treino seja eficiente. Um treino de pernas intenso não é necessariamente o mais volumoso. Manter uma média de 3 a 5 exercícios executados corretamente e na quantidade adequada é mais do suficiente para notar efeitos positivos.

As coxas, assim como o quadril, abdômen e tríceps apresentam naturalmente maior acúmulo de gordura. Assim, é uma das regiões que mais demoram a apresentar resultados. Mesmo quem é magro, perdeu peso e até quem já treina a algum tempo pode perceber flacidez nessa região.

O tempo que a pessoa leva para ganhar massa muscular fazendo atividade física anaeróbica, como a musculação por exemplo, é de aproximadamente 6 meses. No entanto, a hipertrofia muscular pode começar a ser percebida ao fim de algumas semanas ou meses dependendo das características físicas e genéticas de cada pessoa.

Para uma pessoa treinada, pode não significar nada, para os demais, pode custar a saúde dos músculos e articulações.

Fazer apenas agachamentos não é o suficiente para chegar lá. Você conseguirá melhores resultados fazendo exercícios (em casa) que trabalham mais os diversos músculos das pernas e do bumbum.

Leia o texto até o fim e se surpreenda.

  1. Whey Protein. O Whey Protein pode ser consumido antes ou depois do treino (Fonte: Shutterstock) ...
  2. Creatina. O uso da creatina deve ser combinado com um estilo de vida saudável (Fonte: Shutterstock) ...
  3. BCAA. ...
  4. Maltodrextina. ...
  5. Albumina. ...
  6. Glutamina. ...
  7. Termogênicos.

Esse movimento, quando feito corretamente e em frequência regular, fortalece músculos e articulações, além de aumentar a flexibilidade. “O agachamento é um exercício multiarticular, padrão ouro no ganho de força.

Fazer 50 agachamentos por dia é uma boa forma de aumentar os glúteos, mas para que o exercício seja eficaz você deve executar cada um corretamente. De nada adianta fazer muitos agachamentos se você não fizer os movimentos certos, pois o músculo não trabalhará de maneira ideal.

O agachamento é um ótimo exercício para quem quer emagrecer, pois ele é considerado multiarticular. Segundo o especialista, isso significa que ele movimenta várias articulações do corpo, o que gera um maior gasto calórico em comparação a um exercício que trabalha apenas uma articulação, por exemplo.

Além de fortalecer coxa, panturrilha e glúteos, melhorando a mobilidade (alô, qualidade de vida!), também ajuda a tonificar e modelar a região para quem não dispensa o resultado estético.

Quando fazemos exercícios físicos, estamos pedindo para que o nosso corpo funcione em um ritmo acima do normal. As fibras musculares não estão acostumadas a grandes esforços ou à carga extra. Por conta disso, elas sofrem microlesões que, por sua vez, desencadeiam um processo inflamatório e fazem a dor aparecer.