Que exercício fazer para baixar o colesterol?

Perguntado por: ebaptista . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.8 / 5 6 votos

Os exercícios aeróbicos como natação, corrida, caminhada, hidroginástica ou bicicleta, são as melhores opções para diminuir o colesterol LDL no sangue e, por isso, é recomendado praticar atividade física por 30 a 40 minutos por dia, pelo menos 3 vezes por semana, em intensidade moderada ou alta.

Consumir alguns chás que possuem componentes antioxidantes pode ajudar a baixar o colesterol, confira quais são eles:

  • Chá de alcachofra.
  • Chá mate.
  • Chá dente-de-leão.
  • Chá de cúrcuma.
  • Chá verde.
  • Chá vermelho.

Apesar de o colesterol alimentar estar relacionado à elevação do colesterol no sangue, os maiores vilões para que isto ocorra são grande ingestão das gorduras trans e gorduras saturadas, menor participação de alimentos fontes de colesterol como o ovo e o camarão.

Mas para alcançar resultados satisfatórios é importante à regularidade da atividade. Caminhar de 5 a 7 dias por semana por pelo menos 30 minutos já é suficiente para reduzir em até 30% os riscos cardíacos. Os benefícios começam a aparecer mais ou menos em três meses de atividade.

Frutas: ameixa, maçã, laranja, pera e limão são ricas em fibras, elas ajudam a aumentar o nível de colesterol bom. Além disso, são ricas em vitamina C, sendo ainda mais poderosa no combate ao colesterol alto.

Melancia, goiaba, uva, romã, frutas vermelhas, abacate com couve e até laranja com berinjela... Nutricionista ensina receitas que ajudam na saúde do coração e explica o papel dos nutrientes. O colesterol elevado é uma das principais causas de doenças cardiovasculares em nosso país.

Limão: Um estudo descobriu que consumir 24 gramas de extrato de fibra cítrica (incluindo limão) por mês pode reduzir os níveis de colesterol no sangue. Além disso, os compostos presentes nos limões, nomeadamente hesperidina e diosmina , também mostraram ser capazes de reduzir o colesterol.

Enquanto a caminhada logo durante a manhã ajuda a injetar aquele combustível para você iniciar o seu dia, caminhar à noite ajuda o seu corpo a reduzir os níveis de cortisol e elimina o estresse.

O colesterol alto geralmente não causa sintomas. Contudo, em casos graves, a pessoa pode ter: Pequenas protuberâncias amareladas na pele causadas por excesso de gorduras (xantomas)

A resposta é sim, segundo especialistas, o ovo é um alimento nutritivo e, uma unidade do alimento, concentra 13 vitaminas e minerais essenciais e seis gramas de proteína de alta qualidade, por 70 calorias.

chá de tomilho

um chá de tomilho o chá de tomilho É uma opção importante para promover a limpeza natural das artérias especialistas em fitoterapia afirmam que essa erva aromática pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol ruim LDL e possui propriedades anti-inflamatórias vários estudos científicos tem confirmado as propriedades.

Mas, dependendo da forma de preparo, comê-lo todos os dias pode ser prejudicial para quem tem colesterol alto. O pão, por ser uma fonte de carboidratos, pode aumentar a taxa do colesterol; por isso, é importante ter cautela ao comer uma grande quantidade durante o dia.

Evite o excesso de gordura de origem animal e carboidratos de alta carga glicêmica como doces, pães, bolos, massas, sucos de caixinha, refrigerantes, já que estes contribuem para o aumento de triglicérides e VLDL.

Comer uma variedade de alimentos ricos em fibras, como aveia, pães integrais e maçãs. As fibras ajudam a reduzir as taxas de colesterol. Limitar a ingestão de gorduras saturadas, como gordura de derivados de leite. Limitar os alimentos ricos em colesterol, como gema de ovo e fígado.

O que causa colesterol alto? A condição pode ser herdada, mas existem outros fatores que podem advir de escolhas de estilo de vida pouco saudáveis, como alimentação rica em gordura saturada, excesso de peso, sedentarismo, consumo excessivo de bebidas alcoólicas e alto nível de estresse.

Caminhadas são indicadas por médicos e fisioterapeutas para quem quer perder gordura e baixar o colesterol LDL.

Quando consumidas com moderação, as bananas podem mais beneficiar do que prejudicar os níveis de colesterol, segundo os especialistas. A fruta é uma boa fonte de fibra alimentar, que ajuda a reduzir o LDL. O potássio nas bananas também ajuda a diminuir a pressão arterial, o que pode diminuir o colesterol.

Os cereais, como aveia, quinoa, chia e sementes de linhaça, também podem ser incluídos. Dr. Magnoni ainda lembra que as margarinas e cremes vegetais, que antes eram tidas como vilãs por conterem gordura trans, hoje podem ser aliadas.

Segundo Debora Meireles, nutricionista de Porto Alegre, o modo de preparo do café que não é prejudicial para o colesterol é o filtrado. O motivo é que o filtro de papel vai absorver as substâncias kahweol e o cafestol, que impactam negativamente o colesterol.