Que exames preciso fazer para tomar PrEP?

Perguntado por: apereira3 . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.9 / 5 7 votos

O perfil sorológico para as hepatites virais B (HBsAg, anti-HBs e anti-HBc – total e IgM) e C (anti-HCV) deve ser documentado em todas as pessoas com indicação de PrEP, com exames solicitados e coletados na consulta inicial.

Como funciona a PrEP
O medicamento começa a fazer efeito entre 7 e 20 dias de uso, dependendo do tipo de relação sexual. A PrEP é disponibilizada de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O medicamento pode ser comprado na rede privada, com o nome comercial de truvada, somente com prescrição médica.

Cabe ao médico, alertar o paciente quanto aos principais sinais e sintomas e orientá-lo a procurar imediatamente o serviço de saúde na suspeita de infecção. Em caso de suspeita de infecção aguda, deve-se interromper imediatamente a PrEP e realizar a carga viral do HIV.

Após 4 a 5 dias consecutivos sem tomar a medicação, praticamente não há níveis protetores no sangue e por isso a pessoa não estará protegida contra o HIV. Na dúvida, nessas situações, é sempre recomendado associar o uso do preservativo.

Se você faz sexo anal, a PrEP leva 7 (sete) dias para proteger você do HIV. Por isso, espere esse tempo para alcançar a proteção ideal do medicamento nessa região do corpo. No tecido vaginal, o medicamento demora mais para alcançar a concentração ideal de proteção.

Cerca de 20% dos seus usuários apresentam algum desconforto gastrointestinal transitório e autolimitado nos primeiros dias de PrEP, enquanto menos de 1% pode desenvolver uma alteração renal e óssea causada pelo Tenofovir, ambas reversíveis com a interrupção da PrEP.

São elas: homens cisgêneros heterossexuais, bissexuais, gays e outros homens cisgêneros que fazem sexo com homens (HSH), pessoas não binárias designadas como do sexo masculino ao nascer, e travestis e mulheres transexuais - que não estejam em uso de hormônios à base de estradiol.

Na farmácia, a PrEP tem um valor que gira em torno de R$150,00 (o frasco com 30 comprimidos), ou seja, metade do preço da medicação de referência.

Assim, os médicos infectologistas de consultórios particulares em todo país poderão prescrever o medicamento e as pessoas poderão retirar nas Unidades Dispensadoras de Medicamentos de antirretrovirais (UDM).

Quem fez uso de alguma droga injetável não poderá mais doar sangue, devido ao elevado risco de contaminação.”

Recentemente, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou o registro do novo medicamento. Até então, a prevenção ao HIV era feita por meio de comprimidos diários, conhecidos como PrEP (profilaxia pré-exposição). Os comprimidos podem ser adquiridos de graça pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Bebida alcóolica corta o efeito da PrEP? Não, não corta o efeito da PrEP.

Quando interromper a Profilaxia Pré-exposição ao HIV ? Baixa adesão à PrEP, mesmo após abordagem individualizada de adesão.

PEP em casos de não violência sexual, mas risco por acidente, atividade ocupacional, agressões e outros: A PEP é oferecida para adultos e adolescentes com 12 anos ou mais na UPA 24h.

A PrEP pode ser tomada a qualquer hora durante o dia e em horas diferentes em dias diferentes. É útil criar um hábito entre tomar a PrEP e algo que você faz todos os dias. A PrEP pode ser tomada com ou sem alimentos. A PrEP pode ser tomada mesmo com álcool ou quando você está usando drogas recreativas.

Continuar lendo Pode tomar PrEP sempre?