Que exames o neurologista pode pedir?

Perguntado por: hgaspar . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.5 / 5 3 votos

O médico neurologista realiza o exame clínico e neurológico através dos exames laboratoriais e de imagens, como: hemograma, ultrassom transcraniano, tomografia e ressonância magnética. No entanto, existem outros exames os quais são complementares para a prevenção e diagnóstico de patologias.

A Tomografia do Crânio ou TC Craniana é um exame de diagnóstico por imagem que possibilita o estudo do encéfalo. É muito importante no estudo de diversas patologias (doenças), como por exemplo na trombose cerebral, aneurisma cerebral, tumores benignos ou malignos (cancro), alterações neurológicas, entre outras.

Além disso é fundamental consultar um neurologista se começarmos a ter dores de cabeça repentinas e frequentes de forma intensa ou com pontadas em um ou ambos os lados da cabeça. Neste caso recomenda-se uma consulta de emergência para descartar qualquer problema neurológico importante.

O psiquiatra é o médico que para tratar a ansiedade e seus sintomas. O clínico geral também pode ser uma figura-chave para a detecção do transtorno e o psicólogo colabora com o tratamento.

Apesar de os dois médicos trabalharem com questões relacionadas ao sistema nervoso, o neurologista é mais específico para encontrar as causas das doenças com características “físicas”, moleculares. Já o psiquiatra foca nas doenças “psíquicas” e nos comportamentos provenientes delas.

Exame neurológico é uma avaliação clínica, não invasiva, que busca identificar e dimensionar transtornos que afetam o sistema neurológico. Ela é composta por uma série de testes físicos que analisam a função das estruturas responsáveis pelo funcionamento do corpo humano.

Em consultas rotineiras, o neurologista costuma iniciar a mesma com perguntas. Por exemplo: como está a alimentação, histórico de doenças na família, uso de remédios, bebidas alcoólicas. Além disso, o médico neurologista irá realizar exames clínicos para detectar alguma doença ou condição no paciente.

Conforme os colegas já mencionaram, o valor depende das queixas relatadas na anamnese para um diagnóstico acurado acerca do funcionamento das habilidades cognitivas e do comportamento do paciente. Uma avaliação completa custa entre 1500 e 2000 reais.

Tomografia x Ressonância
Em alguns casos, apenas a tomografia computadorizada já será suficientemente clara para sanar as dúvidas do médico em sua investigação, sem a necessidade de submeter o paciente a uma ressonância.

Tomografia do crânio é solicitada para analisar o cérebro e a caixa craniana, sendo capaz de diagnosticar: Acidente Vascular Cerebral (AVC), tumores, hidrocefalia,Traumatismo Craneano Encefálico (TCE), fratura e malformações.

Dentre as doenças, podem ser diagnosticadas por meio dessa tomografia:

  • Pneumonia;
  • Embolia Pulmonar;
  • Asma;
  • Tuberculose;
  • Tumores benignos e malignos;
  • Aneurisma;
  • Hipertensão Pulmonar;
  • Tumores mediastinais (que ocorrem na região do mediastino).

O médico neurologista realiza o exame clínico e neurológico através dos exames laboratoriais e de imagens, como: hemograma, ultrassom transcraniano, tomografia e ressonância magnética. No entanto, existem outros exames os quais são complementares para a prevenção e diagnóstico de patologias.

Conheça as principais doenças degenerativas do sistema nervoso e seus sintomas

  • Atrofia muscular espinhal (AME) ...
  • Doença de Alzheimer. ...
  • Doença de Parkinson. ...
  • Distrofia muscular. ...
  • Esclerose múltipla. ...
  • Esclerose lateral amiotrófica (ELA)

Já a dor na perna por causa neurológica é principalmente por neuropatia e acometimento das fibras nervosas finas. Dentre as doenças vasculares, a má circulação sanguínea, seja por problema arterial ou venoso, pode causar dor nas pernas.

As principais causas do desenvolvimento das doenças neurológicas são: fatores genéticos, má alimentação, sedentarismo e infecções. Logo, quanto mais rapidamente for realizado o diagnóstico de uma doença neurológica, mais chances terá o paciente de ter sucesso no tratamento.

Tanto neurologistas quanto psiquiatras podem tratar TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade). No entanto, o tratamento mais adequado pode variar de acordo com a gravidade e as características específicas do caso.

Vamos logo ao ponto, o médico que é especialista em coluna em geral é um cirurgião ortopedista ou um neurocirurgião; Eles estudam estuda e se dedicam especialmente às condições, lesões e doenças da coluna cervical.

Alzheimer — Doença que afeta 15% dos pacientes acima dos 65 anos. Por isso, é considerada a mais comum doença neurodegenerativa. A causa ainda não é conhecida, mas estudos demonstram haver relação com uma mutação genética dos neurônios, bem como haver maior prevalência em famílias com histórico anterior da doença.

Neuropatia periférica – afeta os nervos nas partes externas, ou periféricas, do corpo como mãos, pés, pernas e braços; Neuropatia diabética – é causada pela diabetes.