Que exame detecta intestino inflamado?

Perguntado por: ialbuquerque4 . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.6 / 5 17 votos

A colonoscopia é um tipo de exame de imagem seguro e eficaz utilizado para identificar doenças no intestino e no reto. O número de pacientes atendidos era esperado pelos organizadores por se tratar de pacientes com diagnóstico sugestivo de doença de Crohn ou retocolite ulcerativa.

Os sintomas típicos das DIIs incluem dores no abdome, cólicas intestinais (que variam de intensidade de acordo com o quadro do paciente), sangramento retal e cansaço. Entre 25% e 40% dos casos também apresentam dores nas articulações, inflamação nos olhos, problemas renais, pancreáticos,hepáticos, e fraqueza.

A colonoscopia virtual (CV) é um exame de raios X especial do cólon, que utiliza a tomografia computadorizada (TC) de baixa dose. É um procedimento menos invasivo que uma colonoscopia convencional, pois não necessita de sedação. A CV procura pequenos pólipos dentro do cólon que podem se transformar em câncer de cólon.

A colonoscopia é um exame que avalia o intestino grosso e a parte final do intestino delgado. É recomendada para pacientes que apresentam sintomas de origem intestinal como sangramento nas fezes, diarreia, intestino preso e dor abdominal.

Se notar alterações na forma e consistência, como sangue, parasitas e muco, e desconforto abdominal e/ou na região anal, a recomendação é procurar o coloproctologista. “A alimentação também merece atenção especial, já que o funcionamento do intestino é diretamente influenciado pela dieta”, pondera o médico.

Quais são os alimentos que mais inflamam o intestino? Alimentos com excesso de gordura, álcool, cafeína e açúcar.

Doença inflamatória intestinal (DII)
Os principais tipos são a doença de Crohn e a colite ulcerativa. Um estudo de 2022 em Mayo Clinic sugere que pessoas com DII têm muito mais probabilidade de ter dor na barriga e nas costas ao mesmo tempo do que pessoas sem a doença6.

O mamão é uma das melhores frutas para promover a digestão e melhorar o funcionamento do intestino, combatendo a prisão de ventre. A camomila trata a inflamação e acalma o cólon, enquanto a hortelã permite controlar as contrações do intestino, relaxando os músculos intestinais e atenuando a dor.

Incluir alimentos fontes de fibras
Frutas frescas: laranja, mexerica com bagaço, mamão, figo, ameixa, manga, kiwi, abacaxi, uva, entre outras. Frutas secas: ameixa preta, damasco, figo seco, uva passa. Cereais integrais: farelo de aveia ou de trigo, gérmen de trigo, linhaça, pão integral, arroz integral.

camomila

Chá de camomila
O chá de camomila é rico em compostos fenólicos como apigenina, quercetina e patuletina, com propriedades anti-inflamatórias e calmantes do trato gastrointestinal que ajudam a aliviar a cólica causada pelo intestino irritável.

Quanto custa fazer uma tomografia de abdômen total em SP? O preço médio de uma tomografia abdominal total(inferior e superior) em São Paulo fica entre 220 e 650 reais.

Os resultados obtidos no nosso estudo permitem concluir que os pacientes preferem a CTC à colonoscopia e que não há relação estatística entre a distensão colônica, a qualidade do preparo intestinal (fluido residual) e a preferência do paciente ou seu grau de desconforto.

Em média esse exame custa na rede particular em clínicas particulares de 500 a 700 reais levando em consideração a idade do paciente.

A dor pode surgir à medida que o tumor cresce, destacando-se: sensações de cólicas intensas no abdômen, em casos de tumores localizados no intestino grosso; ou dor ao evacuar, se o tumor afetar a porção do reto.

A ingestão de alimentos contaminados por bactérias patogênicas (do mal, como salmonella e shigella) ou o crescimento exagerado de algumas bactérias presentes naturalmente em nosso colo, mas que em grande quantidade podem infectar as células da mucosa dão origem a inflamação da parede intestinal e a sintomas.

Pólipos no intestino: sintomas da doença

  • Sangramento;
  • Fezes com muco;
  • Alterações no funcionamento do intestino;
  • Dores abdominais.

Na vigência de uma diverticulite, não é recomendado fazer colonoscopia pelo risco de ruptura do divertículo”, alerta. No entanto, depois do tratamento e melhora da inflamação, o paciente pode fazer o exame, que vai avaliar as condições do intestino.

O exame de sangue oculto avalia a presença de pequenas quantidades de sangue nas fezes, que podem não ser visíveis a olho nu. Desta forma, ele ajuda a detectar a presença de sangramentos no intestino grosso, que podem ser sinais de úlceras, colite ou até câncer.

Colonoscopia: um exame importante e necessário.

A tomografia abdominal tem inúmeras indicações entre elas podemos salientar: quando o paciente sofreu um trauma que pode ter afetado o abdômen, em casos de suspeita de tumores, de apendicite, diverticulite ou mesmo de infecção ou inflamação abdominal.

Azia, vômitos, sensação de estufamento, dor abdominal, cólicas, diarreia, intestino preso e escape de gases e fezes são alguns dos sinais de alerta de que algo não está funcionando bem no intestino. Presença de sangue e perda de peso também devem ser motivo de atenção.