Que estrutura fornece alimento e oxigênio ao embrião?

Perguntado por: apadilha . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 7 votos

A placenta é um órgão presente na classe de mamíferos vivíparos (placentários), cuja função é realizar o intercâmbio de substâncias (nutrientes, gases e secreções), entre a circulação materna e a circulação do feto, atuando temporariamente como: pulmão, intestino, rim, fígado e adrenal.

O âmnio é uma membrana que envolve o embrião, contendo na sua cavidade o líquido amniótico: responsável pela proteção do indivíduo contra choques mecânicos, desidratação e patógenos.

Qual é a função do cordão umbilical? Ele normalmente possui 3 vasos sanguíneos (duas artérias e uma veia). É responsável por fazer com que o sangue do bebê passe pela placenta, aonde é oxigenado e recebe nutrientes, retornando em seguida para o bebê.

Saco vitelínico
Essa estrutura está relacionada com a nutrição do embrião, sendo um local de armazenamento de nutrientes. Esse anexo é um derivado endodérmico revestido externamente por mesoderma e que cresce envolvendo o vitelo. O saco vitelínico conecta-se ao intestino por meio do pedículo vitelínico.

São eles: o cório e o âmnio e o saco vitelínico. O embrião com 2,6mm, cerca de 4 semanas e seus anexos embrionários. O cório e o âmnio se desenvolvem juntos, o espaço formado pelo âmnio será preenchido pelo líquido amniótico que protegerá o feto de choques e permitirá que ele se movimente.

O alantóide é um anexo embrionário membranoso com morfologia tubular, formado a partir de uma expansão da porção caudal do saco vitelínico, presente em répteis, aves e mamíferos, cuja função principal é armazenar as excreções dos embriões até o nascimento.

Existem quatro tipos de anexos embrionários, presentes ou não nos diversos grupos do reino animal e importantes para os estudos em embriologia. Eles são divididos em âmnio, saco vitelínico, alantoide e cório.

O âmnio é uma membrana formada a partir do ectoderma e mesoderma que envolve o embrião de répteis, aves e mamíferos. Ele delimita a chamada cavidade amniótica, a qual apresenta em seu interior o líquido amniótico.

âmnio

A função do âmnio é proteger o embrião de choques mecânicos, da desidratação e promover a manutenção da temperatura e do pH do meio em que o embrião se desenvolve. Por envolver todo o embrião e o colocá-lo em contato com o líquido amniótico, o âmnio também permite a movimentação do embrião.

Resposta verificada por especialistas
a) Na imagem apresentada, existem duas estruturas responsáveis pela proteção e nutrição do feto, elas são a placenta e o cordão umbilical. A função da placenta é nutrir o feto através de trocas metabólicas, que permitem com que fluídos passem da mãe par ao feto.

Com o óvulo fecundado, um amontoado de células está dentro do útero, se multiplicando rapidamente. Ao se fixar nas paredes uterinas ele dará origem à placenta, que irá alimentar o feto durante toda a gestação.

SEMANA 5 – 2º dia
A placenta começou a se formar na semana passada, e o cordão umbilical está trabalhando totalmente para canalizar os nutrientes necessários do seu corpo ao do embrião.

O cordão umbilical conecta o feto à placenta e garante o transporte de nutrientes e trocas gasosas. No interior do cordão, observa-se a presença de duas artérias e uma veia. O cordão umbilical é uma estrutura importante que conecta o bebê em desenvolvimento à placenta.

O endométrio fornece todas as condições necessárias para o desenvolvimento embrionário enquanto a placenta é formada.

A placenta é uma estrutura bastante vascularizada, o que permite as trocas gasosas, passagem de nutrientes para o embrião e retirada de excretas, e apresenta também uma membrana, denominada decídua, que ajuda a proteger o embrião.