Que estrutura ajuda esse animal a se locomover Sapo Cururu?

Perguntado por: mprates3 . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.6 / 5 6 votos

Esses animais possuem patas traseiras altamente desenvolvidas, o que lhes permite mover-se saltando e serem muito ágeis. Assim, a principal estrutura que ajuda ao sapo a se locomover são as patas traseiras altamente desenvolvidas, o que lhes permite mover-se saltando e serem muito ágeis.

O corpo do animal é mais robusto e a pele é rugosa, áspera e seca. O bichinho também é bem conhecido por se locomover por meio de saltos.

Os sapos apresentam pele rugosa, grandes glândulas de veneno atrás dos olhos (glândulas paratóides), membros posteriores curtos e delgados (finos), focinho truncado e cabeça com cristas ósseas evidentes (Fig. 1, III C–F; IV G). As rãs possuem pele lisa, membros posteriores robustos e compridos e focinho pontudo (Fig.

Esses animais, diferentemente dos anuros, apresentam quatro patas de tamanho praticamente iguais. Sua locomoção, portanto, é uma combinação dos movimentos das patas com ondulações laterais de seu corpo.

Características: O sapo cururu é o mais comum na fauna brasileira. Possui duas glândulas de veneno na parte posterior da cabeça que, quando acionadas, espirram um líquido de odor desagradável. O predador que ingerir esse veneno, certamente morrerá, pois é altamente tóxico. Os machos são menores que as fêmeas.

Resposta verificada por especialistas
As estruturas que ajudam a onça-pintada a se locomover são as quatro patas que possui, com as quais se desloca no ambiente terrestre e facilita o nado.

ELES SE LOCOMOVEM ANDANDO, CORRENDO, SALTANDO, RASTEJANDO OU VOANDO. OS ANIMAIS QUE VIVEM NAS ÁGUAS DOS RIOS, LAGOS E MARES SÃO CHAMADOS DE AQUÁTICOS. ELES SE LOCOMOVEM PRINCIPALMENTE NADANDO.

As patas das moscas têm duas funções principais: locomoção e percepção do gosto. Na ponta delas existem sensores, chamados quimiorreceptores, capazes de identificar qual o tipo de alimento ou produto que está sendo tocado.

Os meios de transporte são as formas de deslocamento de pessoas e materiais pelo espaço. Os principais modais são: rodoviário, aéreo, ferroviário, hidroviário e dutoviário.

Movimento pelo qual um corpo muda de lugar.

Trata-se de um jogo de raciocínio lógico e estratégia, que trabalha também com a noção de senso de direção. O objetivo é trocar as posições dos sapos no menor número possível de movimentos, mas seguindo determinadas regras.

Habitat: Vive em zonas costeiras de solo arenoso e em regiões de campos alagados no Uruguai. Distribuição: Ocorre noBrasil (Rio Grande do Sul e Santa Catarina), Uruguai e em grande parte do norte da Argentina, alcançando até o sul da Bolívia.

Sistema digestório dos anfíbios
Além da boca e da cloaca, fazem parte do tubo digestório desses animais o esôfago, o estômago e o intestino.

Pellanda também recomenda que as pessoas, principalmente as crianças, devem evitar de pegar o sapo na mão. “Esta espécie possui glândulas de veneno, com protuberâncias compridas na lateral da cabeça.