Que esquentou Davi na velhice?

Perguntado por: aescobar . Última atualização: 8 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 18 votos

A Bíblia também diz que na velhice de Davi seus servos procuraram uma jovem donzela que pudesse lhe aquecer. A jovem escolhida foi a mui formosa Abisague, uma mulher sunamita. Abisague cuidou de Davi em sua velhice, mas o texto bíblico ressalta que Davi não teve qualquer relação sexual com ela (1 Reis 1:3,4).

O relato da morte de Davi também se encontra em I Reis 2.

setenta anos de idade

Davi morre aos setenta anos de idade após reinar por sete anos como rei de Judá e trinta e três em Jerusalém como rei de todo o Israel, em seu leito de morte aconselha Salomão a andar nos caminhos de Deus e se vingar de seus inimigos.

O rei Davi cometeu adultério com uma mulher chamada Bate-Seba, que consequentemente ficou grávida. Ao saber da situação de Bate-Seba, Davi tentou acobertar seu pecado e, por fim, tomou providências para que o marido de Bate-Seba, Urias, fosse morto em batalha.

A velhice de Davi é relatada na Bíblia com detalhes que mostram que ele foi um homem imperfeito, mas profundamente temente a Deus e compromissado com a vontade divina. Ele era um pecador, porém sempre estava pronto a se arrepender e buscar auxílio na misericórdia do Senhor.

Davi foi cobiçoso, adúltero, homicida e mentiroso, falso.

Após ouvir do Senhor, através do profeta Natã, os pecados que tinha cometido e as consequências que sofreria por isso, o coração de Davi foi quebrantado e ele confessou arrependido: “Pequei contra o Senhor”. Ele reconheceu que havia pecado no que fizera, e que contra o Senhor havia pecado.

Trinta anos tinha Davi quando começou a reinar, e reinou quarenta anos.

Abigail. Abigail foi a segunda das esposas de Davi. Conforme descrito em 1 Samuel 25, ela se casou primeiro com um homem rico chamado Nabal, que tratou Davi com mesquinhez. Abigail sabiamente implorou a Davi que não matasse Nabal, e ele teve misericórdia.

21 anos de idade

Davi era um jovem comum, e segundo alguns cronologistas, ele não tinha mais que 21 anos de idade quando lutou com Golias. Davi tomou conhecimento do desafio de Golias quando foi enviado por seu pai para levar suprimentos ao acampamento de Israel. Os irmãos de Davi estavam no campo de batalha.

Então o rei Salomão ordenou que Benaia o matasse, para que não recaísse sobre a casa de Davi o sangue que Joabe derramou injustamente – em referência aos assassinatos de Abner e Amasa (1 Reis 2:28-32). Benaia cumpriu a ordem do rei Salomão e matou a Joabe, que foi enterrado em sua casa, no deserto (1 Reis 2:34).

A breve passagem Bíblica que cita Abisague com certeza não aparece à toa na Palavra de Deus. Ela nos ensina a importância de ser uma mulher amável, disposta a ajudar sempre.

Davi e Bate-Seba tiveram quatro filhos, Siméia, Sobate, Natã e Salomão, que nasceram em Jerusalém.

O rei Davi teve várias esposas. O texto bíblico registra os nomes de, pelo menos, oito esposas de Davi. São elas: Mical, Ainoã, Abigail, Maacá, Hagite, Abital, Eglá, Bate-Seba.

É famoso por ser o participante da série com o maior número de mortes, contando com mais de duzentas.

Profeta Natã diz que Davi será punido por Deus com a morte de seu filho.

De acordo com II Samuel 24, o rei Davi desagradou ao Senhor por contar o número de homens em Judá e Israel que poderiam servir nas forças armadas.

Davi outro que amava Deus mais do que todas as forças caiu em pecado por força da fraqueza que era as mulheres, tinha todas que ele quisesse, mas se encantou com uma que estava no terraço tomando banho, não só a desejou como a possuiu e ainda matou seu marido para não ser descoberto.