Que escola é necessária nos tempos atuais?

Perguntado por: drocha5 . Última atualização: 18 de maio de 2023
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Um tipo de escola que seria necessária nestes tempos atuais e modernos seria uma instituição de ensino que fosse voltada para outros tipo de vertentes, como a educação financeira e mais voltada para o esporte, como vetor de mudança e inclusão social.

Os alunos das escolas atuais estão crescendo em uma realidade muito mais conectada e com maior volume de informação que os seus pais. Conhecidos como nativos digitais, essa geração é mais imediatista e apresenta mais dificuldade de foco e atenção.

Ambiente escolar: 7 mudanças que melhoram o aprendizado

  • Reaproveitar as instalações físicas. ...
  • Conscientizar sobre a limpeza e integridade dos espaços. ...
  • Integrar escola e comunidade. ...
  • Investir em tecnologia. ...
  • Contar com uma equipe eficiente e motivada. ...
  • Acompanhar o desempenho escolar. ...
  • Praticar a gestão de bons exemplos.

Qual a escola que queremos? milhares de educadores para refletir sobre suas práticas escolares e, em um esforço comunitário, solidário e democrático, propor planos de trabalho que possibilitem a melhoria contínua da aprendizagem dos estudantes.

Em uma conjuntura agravada por causa da defasagem provocada pela pandemia, os brasileiros avaliam que a baixa qualidade do ensino, os salários insuficientes dos professores e o desinteresse dos alunos são os principais problemas da educação pública no país.

Disparidades no Brasil
No Brasil, quem costumeiramente possui mais acesso a uma educação de maior qualidade é aquele que possui condições de arcar com um ensino privado, ou seja, as pessoas mais ricas do país, o que demonstra que a desigualdade social impacta no acesso a educação.

Em síntese, a BNCC aponta que a Educação Básica brasileira deve promover a formação e o desenvolvimento humano global dos alunos, para que sejam capazes de construir uma sociedade mais justa, ética, democrática, responsável, inclusiva, sustentável e solidária.

Para chegarmos a escola que queremos é preciso deixar de lado o preconceito, comodismo e o medo da mudança, ter a iniciativa de formar uma escola disposta a mudar a sociedade, voltada com o olhar para emancipação do indivíduo, uma escola que vai além das experiências dos educando dentro de suas aprendizagens.

A escola do futuro será muito diferente de como a conhecemos hoje. Segundo pesquisas, será mais participativa, interativa, colaborativa, influenciada por mídias sociais e altamente tecnológica.

Entre outras metodologias pedagógicas, encontramos também a escola tradicional, a comportamentalista, a construtivista, a montessoriana, a waldorfiniana, a freiriana e a democrática. Embora existam semelhanças entre essas perspectivas, o processo e a trajetória vividas por uma criança são específicos em cada uma delas.

Enquanto que nas escolas tradicionais o foco do aprendizado é o conteúdo, sempre passado por um mestre à frente da sala, o método novo se trata do desenvolvimento do conhecimento por meio da interação do aluno com o meio em que vive.

Uma educação de qualidade é aquela que fornece a todos os alunos as capacidades de que precisam para se tornarem economicamente produtivos, desenvolver meios de vida sustentáveis, contribuir para sociedades pacíficas e democráticas e melhorar o bem estar individual.

Portanto, é importante que a instituição deixe sempre bem claro qual é a sua filosofia de ensino e de atuação. Questões como construção da cidadania, inclusão social e respeito ao próximo costumam ser valiosas. Um detalhe especial é que isso não pode ficar apenas no universo teórico, como um discurso pronto.

As escolas públicas de excelência também valorizam a formação dos professores, esse é um diferencial muito importante, em algumas escolas todos os meses os docentes passam por formações sob acompanhamento e também se reúnem para estudar e conversas sobre os problemas dos alunos.

Dentre tantos desafios da educação brasileira, listamos os cinco principais:

  • Acesso à escola e o processo de aprendizagem.
  • Modelo distorcido de formação de docentes.
  • Falta de investimentos generalizados e inovação.
  • Desinteresse por parte dos alunos.
  • Participação das famílias na vida escolar.

O estudo referenda pesquisa da Editora Moderna, de julho de 2022, na qual professores do ensino fundamental apontavam a falta de infraestrutura como o maior desafio da rede pública, à frente da falta de suporte familiar e das dificuldades no ensino remoto e da adaptação dos materiais à realidade dos alunos.

A pandemia e as desigualdades que foram ampliadas a partir dela, a retomada das atividades presenciais nas escolas, a vacinação de crianças, o uso da tecnologia e a implementação do Novo Ensino Médio estão entre os principais desafios do ano.

3 grandes problemas que afetam a educação brasileira

  1. 1 – Evasão escolar. Enquanto o início do Ensino Fundamental tem boa adesão, as demais fases da educação básica sofrem com a chamada evasão escolar. ...
  2. 2 – Analfabetismo. ...
  3. 3 – Falta de investimentos em educação.