Que entidade gosta de frutas?

Perguntado por: ireis . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

Orixás e Frutas

  • Oxalá As frutas são: uva verde, pera, damasco, maçã, melão, coco verde. ...
  • Iemanjá As frutas são: melancia, melão, sapoti, nêspera, mangaba, jenipapo, kiwi, graviola. ...
  • Cosme-Damião. As frutas são: goiaba, pitanga, groselha, cereja. ...
  • Oxóssi. ...
  • Oxum. ...
  • Ogum. ...
  • Obaluaê ...
  • Xangô

As oferendas para Oxum são o feijão fradinho e frutas como pêssego, melão amarelo e banana ouro e devem ser entregues perto de nascentes e cachoeiras, bem como rosas ou palmas amarelas.

Frutas como pêra, maçã verde, melão e araçá branco, e bebidas como champanhe e água mineral também são alimentos que podem ser oferecidos.

Pomba-Gira
As frutas são: figo, morango, maçã vermelha. Elas protegem os terreiros de Umbanda e seus médiuns.

Mais informações sobre Ogum
Frutas: Abacaxi, laranja, uva rubi, goiaba vermelha, pitanga,abacate, manga, limão cravo, romã, gengibre e melancia. Pedras: Rubi, Granada, Sodalita, Cianita azul e pedras azul escuras e vermelhas.

Quem deseja agradar a Oxum deve lhe oferecer flores de cor amarela, lírios, mel, frutas e alimentos doces. Além desses, podem ser ofertados milho branco, arroz, fava e feijão preto. O prato que mais lhe agrada é o mulukun, que consiste na mistura de feijão fradinho, cebola, sal e camarão.

Por que alimentar o Exu? Exu não aceita pedidos de ajuda gratuitos, ou seja, exige uma oferenda - em sua maioria, alimentos como farinha de mandioca, azeite de dendê, galo, mel e cachaça. Ele é conhecido por comer de tudo e é o primeiro a ser servido nos rituais do candomblé.

Suas frutas são mamão, banana, maçã, melancia, melão, laranja mimo do céu. Sua cor é o amarelo. Seu dia é quinta-feira. Seu elemento é a água doce.

Por isso os crustáceos são quizilas de Omolu, não se pode comer o que serviu de chão, de terra, para esse orixá.

“Ela é dona da fertilidade, protetora do amor, inventora do Candomblé, é menina dos olhos de Oxalá [orixá que está acima dos demais na hierarquia divina]. Oxum é a rainha das águas doces, sem ela ninguém vive”, conta a mãe de santo.

A comida oferecida para ogum é a feijoada com feijão preto ou farofa de feijão fradinho feitos de forma mais rustica. Tendo na sua oferenda objetos, bebidas, frutas, imagem do santo que está relacionado ao orixá.

Ameixa: faz o espírito se sentir enamorado. Fresca como um beijo na boca, é ideal para quem está envolvido intensamente com as coisas do amor. Banana: faz o espírito se sentir amigável. Em cachos, é indicada para ser compartilhada em grupos maiores, reunião de amigos, confraternização.

Oxumarê: ògèdè àiyé epo: banana da terra frita no dendê. Omolu: èwà dúdú epo: feijão preto no dendê.

Oferenda. A senhora das emoções intensas recebe com prazer velas brancas, amarelas e vermelhas. Também gosta de champanhe branca, licor de menta, anis ou cerejas, rosas e palmas amarelas, que devem ser deixados em campo aberto, pedreiras, praias ou cachoeiras.

Segundo a crença, as suas oferendas preferidas são o champanhe, o vinho, a cachaça, o espelho, as bijuterias e batons.

Se quiser apresentar oferendas, as mais utilizadas são cigarros, champanhe, rosas vermelhas, perfumes, anéis e gargantilhas, batons, pentes e espelhos. Sente-se de maneira confortável e faça respirações profundas para relaxar o corpo e a mente. Leia a prece Maria Padilha com fé no que pode alcançar e agradeça ao final.

Alimentação: Alimenta-se de sementes, de grãos de vários cereais – trigo, cevada, aveia, milho – de caracóis, insetos e minhocas.