Que emoção afeta o intestino?

Perguntado por: acarvalho . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 7 votos

Portanto, estômago ou intestinos perturbados podem ser a causa ou o resultado da ansiedade, de stress, ou de depressão. Isto porque o cérebro e o sistema gastrointestinal estão intimamente ligados – tão intimamente que deve ser visto como um sistema.

Isso acontece também porque, quando a pessoa se estressa, há uma diminuição do fluxo sanguíneo em órgãos vitais do corpo, inclusive o intestino, como mostrou o gastroenterologista Marcelo Borba.

Ao se sentir ansioso ou com estresse, essas vias ficam agitadas e acabam causando desconforto abdominal ou diarreia. Por ser uma condição crônica, os sintomas da SII podem variar bastante de pessoa para pessoa, algumas podem ter sintomas mais leves e outras um pouco mais graves como febre, anemia e perda de peso.

Tratamentos para síndrome do intestino irritável

  1. 1 – Cortar alimentos que possam desencadear uma crise. ...
  2. 2 – Enriquecer a alimentação com os alimentos que ajudam a diminuir os sintomas. ...
  3. 3 – Ter hábitos alimentares controlados. ...
  4. 4 – Tomar muita água. ...
  5. 5 – Reduzir o estresse. ...
  6. 6 – Usar os medicamentos adequados.

A síndrome do intestino irritável é um distúrbio que se caracteriza por episódios de desconforto abdominal, dor, diarreia e prisão de ventre. Mudanças na alimentação ajudam a prevenir as crises.

De acordo com a Medicina Chinesa, o intestino grosso é uma víscera (Fu) que tem como função principal levar os resíduos para excreção. Suas funções são dependentes do baço, principal órgão (Zang) responsável pela atividade digestiva de transporte e transformação dos alimentos. (MACIOCIA, 2007).

Saúde mental e intestino: qual a ligação? O comprometimento da saúde mental dos indivíduos que possuem DIIs é explicado devido à redução na produção de serotonina pelo intestino. Esse hormônio é o principal responsável pela sensação de bem-estar.

Alguns estudos indicam os probióticos Bifidobacterium e Lactobacillus para ansiedade e depressão, pois eles possuem benefícios para a saúde mental.

Estudos recentes sugerem que algumas doenças psiquiátricas podem ser tratadas com a regulação da microbiota intestinal. Alimentos adequados e prebióticos como iogurte natural e kombucha são alguns dos caminhos aliados a outros tratamentos para curar sintomas de ansiedade e depressão.

Não é apenas a microbiota que pode afetar o hospedeiro, mas o inverso também. Um estudo publicado na revista Nature mostrou que altos níveis de estresse podem alterar a composição de bactérias intestinais, que por sua vez podem influenciar o desencadeamento de transtornos psiquiátricos, como ansiedade e depressão.

Pessoas em tratamento da inflamação no intestino precisam beber bastante água para repor os líquidos em decorrência dos vômitos e diarreias, e consumir alimentos leves e de fácil digestão. Prefira os alimentos pastosos, como legumes cozidos, frutas e carnes magras.

Alguns chás, como o chá de camomila ou o chá de hortelã-pimenta, podem ajudar a aliviar os sintomas da síndrome do intestino irritável, como dor abdominal, cólica ou excesso de gases, por exemplo, pois possuem substâncias com propriedades anti-inflamatórias, antiespasmódicas e calmantes do trato gastrointestinal.

Veja exemplos de chás que podem combater os gases intestinais:

  1. Chá de erva-cidreira. Erva-cidreira - Imagem: Pixabay. Ingredientes. 1 colher (de sopa) de folhas secas de erva-cidreira; ...
  2. Chá de gengibre. Chá de gengibre - FREEPIK. Ingredientes. 1 cm de raiz de gengibre; ...
  3. Chá de camomila. Chá de camomila - Freepik. Ingredientes.

Faça uma auto massagem, com movimentos circulares em volta do umbigo em sentido horário, tornando o toque mais profundo a cada círculo feito.

Os alimentos que ajudam a prender o intestino, como a maçã e a pera sem casca e a banana verde cozida, contêm fibras solúveis que aumentam o tempo de digestão dos alimentos, diminuindo as evacuações.

Sempre círculos no sentido horário e terminando na lateral inferior esquerda do abdômen. Na hora de fazer a automassagem abdominal, é importante não pressionar demais o abdômen e nem fazer movimentos tão rápidos, pois dessa forma o bolo fecal pode ficar compactado, dificultando ainda mais a evacuação.

Afinal, qual a relação entre o intestino e o cérebro? De acordo com a ciência, o eixo intestino-cérebro é responsável pela comunicação bidirecional entre os sistemas entérico e nervoso. Ou seja, ambos os sistemas influenciam o funcionamento e desempenho um do outro.

O intestino não precisa do cérebro para 'tomar decisões', ele possui um sistema nervoso autônomo, que permite funcionar “sozinho”, independente do Sistema Nervoso Central (SNC). O órgão é chamado de segundo cérebro por especialistas devido a ser constituído por, pelo menos, meio bilhão de neurônios.

O fato mais comum é que a ansiedade libere adrenalina e cortisol, fazendo com que o corpo produza ácido do suco gástrico em excesso. A alta acidez deixa todo o sistema digestivo irritado e causa dores, náuseas e vômitos – pode até causar uma úlcera.

Iogurte natural
De acordo com a profissional, o Iogurte Natural Integral Taeq é fonte de probióticos, que são bactérias efetivas na melhora da saúde intestinal. Esse é um dos alimentos que ajudam a diminuir a ansiedade, pois promovem um melhor equilíbrio cérebro-intestino.

Estudos comprovam que a combinação de Lactobacillus, Bifidobacterium, e Streptococcus thermophilus por 8 semanas trouxe melhora de dores e sintomas, contribuindo para amenizar a severidade da doença.