Que elementos do ambiente são importantes para todos os seres vivos?

Perguntado por: acastro . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.8 / 5 7 votos

É o meio ambiente em que os seres vivos vivem, água, luz, umidade.

Portanto, o meio ambiente é formado por elementos abióticos[i], como a água, o ar, o solo e a energia; por elementos bióticos, como a flora e a fauna; e pela cultura humana, seus valores sociais, políticos, econômicos, científicos, morais, religiosos, etc.

Assim, o meio ambiente é composto por toda a vegetação, animais, micro-organismos, solo, rochas, atmosfera. Também fazem parte do meio ambiente os recursos naturais, como a água e o ar e os fenômenos físicos do clima, como energia, radiação, descarga elétrica e magnetismo.

A água

A água é o elemento fundamental para a existência da vida na Terra. Todos os seres vivos dependem dela para sobreviver e para garantir a permanência da espécie – a água sustenta a vida.

Os seres vivos são aqueles que nascem, crescem, se reproduzem e morrem, como os animais e as plantas. Os elementos não vivos são aqueles inanimados, que não possuem vida, mas que também são da natureza, como o ar, a água, o solo e as pedras.

As relações ecológicas são um conjunto de interações entre espécies e entre o próprio ecossistema, que estabelecem condições dos seres vivos obterem alimento, água, abrigo, reprodução e luz. Sendo assim, elas permitem a manutenção do equilíbrio do meio e a troca de energia entre as espécies.

Meio ambiente é o conceito que expressa as diferentes relações estabelecidas entre os seres vivos. Logo, ele envolve a interação entre os elementos naturais e humanos do espaço, e sua importância está ligada à manutenção da vida no planeta, por isso sua conservação é indispensável.

O meio ambiente engloba tanto os seres vivos como os não-vivos. É o conjunto de todas as interações físicas, químicas e biológicas formando um sistema natural e, por causa da ação humana, podendo também ser considerado um sistema artificial.

O carbono, conhecido como o 'elemento da vida', está presente em tudo isso e muito mais. Nós, humanos, e todos os organismos vivos da Terra somos constituídos por muitas moléculas baseadas em carbono.

O meio ambiente é composto pela biosfera, hidrosfera, atmosfera e litosfera. É dele que retiramos os elementos essenciais para a nossa sobrevivência, como água, ar, alimentos e matérias-primas, um dos motivos pelos quais a sua conservação se faz tão importante.

Recursos ambientais são definidos como "a atmosfera, as águas interiores, superficiais e subterrâneas, os estuários, o mar territorial, o solo, o subsolo e os elementos da biosfera" (Lei Federal 6.938/81 – Política Nacional do Meio Ambiente).

São eles: Fatores bióticos: seres produtores (plantas e algas), seres consumidores (herbívoros e carnívoros) e seres decompositores (fungos e bactérias). Fatores abióticos: água, luz (energia luminosa), calor (energia térmica) e nutrientes (substâncias químicas).

Um ecossistema é um conjunto formado pelas interações entre componentes bióticos, como os organismos vivos: plantas, animais e micróbios, e os componentes abióticos, elementos químicos e físicos, como o ar, a água, o solo e minerais.

Rochas, relevo, clima, organismos vivos e o tempo. Podemos representar alguns destes componentes de uma forma bem fácil e divertida.

Dos elementos químicos encontrados na natureza, quatro são encontrados com maior frequência na composição química dos seres vivos. Esses elementos são o carbono (C), o oxigênio (O), o nitrogênio (N) e o hidrogênio (H).

Célula é a unidade estrutural e funcional dos seres vivos.

Veja 10 características dos seres vivos: 1) Presença de Células; 2) Nutrição e Metabolismo; 3) Crescimento; 4) Composição Complexa; 5) Ciclo vital: 6) Irritabilidade; 7) Organização Complexa; 8) Reprodução & Hereditariedade; 9) Evolução; e 10) Homeostase.

Na verdade, cinco deles correspondem à maior parte da composição de nosso organismo. São eles: oxigênio (O), carbono (C), hidrogênio (H), nitrogênio (N) e cálcio (Ca).