Que efeitos um fator de limitação pode ocasionar na margem de contribuição?

Perguntado por: lsiqueira . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.9 / 5 7 votos

Quando existir algum fator de limitação, mais rentável será o produto que tiver maior Margem de Contribuição pelo fator de limitação da capacidade produtiva.

Fator limitante (ou recurso limitante) é a designação dada ao parâmetro ambiental (biótico ou abiótico) que efetivamente controla o crescimento de uma população num determinado biótopo ou ecossistema, limitando o desenvolvimento do organismo e por essa, via o tamanho e a distribuição da população a que o organismo ...

A margem de contribuição enquadra-se no modelo de maximização de lucros. No entanto, apresenta limitações quando o espectro decisorial centra-se na questão da maximização do valor da empresa.

Margem de contribuição é o valor que sobra das vendas ao descontar os custos e as despesas variáveis, geralmente usado para pagar custos e despesas fixas do negócio e gerar lucro. Por isso, também pode ser chamado de lucro bruto ou ganho bruto sobre as vendas.

Quais são os tipos de Margem de Contribuição?

  • Margem de contribuição Unitária;
  • Margem de contribuição Total.

Margem de contribuição é o mesmo que ganho bruto sobre as vendas, ou seja, o que sobra de receita para a empresa depois de pagar o custo de produção e os impostos sobre os produtos e serviços (as chamadas despesas variáveis).

Por outro lado, no momento que houver o fator limitante devemos escolher o produto através da divisão entre margem de contribuição unitária e o fator limitante desta produção, sempre incentivando o produto que apresentar a maior margem contribuição unitária pelo fator limitante.

Já a margem de contribuição é o indicador do percentual de faturamento que você precisa ter para pagar todas as despesas e custos fixos. O lucro, em outras palavras, seria o resultado desse cálculo, pois é o que sobra após o pagamento de todos os custos de operação e despesas.

São fatores que agem diretamente sobre os seres vivos, limitando o seu território, alterando as suas taxas de reprodução, fazendo por vezes aparecer, numa população, variedades que têm características ecológicas diferentes.

Recursos como alimentos, água, luz, espaço, abrigo e acesso a companheiros são fatores limitantes.

De acordo com Liebig, o “fator limitante” é aplicado a diversos elementos indispensáveis à vida, entretanto, os fatores ecológicos apresentam um limite inferior e superior. “Cada ser vivo apresenta, em função dos diversos fatores ecológicos, “Limites de Tolerância”, entre os quais situa-se seu ótimo ecológico.

A principal limitação do ponto de equilíbrio é a exigência de produtos de mesma margem de contribuição, a qual deve ser única. O problema é que isso não acontece quando existem itens diferentes. Embora não impeça o uso do referido indicador, essa adversidade dificulta o processo.

Margem de contribuição negativa
Ocorre quando os custos variáveis excedem o preço de venda. Desta forma, a margem de contribuição é considerada negativa. Caso aconteça isso, fica claro que a produção do item está em situação crítica, devendo ser suspensa ou ter o valor de venda ajustado.

3 Dicas para aumentar a margem de contribuição

  1. Alterar os preços. Este é o primeiro passo quando se trata daquele produto ou serviço que não está dando lucro. ...
  2. Reduzir custos de despesas variáveis. ...
  3. Reduzir custos de despesas fixas.

Além disso, a margem de contribuição representa quanto o lucro da venda de cada produto ou serviço irá contribuir para sua empresa conseguir cobrir todos os seus custos e despesas e ganhar lucro no final de tudo. O resultado, no entanto, será um valor monetário.

é a diferença entre o preço de venda e os gastos fixos de cada unidade.