Que efeito o uso repetido do ponto de exclamação da segunda fala?

Perguntado por: imota2 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.7 / 5 11 votos

b) Que efeito o uso repetido do ponto de exclamação dá à segunda fala? Ressalta a duração, a intensidade e a altura da voz e ajuda a expressar medo, espanto. Destaca uma entonação afirmativa e expressa certeza. Reforça a entonação de dúvida e ajuda a expressar surpresa.

expressa a emoção do emissor da mensagem.

Quando o sentido proferido pelo discurso prescindir ao mesmo tempo de interrogação e exclamação, poderão ser utilizados ambos os sinais. Ex: Eu falar com ele?!

Resposta. Resposta: a frase fica com o sentido de surpresa, felicidade, medo, etc.

As reticências (os famosos três pontinhos) promovem uma interrupção na frase. Podem indicar hesitação, dúvida, interrupção da fala, prolongamento de ideia, etc. Associada com os parênteses, indicam supressão de trecho transcrito (no caso de citações).

D14 – Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações. A habilidade que pode ser avaliada por meio deste descritor relaciona-se ao reconhecimento, pelo aluno, dos efeitos provocados pelo emprego de recursos de pontuação ou de outras formas de notação.

O sinal de dois-pontos é usado para indicar uma breve pausa entre dois períodos. Esse sinal, além disso, indica que a ideia expressa no primeiro enunciado ainda não está concluída, sendo que o segundo complementa e explica o que está sendo expresso no primeiro enunciado.

As frases exclamativas são empregadas quando o emissor quer manifestar emoção. São sinalizadas com ponto de exclamação: Puxa! Que sorvete gostoso!

Como indicado, o uso de interrogação e exclamação juntas depende de uma situação em que se reúna uma circunstância interrogativa e - logo em seguida - admiração ou espanto. É importante notar que a ordem é parte relevante desta pontuação. Não há espanto seguido de dúvida, mas o contrário.

03) Que efeito de sentido tem a interrogação presente no segundo parágrafo? a interrogação nos coloca na posição de dúvida, de saber se algo ou nada nos impede de tentar entender o outro.

Além de pausa na fala e entonação da voz, os sinais de pontuação reproduzem, na escrita, nossas emoções, intenções e anseios. É usada para: a) separar termos que possuem mesma função sintática na oração: O menino berrou, chorou, esperneou e, enfim, dormiu. Nessa oração, a vírgula separa os verbos.

O uso do ponto final é um exemplo disso. Quando o sinal aparece em uma mensagem de texto, ele é percebido como uma característica excessivamente formal. Então, quando alguém encerra uma mensagem com um ponto final, é como se o indivíduo estivesse falando formalmente em uma mesa de bar com os amigos.

O aparecimento desse aviso com um ponto de exclamação vermelho no aplicativo ao lado de uma mensagem é um alerta de que a mensagem não foi enviada. O usuário pode, então, optar por tentar reenviá-la ou simplesmente apagá-la.

As frases exclamativas são empregadas quando o emissor quer manifestar emoção. São sinalizadas com ponto de exclamação: Puxa! Que sorvete gostoso!

O travessão é um sinal de pontuação cuja finalidade é indicar o discurso direto ou enfatizar (destacar) trechos de textos. O travessão é um dos sinais de pontuação da Língua Portuguesa.

O ponto (.) É utilizado para sinalizar o término de orações declarativas. O ponto que marca o final do texto é chamado de ponto final. Separa partes de períodos que já apresentam divisões assinaladas por vírgulas 1, além de separar os itens de enunciados enumerativos2 e orações coordenadas extensas3.

São eles: o ponto (.), a vírgula (,), o ponto e vírgula (;), os dois pontos (:), o ponto de exclamação (!), o ponto de interrogação (?), as reticências (...), as aspas (“”), os parênteses ( ( ) ) e o travessão (—).

O que significa 4 pontinhos na conversa. A palavra tem origem no latim e significa algo implícito. De uma forma geral, as reticências indicam um pensamento que ainda não terminou ou a omissão de alguma coisa que não foi escrita. Trata-se de um sinal de pontuação que demonstra uma interrupção da frase.

As reticências são usadas, principalmente, para indicar uma suspensão ou interrupção na frase ou na ação, que permanece inacabada ou se prolonga no tempo. Podem ser usadas também para transmitir insegurança, dúvida, suspense,…

O sinal de dois-pontos é utilizado para citar a fala de alguém, iniciar uma enumeração e introduzir um esclarecimento ou explicação.

Trata-se de uma indeterminação de sentido que palavras e expressões carregam, dificultando a compreensão do enunciado e, por isso, seu uso deve ser evitado. Exemplo: O irmão de João esqueceu seu livro na escola. De quem é o livro?