Que é gastrite Enantematosa leve do antro?

Perguntado por: eourique . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

Trata-se de uma bactéria que consegue colonizar o intestino, e devido a sua presença, pode causar irritação e inflamação no local. Ainda, a gastrite enantematosa pode ser causada pelo uso prolongado ou até mesmo incorreto de determinados medicamentos, como corticóides e anti-inflamatórios.

inflamação na mucosa gástrica, acompanhada pelo. afetam a camada externa da mucosa. evitar complicações como úlceras ou até hemorragias.

Na gastrite não-erosiva, a mucosa protetora do estômago ainda está presente, mas ela encontra-se muito inflamada. Quando durante a endoscopia digestiva a mucosa do estômago além de inflamada também aparenta estar inchada (com edemas), damos o nome de gastrite enantematosa.

“Também devem ser consumidos alimentos ricos em fibras, como pães integrais, torradas integrais, aveia, chia e granolas. Esses alimentos são indicados pelo fato de diminuírem a secreção do suco gástrico, reduzindo os sintomas da inflamação”, destaca.

A gastrite enantematosa atinge uma camada mais profunda da parede estomacal. Essa inflamação pode ser ocasionada por bactérias, alcoolismo, doenças autoimunes e também pelo uso excessivo de medicamentos. Os sintomas são iguais aos dos outros tipos de gastrite.

Chá de camomila, água de arroz e espinheira-santa são alguns exemplos de remédio para gastrite.

Elimine os alimentos irritantes da sua dieta
Essa é a dica mais importante no tratamento de gastrite. Elimine todos os alimentos e guloseimas que podem irritar a mucosa do estômago. A maioria das pessoas que tem gastrite sentem a piora dos sintomas quando ingerem alimentos processados, fritos ou picantes.

Quais sintomas ela provoca?

  • dor estomacal ou intestinal;
  • sensação de queimação na barriga;
  • diminuição do apetite;
  • emagrecimento progressivo;
  • enjoo e vômito;
  • sensação de estufamento;
  • presença de arrotos frequentes;
  • fezes com a presença de sangue.

Pangastrite enantematosa leve é uma inflamação do revestimento do estômago que afeta a mucosa gástrica.

Como se pega Helicobacter pylori? A contaminação ocorre principalmente através do contato com água e alimentos contaminados e vômitos e fezes de pessoas contaminadas. As condições sanitárias precárias também podem facilitar a propagação da bactéria, sendo ainda mais comum em países subdesenvolvidos.

Uma vez que a causa da gastrite sai de cena, seja ela qual for, a pessoa fica curada em no máximo três semanas. Esse é o prazo necessário para o estômago recuperar suas rugosidades naturais, destruídas pela agressão.

Sendo assim, os melhores alimentos para quem tem gastrite são frutas, legumes, verduras, feijões, cereais, ovos, carnes magras grelhadas, iogurte, queijos magros, purês, sopas, e, com moderação, azeite e castanhas, além de mastigar bem esses alimentos e procurar se alimentar em um lugar tranquilo.

O folículo antral, ou folículo de Graaf, é aquele que se encontra em estágio folicular mais desenvolvido, podendo ser distinguido por seu diâmetro elevado. Dentro dele, há um óvulo pronto para ser liberado e fecundado.

Para gastrites mais leves, podem ser suficientes a remoção do agente etiológico e o uso de fármacos para diminuir a acidez gástrica (Tratamento farmacológico da acidez gástrica. Alguns fármacos são usados em regimes para tratar... leia mais ), de modo a limitar lesão futura e promover a cicatrização.

8 alimentos que quem tem gastrite não deve comer

  1. Café ...
  2. Bebida alcoólicas. ...
  3. Frutas cítricas. ...
  4. Carnes embutidas. ...
  5. Chiclete e bala. ...
  6. Alimentos muito apimentados e condimentados. ...
  7. Frituras. ...
  8. Refrigerante.

Caldo de feijão: O feijão em si é um alimento que deve ser evitado para quem tem gastrite, porem o seu caldo é recomendado. Além de ser rico em ferro, mata a vontade de comer o alimento.

Laranja lima, banana, maçã, pêra, goiaba e mamão estão na lista de frutas liberadas, já que não agridem o estômago. Os seus sucos também podem ser ingeridos sem medo.

Assim como o leite, também acredita-se que tomar água ameniza a queimação, mas não existe nenhuma relação nisso. Há quem costume tomar muita água logo depois de comer para tentar evitar esses sintomas, mas, na verdade, esta atitude pode até piorar o quadro, prejudicando a digestão.

A inflamação que dura por muito tempo é chamada gastrite crônica. Se a gastrite crônica não for tratada, pode durar por anos ou até mesmo uma vida inteira. A gastrite erosiva é um tipo de gastrite que muitas vezes não causa inflamação significativa mas faz uma lesão superficial do revestimento do estômago.