Que é bloqueio mental?

Perguntado por: amota . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.6 / 5 2 votos

O bloqueio mental é uma repressão que o cérebro gera a um fato traumático ocorrido. Nesses casos, a dor da emoção provocada pelo acontecimento se torna insuportável de sentir, então o cérebro lança esse fato para o inconsciente, com o objetivo de proteger o sujeito..

A seguir, confira alguns bloqueios mentais que costumam ser comuns aos empreendedores, além de sugestões para acabar com cada um deles:

  • Pensar pequeno. ...
  • Sensação de insegurança. ...
  • Ter medo de errar. ...
  • Tomar decisões às escuras. ...
  • Não ter foco. ...
  • Dificultar decisões. ...
  • Fazer manipulação motivacional.

COMO SUPERAR UM BLOQUEIO MENTAL

  1. ASSUMA O CONTROLE DE SEU ESTADO.
  2. CONCENTRE-SE NO PRESENTE.
  3. RECONHEÇA OS SINAIS DE UM AVANÇO.
  4. REPROGRAME SUA MENTE.
  5. ACALME SEU AMBIENTE.

Como desbloquear o potencial pleno da minha mente?

  1. Realize atividade física de forma regular. ...
  2. Inclua na sua dieta alimentos naturais. ...
  3. Experimente o jejum intermitente. ...
  4. Preste atenção na qualidade do seu sono. ...
  5. Medite.

Por que ocorre o bloqueio emocional? Quase tudo na mente humana ocorre por algum motivo e, no caso do bloqueio emocional, isso não é diferente. Segundo Nathália, os principais fatores que desencadeiam essa defesa são as “experiências negativas e vivências traumáticas”.

Tratamento do bloqueio mental
Um acompanhamento com psicoterapeuta pode levar a uma grande melhora do paciente com bloqueio mental. Isso porque esse profissional é capaz de determinar a causa e a gravidade do problema.

Como vencer essa barreira?

  1. Liberte emoções através do movimento. ...
  2. Deixe-se sentir suas emoções. ...
  3. Entenda por que você se sente assim. ...
  4. Escreva seus pensamentos e sentimentos. ...
  5. Procure ajuda profissional.

Entre as causas de não querer amar de novo, podem estar: medo de ser traído, de viver a mesma situação negativa de antes, não saber conciliar o relacionamento com as amizades, encontrar alguém que sufoque a rotina, etc. Todas essas inseguranças podem ser trabalhadas, até mesmo pela gestão da emoção.

A intervenção psicoterapêutica através de EMDR (Eye Movement Dessensitization Reprocessing) é das técnicas mais rápidas e eficazes para desbloquear o sistema nervoso, de forma a permitir que o cérebro processe as experiências traumáticas e as armazene de um modo mais adaptativo.

Alguns sintomas que podem ser reflexo de bloqueio emocional são: apatia ou falta de interesse em se envolver com outras pessoas; dificuldade de expressar emoções e sentimentos; ter pensamentos negativos na maior parte do tempo; ansiedade descontrolada; irritabilidade; sensação de frustração; insegurança; estresse ...

Frieza ou Frio é um termo que designa pessoas que estão cientes de algo, mas estão (ou fingem estar) despreocupados para com o ocorrido. Caracteriza-se pela falta de emoção, especialmente afeto e simpatia. Casos como esses são mais frequentes em assassinos e psicopatas.

A dificuldade em conseguir demostrar seus sentimentos através do choro pode estar relacionado com situações passadas que foram percebidas com muita intensidade e que, por pensamentos disfuncionais, você bloqueou, e "segurou o choro", esses pensamentos podem ser: "sempre fui muito tola de chorar por qualquer coisa" ou " ...

A princípio, vamos entender exatamente o que é esse bloqueio. Portanto, trata-se de uma barreira criada de forma inconsciente para evitar dor ou sofrimento no futuro. Para isso, a mente analisa situações e experiências negativas anteriores, pelas quais você já passou, como os relacionamentos amorosos.

Você sente necessidade de consultar o seu parceiro em tudo que faz? Tem medo da solidão, da rejeição e do abandono? Quando você não está com seu companheiro, não suporta a distância e liga para ele várias vezes para saber aonde e com quem está? Você é incapaz de aproveitar os momentos em que está sozinha?

Ganhe confiança: uma das formas de se aproximar de pessoas fechadas é não pressioná-las a se abrirem. Utilize seus momentos com a pessoa e fale sobre sua vida sem esperar nada em troca. Agindo de maneira altruísta você poderá ganhar a confiança dela mais facilmente e quem sabe quebrar um bloqueio.

Dito isso, a dificuldade de se apaixonar é real não quando praticamos essa emoção de forma diferente do resto do mundo, mas quando simplesmente não conseguimos estabelecer ou entrar em contato com o amor por ninguém. Esse “bloqueio” é um sinal de que algo pode estar errado.

A pessoa não consegue se lembrar de informações pessoais importantes (geralmente relacionadas ao trauma ou ao estresse) que normalmente não seriam esquecidas. A pessoa se sente muito angustiada por causa de seus sintomas ou os sintomas fazem com que ela não consiga funcionar em situações sociais ou no trabalho.

Podem ocorrer perdas celulares, inibição da neurogênese e até mesmo morte de neurônios. Estudos relacionam altos níveis de cortisol com um menor volume cerebral e também com danos em funções cognitivas, como problemas de memória.

Para algumas pessoas que tiveram uma infância difícil, é difícil se lembrar desse período de suas vidas, por isso costumam dizer que não tiveram uma infância. Elas podem ter algumas lembranças soltas, mas que nada que seja relevante o suficiente para construir uma memória significativa.