Que é Batracofobia?

Perguntado por: njordao8 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.8 / 5 20 votos

A #batracofobia poder ser definida como o medo de batráquios, grupo de anfíbios que incluem as #rãs, #sapos, #pererecas e #salamandras.

Dentre essas fobias, a batracofobia, ou seja, o medo de sapos e rãs é um dos mais observados na sociedade. No entanto, é claro que nem todas as pessoas sentem aversão por sapos, rãs e salamandras, alguns acham bonitos, ou apenas feios.

As pessoas que têm medo de sujeira são propensas a desenvolver esse medo de sapos. Estas criaturas são boas em camuflagem e acabam se misturando com seu ambiente natural. Eles tendem a fazer um aparecimento súbito assustando as pessoas que, em seguida, associam o animal com o pânico sentido por sua presença.

Megalofobia é o medo de objetos grandes
É interessante que o medo possa ser comum entre muitas pessoas, mas seja sentido e experimentado de maneira diferente. Por exemplo, alguém pode ter medo de animais grandes como elefantes e baleias, enquanto outros podem ter medo de objetos feitos pelo homem isolado.

7 – Fobia de beijar: Filemafobia
Nem mesmo os filmes de romance podem quebrar o pavor que quem tem filemafobia sente ao beijar ou apenas se imaginar beijando alguém. A aversão é tanta que essas pessoas podem até sentir tremedeira, boca seca e enjoo.

A malaxofobia é caracterizada por ser um medo irracional de criar intimidades nas relações e, até mesmo, criar laços emocionais. Assim sendo, a pessoa com essa fobia sofre com uma grande ansiedade ao apenas pensar em se relacionar com outros, de forma amorosa.

Lista com alguns nomes de fobias

PagofobiaMedo de gelo ou congelamento
Panofobia ou pantofobiaMedo de tudo
PantofobiaMedo do sofrimento ou doença

Quais são as causas da fobia? As causa da fobia normalmente são desconhecidas, mas estudos comprovam que algumas estão relacionadas com: fatores genéticos ou histórico familiar; experiências que podem ser traumáticas (histórico de vida do paciente).

Fobofobia. É o medo de sentir medo. Parece confuso? Pois o quadro cria na pessoa uma necessidade de hipervigilância para situações que podem provocar medo ou pânico, provocando uma ansiedade bastante importante.

A fobia de agulhas é classificado como um medo extremo de procedimentos médicos que envolvem injeções e agulhas. Geralmente, essa fobia desenvolve-se em torno dos 4 ou 5 anos de idade resultante de uma má experiência durante algum procedimento de imunização.

Os sintomas da talassofobia
Diante da possibilidade de estar exposto/próximo ao mar ou oceano, seja fisicamente ou através de imagens e vídeos, a pessoa com talassofobia costuma manifestar sintomas clássicos de um quadro de ansiedade: tremores. taquicardia. dormência.

Além de ser uma fobia, é também um transtorno de ansiedade, provável sintoma de alguma experiência traumática em mares ou piscinas. Mas é possível se tornar talassofóbico também apenas ouvindo relatos e observando a vivência de outras pessoas.

INTRODUÇÃO: A emetofobia ou fobia de vômitos - que inclui o medo excessivo de vomitar ou de ver outras pessoas vomitando e pode ser desencadeado por estímulos internos e externos - é um transtorno mental complexo e pouco conhecido.

Filofobia é o medo irracional de amar ou se apaixonar por alguém. Este tipo de fobia pode ser desencadeada a partir de um intenso trauma emocional relacionado com o sentimento de amor. Mas, em alguns casos, a filofobia também pode se apresentar como uma doença crônica.

O nojo, a tentativa de se afastar de todos e não gostar de conviver, indicam que existe um desconforto seu no contato com as pessoas. E você tem dúvidas se isso é normal. Você pode procurar pela ajuda de um psicólogo para entender melhor o que está acontecendo com você.

A hidrofobia ou aquafobia é um transtorno psicológico em que a pessoa tem um medo irracional e exagerado de água. A pessoa com essa fobia evita lugares como piscinas, rios, lagos, mares e cachoeiras por medo de se afogar, mesmo quando a água não apresenta perigo.

Continuar lendo