Que é a deusa da lua?

Perguntado por: lescobar . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.5 / 5 11 votos

Selene, a deusa da lua, era filha dos Titãs Hipérios e Tea e irmã da deusa Eos e do deus Hélios. É conhecida por seus vários casos de amor onde se destaca o romance com o simples e mortal pastor Endymion com quem teve 50 filhos.

Khonshu ou Khonsu é o deus da lua na mitologia egípcia. A princípio, no Antigo Império (“Era das Pirâmides”, 2649–2100 a.C.), ele era o deus sanguinário que ajudava o rei a caçar e consumir certas divindades, para absorver sua força. Esse poder era acessado através de magia.

amor, despertar a intuição e provocar sonhos.

Na antiga religião romana e mitologia, Luna é a encarnação divina da Lua (Latim, luna). Ela é muitas vezes apresentada como um complemento feminino do Sol (Sol), concebido como um deus. Luna também é por vezes representada como um aspecto de deusa romana tripla (diva triformis), juntamente com Proserpina e Hécate.

A rana, o sapo,o lobo, a lebre e o coelho são animais relacionados com a Lua, e muitas vezes representa-se-lhes como símbolo da mesma.

Selene

Selene, a deusa da lua, era filha dos Titãs Hipérios e Tea e irmã da deusa Eos e do deus Hélios. É conhecida por seus vários casos de amor onde se destaca o romance com o simples e mortal pastor Endymion com quem teve 50 filhos.

Ártemis era a deusa grega da caça, da natureza e da castidade, também considerada protetora das mulheres, das crianças e dos nascimentos. Era filha de Leto e Zeus e também era irmã gêmea de Apolo. O arco e flecha eram seus grandes símbolos.

Abaangui

Abaangui é o deus da Lua na mitologia Guarani. De acordo com uma versão da lenda, Abaangui tinha um nariz enorme. Este, foi arrancado pelo próprio deus, lançando-o até o céu, criando dessa forma a Lua.

Luna

A nossa lua se chama Lua. Isto mesmo! A palavra vem do latim Luna, que na mitologia romana era o nome da deusa relacionada ao satélite que orbita o planeta Terra. A deusa ligada ao astro também existia na mitologia grega.

Luna: do latim, além de significar lua, também é “a iluminada” e “a feminina”. Ayla: em turco, ay quer dizer “lua” e o nome completo quer dizer “luz da lua” ou “luar”. Mahina: o nome é havaiano e significa, além de lua, "luz do luar".

Na Bíblia, há uma profecia sobre o fim do mundo, em Joel 2:31. Essa profecia fala sobre a Lua se tornar sangue: “O Sol se tornará em trevas, e a Lua em sangue, antes que venha o grande e temível dia do Senhor”. Em Apocalipse 6:12, esse acontecimento é mencionado novamente ao retratar o fim do mundo.

Nut

Nut (também Neuth ou Nuit) é a deusa do céu na mitologia egípcia. Ela simboliza a esfera celeste e era tida como a mãe dos corpos celestes. Contemporaneamente, é sincretizada com a deusa Nuit, do panteão da religião de thelema.

Nix é a personificação da noite na mitologia grega. Nix é uma deusa presente na mitologia da Grécia Antiga, sendo uma figura secundária tanto nos mitos quanto na religiosidade grega. Os gregos consideravam que Nix era a personificação da noite, e ela era considerada uma deusa poderosa, apesar de sua menor importância.

No mito de Selene, esta deusa é representada como uma bela mulher, de tez pálida e lisa, que usava uma coroa crescente na cabeça. Às vezes ela montava um touro, mas com mais frequência era vista montando uma carruagem de prata, puxada por dois bois brancos ou dois cavalos alados.

Na Mitologia Celta, a “Lua Tripla” ou “Triluna”, representa a unidade da Deusa Hécate, ou a Deusa Tripla, que é composta de três faces: a Donzela (Juventude), a Mãe (Maturidade) e a Anciã (Sabedoria).

Pachamama

Pachamama: Ovulação – Verão – Lua Cheia
Essa deusa nos lembra que tudo está conectado e que todos os ciclos estão presentes dentro de nós. É uma energia poderosa, representada também pela Lua Cheia e pelo Verão.

Sigel

Na Mitologia nórdica, Sól, ou Sigel (em inglês arcaico), era a deusa do Sol, uma filha de Mundilfari e Glaur. Era esposa de Glen e irmã do deus da Lua, Máni.

Luna é um nome tipicamente feminino que tem origem a partir da palavra em latim luna, que significa literalmente "lua". Por extensão, Luna também recebe os significados de “a iluminada” e “a feminina”.

Há um grupo de crianças no Panamá que é venerado pela comunidade: são conhecidos como os "Filhos da Lua", ou "Netos do Sol", e têm como missão evitar que a Lua seja devorada... Os índios Guna vivem na província de Guna Yala, no Panamá. A sua economia tem por base a agricultura, a pesca e o fabrico artesanal de roupa.