Que droga toma Beth em Gambito de dama?

Perguntado por: atavares2 . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.6 / 5 4 votos

As pílulas Xanzolam, embora não sejam um medicamento real, se assemelham muito a um remédio popular nos anos 60, receitado como cura para a ansiedade, chamado Librium.

A história começa em Lexington, Kentucky, onde Beth, de nove anos, depois de perder a mãe em um acidente de carro, é levada para um orfanato onde aprende xadrez com o zelador do prédio, Sr.

Shaibel (Bill Camp), o zelador do orfanato que dá a Beth suas primeiras aulas de xadrez.

Além de ser chamada de russa erroneamente, O Gambito da Rainha diz que Gaprindashvili passou a carreira sem enfrentar nenhum homem no xadrez, distorcendo o fato de que a enxadrista, na época dos comentários no contexto da série, já havia competido com pelo menos 59 homens enxadristas, incluindo 10 Grandes Mestres.

Foi a primeira mulher a entrar no Hall da Fama Mundial do Xadrez, e uma das doze mulheres a já receber tal honra. É, até hoje, a campeã mundial feminina de xadrez com o reinado mais longo da história, tendo mantido o título por 17 anos (de 1927 até 1944).

Em certas regiões do Brasil, “gambito” (ou “cambito”) é sinônimo de pernas finas. A etimologia é simples: vem do italiano gambetta, que é o diminutivo de gamba – em português, “perna”. Ou seja: ao pé da letra, “gambito” é um jeito de dizer “perninha”.

Xeque. Com seus múltiplos arcos, O Gambito da Rainha passa por temas como empoderamento feminino, família, solidão e comportamentos autodestrutivos. Impressiona tanto pelo roteiro bem estruturado quanto por sua estética.

Lá ela cresceu, aprendeu a jogar xadrez e fez uma amizade que durou pelo resto da vida. Como nem tudo são flores, entretanto, foi justamente no orfanato que Beth entrou em contato com pílulas tranquilizantes, que a tornaram dependente de substâncias.

Mestre da defensiva, mais que da ofensiva, grande especialista em aberturas fechadas, Steinitz é considerado o “pai” do Gambito da Dama, além de ter contribuído para o aperfeiçoamento de inúmeras outras aberturas, entre elas: Gambito Evans, Gambito do Rei, Giuoco Piano, Abertura Escocesa, Abertura Ponziani, Ruy Lopez, ...

Beth Harmon, de O Gambito da Rainha, existiu de verdade? A reposta simples é não, mas isso não quer dizer que ela não tenha sido inspirada em pessoas reais. Enquanto a protagonista da série é puramente fictícia, sua jornada foi comparada a grandes jogadores de xadrez, principalmente Vera Menchik e Judit Polgár.

Sugiro 3 variantes: Índia do Rei, Benoni e Grunfeld. O repertório clássico é para aqueles jogadores mais realistas. Querem ganhar, mas não querem arriscar tanto. Não querem deixar o adversário trocar muitas peças, mas também não querem ter que partir para um ataque enlouquecido.

Indicada a 18 prêmios nos Emmy 2021, O Gambito da Rainha adapta livro de 1983 e foca na trajetória de sucesso da fictícia enxadrista Beth Harmon (Anya Taylor-Joy), órfã que eventualmente vence os principais enxadristas russos na Moscou dos anos 1960, no auge da Guerra Fria.

Essa é a hora chave, em que seu adversário aceita ou não o gambito, isto é, se captura ou não o peão em c4; Após a captura, você deve avançar o peão em frente ao rei em e4. Pronto, você dominou o meio tabuleiro e agora controla de vez a partida; Resta só eliminar o peão preto que foi parar em c4.

Algumas pessoas e instituições têm desempenhado papéis significativos na promoção da inclusão no xadrez e na quebra de barreiras. Por exemplo, a campeã mundial de xadrez, Judit Polgár, rompeu barreiras de gênero ao competir com sucesso em nível internacional contra jogadores predominantemente masculinos.

O jogo do xadrez foi considerado a representação do poder feudal. Mas também representou os personagens das classes sociais distintas, onde cada equipe representava o Aparelho Ideológico do Estado constituído, que enfrentaria o outro para manter a hegemonia do poder capitalista.

  • Anya Taylor-Joy (Beth Harmon)
  • Marielle Heller (Alma Wheatley)
  • Moses Ingram (Jolene)
  • Isla Johnston (Beth Harmon)
  • Millie Brady (Cleo)
  • Chloe Pirrie (Alice Harmon)