Que doenças decorrem da falta de vitamina B1?

Perguntado por: emagalhaes2 . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.8 / 5 15 votos

Beribéri é uma enfermidade causada pela falta de vitamina B1 no organismo. Dentre seus sintomas, podemos citar a diminuição da força muscular e o comprometimento cardíaco. O beribéri apresenta como um de seus sintomas o formigamento e dormência dos membros. Beribéri é uma doença causada pela deficiência de vitamina B1.

A investigação mostrou que, a partir do 5º dia, estabeleceu-se a deficiência de B1, levando à morte de células que gastam mais energia, os neurônios. Essa primeira leva de morte celular liberou componentes no tecido, que ativaram o sistema imune e geraram um processo inflamatório potente que durou alguns dias.

A tiamina é chamada de vitamina B1 por ter sido a primeira vitamina do complexo B a ser descoberta pelos cientistas. A deficiência desta vitamina pode causar a doença beribéri que tem como sintomas: cansaço, perda de apetite, irritabilidade e distúrbios do sono.

Apresento abaixo algumas dessas vitaminas, bem como suas funções no nosso organismo. A B1: desempenha um papel neuromodulador no sistema neurotransmissor de acetilcolina e contribui para a estrutura e função das membranas celulares, incluindo neurônios e neuroglias.

Cromatografia líquida de ultra eficiência.

O diagnóstico de beribéri é clínico e o tratamento é feito com reposição de tiamina. Pode-se realizar diagnóstico laboratorial através da medida da tiamina sérica, da excreção urinária de tiamina e da transcetolase de eritrócitos (exames não disponíveis no Sistema Único de Saúde).

Isso ocorre porque a falta de B1 no organismo, por um período prolongado, leva à morte de neurônios e outras células, comprometendo funções de diferentes regiões do cérebro, inclusive o hipocampo, estrutura responsável pela constituição de novas memórias.

Sua manutenção é feita por meio da ingestão regular de alimentos, como legumes verdes, frutas, peixes, fígado, carne vermelha (principalmente a carne de porco), salsichas, legumes secos e os cereais integrais.

Mantém cabelo e unhas saudáveis
A Tiamina auxilia na manutenção do bom funcionamento da circulação sanguínea e, por desempenhar papel importante como antioxidante, protege do envelhecimento, também, os cabelos e as unhas, mantendo ambos fortes e saudáveis.

A tiamina, também conhecida como Vitamina B1, foi a primeira das vitaminas do complexo B a ser descoberta e que desempenha um papel de importância em muitas funções corporais. Além disso, a tiamina é necessária para o bom funcionamento do sistema nervoso e músculos.

Levedura de cerveja

1 Levedura de cerveja em pó: A levedura de cerveja em pó é o alimento que mais contém Vitamina B1. Cada 100 gramas do seu consumo contém cerca de 14,5 mg de vitamina B1.

Dê preferência para ingeri-los antes ou depois das principais refeições do dia.

As vitaminas B, como a tiamina e niacina, ajudam a metabolizar nutrientes para o cérebro e obter energia. Outras, como as vitaminas B12 e o folato, podem ajudar a proteger contra a demência por meio da degradação da homocisteína, uma substância nociva que pode levar à doença de Alzheimer.

9 nutrientes e vitaminas para memória e concentração

  1. Colina. Parte do chamado complexo B de vitaminas, a colina é um nutriente essencial para todo o corpo. ...
  2. Magnésio. ...
  3. Vitamina B1. ...
  4. Zinco. ...
  5. Ômega 3. ...
  6. Luteína. ...
  7. Vitamina B6. ...
  8. Cafeína.

A doença de Wernicke está associada com deficiência nutricional, ocorrendo especialmente em alcoolistas. A psicose de Korsakoff é uma desordem mental na qual a memória de retenção está seriamente comprometida em um paciente até então sadio. Esta desordem está também associada ao alcoolismo e à deficiência nutricional.

Problemas de absorção, doenças que aumentam a necessidade do corpo dessa vitamina e alimentação deficiente podem desencadear a deficiência de B1. Além disso, alcoolistas e pacientes sob tratamento dialítico também podem apresentar esse problema.

Descrição ParâmetroValor Referência
Descrição Parâmetro VITAMINA B1Valor Referência De 33,1 a 60,7 µg/L

Suplementação/dieta (depende das calorias e carboidratos): 0,5-1,0mg/dia, VO; esta dosagem pode ser encontrada em preparações de multivitamínicos. Deficiência (beribéri): 5-30mg/dia, VO, 3 vezes/dia por 1 mês.

O beribéri provoca o comprometimento dos nervos e, em formas mais graves, pode ser responsável por insuficiência cardíaca, encefalopatia e distúrbios neuropsiquiátricos.

(Deficiência de vitamina B2)
Sinais e sintomas são dor de garganta, lesões dos lábios e das mucosas bucais, glossite, conjuntivite, dermatite seborreica e anemia normocítica normocrômica. O diagnóstico costuma ser clínico.

O Beribéri é uma doença causada pela deficiência de tiamina (vitamina B1). No Brasil desde 2006, têm sido notificados casos de Beribéri nos estados do Maranhão e Tocantins.