Que doenças a penicilina pode causar?

Perguntado por: evieira6 . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 4 votos

A penicilina, assim como qualquer medicamento, pode causar efeitos colaterais. Entre as reações mais conhecidas, podemos citar reações urticantes, choque anafilático, vermelhidão na pele, febre, nefrite intersticial alérgica, anemia hemolítica, trombocitopenia, convulsões e abalos musculares.

Quais são os possíveis efeitos colaterais? Alergias na pele, como erupção cutânea, urticária, coceira e inchaço, estão entre as possíveis reações. Febre, falta de ar, dor de cabeça, diarreia, náusea, vômitos e candidíase oral e genital também podem ocorrer.

Os pacientes com alergia às penicilinas não devem mais ser tratados com essa classe de antibiótico. Apesar desta restrição significar a impossibilidade de usar antibióticos muito comuns, como amoxicilina, oxacilina e piperacilina, na maioria das infecções é possível arranjar em esquema antibiótico alternativo eficaz.

Benzetacil é um antibiótico que contém penicilina G benzatina na sua composição que age eliminando bactérias que causam infecções da garganta ou sexualmente transmissíveis como a sífilis, por exemplo, mas que também pode ser usada no tratamento profilático da febre reumática ou glomerulonefrite, por exemplo.

Ao ser injetada, a solução tensiona as fibras e causa dor. No caso da penicilina benzatina – “nome completo” da benzetacil –, há um agravante: se o frasco não for devidamente agitado antes da aplicação, a solução não fica homogênea, e os cristais que sobram na dose agridem a fibra e aumentam a dor.

A maioria das bactérias possui uma capa externa (parede celular) que as protege. Assim como os outros antibióticos betalactâmicos, a penicilina age impedindo que as bactérias formem essa parede celular, o que resulta em morte das bactérias.

Após a aplicação de uma injeção com 1.200.000 Unidades, a penicilina permanece na corrente sanguínea em níveis adequado para o efeito esperado por até 28 dias, durante todo este período ela tem o efeito bactericida esperado.

2 doses é subtratamento, que pode levar a resistencia e pior depois para tratamento.

O benzetacil® como a maioria dos antibióticos, são metabolizados pelo fígado, assim como as bebidas alcoólicas (cerveja, whisky, vinhos entre outros), portanto podem interagir, sobrecarregando o fígado e reduzindo a ação do medicamento.

Benzetacil® (benzilpenicilina benzatina) está contraindicado para pacientes com alergia às penicilinas. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas, sem orientação médica, ou do cirurgião-dentista.

A penicilina, importante antibiótico descrito desde a década de 1940, é ainda utilizada no tratamento e na profilaxia de doenças bacterianas.

Os sintomas geralmente incluem urticária, coceira nos olhos e inchaço nos lábios, língua ou rosto. Em alguns casos, a alergia pode causar vômitos e diarréia. Raramente, as alergias à penicilina levam à anafilaxia, uma reação com risco de vida que afeta todo o corpo.

Por que as pessoas tem alergia à Penicilina? Por terem ação estreita, as Penicilinas ainda são a família de antibióticos mais utilizada e menos tóxica. Ainda assim, elas podem se ligar às proteínas do soro humano e, então, provocar reações alérgicas em indivíduos suscetíveis. Além de outras reações adversas.

A Amoxicilina é uma medicação derivada da penicilina, classificada como de segunda geração pois é capaz de combater um espectro maior de bactérias. Portanto, quem possui alergia às penicilinas não deve usar amoxicilina na mesma. Ela é disponível em comprimido ou xarope (suspensão oral).

Ao estudar as propriedades deste bolor, identificado como pertencente ao gênero Penicillium, Fleming percebeu que ele fornecia uma substância capaz de eliminar diversas bactérias, como as estafilococos: responsáveis pela manifestação de diversas doenças, tanto comuns quanto mais graves.