Que doença que ataca os nervos?

Perguntado por: rsilveira . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.1 / 5 11 votos

Lista de doenças neurológicas degenerativas

  1. Mal de Alzheimer. ...
  2. Mal de Parkinson. ...
  3. Esclerose múltipla. ...
  4. Esclerose lateral amiotrófica (ELA) ...
  5. Distrofia muscular. ...
  6. Atrofia muscular espinhal (AME)

Os principais sintomas são dores intensas na região lombar, glúteo, panturrilha ou pernas. Há também limitação dos movimentos para sentar, deitar, levantar e manter a coluna em posição ereta.

Infecções, incluindo infecções bacterianas, virais e fúngicas, também podem causar inflamação nos nervos. Condições autoimunes como lúpus e artrite reumatoide podem resultar em inflamação dos nervos devido ao ataque do próprio corpo.

Esclerose múltipla
A esclerose múltipla é uma doença neurodegenerativa mais comum em mulheres de 20 a 40 anos. Ela provoca lesões no cérebro devido a uma condição autoimune, na qual o sistema imunológico ataca o revestimento dos neurônios, chamado de bainha de mielina.

Sallem diz que a eletroneuromiografia é um exame que estuda os nervos motores e sensitivos. Esse teste é realizado em duas etapas. Na primeira, são dados pequenos choque nos nervos periféricos para que seja analisada a velocidade de condução nervosa. Ou seja, o tempo que o corpo demora para responder àquele estímulo.

Ureia e creatinina - Para avaliar a função renal. Vitamina B12 e outras vitaminas - Para detectar deficiências.

NERVO CIÁTICO INFLAMADO REMÉDIOS NATURAIS

  • Alongamentos e massagens.
  • Chás anti-inflamatórios: chá de dente-de-leão, chá de cúrcuma, chá de gengibre, chá de hortelã e chá de erva-doce.
  • Realizar compressas geladas e quentes.
  • Não ficar muito tempo em uma única posição.
  • Usar pomadas anti-inflamatórias.

Em momentos de crise, é indicado ao paciente o uso de analgésicos ou anti-inflamatórios, a depender do quadro. Ainda, é eficiente para o alívio da dor a realização de compressas mornas no local afetado, o uso de pomadas e repouso em posições que relaxem o nervo, como a posição fetal.

A dor neuropática é um tipo de dor crônica que ocorre quando os nervos sensitivos do Sistema Nervoso Central e/ou periférico são feridos ou danificados. Esse tipo de problema está presente em até 10% da população e pode ser incapacitante, causando diferentes sensações de dor.

A esclerose lateral amiotrófica (ELA), cuja causa específica ainda é desconhecida, caracteriza-se pela degeneração progressiva de neurônios motores localizados no cérebro e na medula espinhal.

Encéfalo e medula espinhal compõem o SNC. Ambos são envolvidos por membranas de tecido conjuntivo, chamadas meninges, cuja função é proteger o sistema nervoso central. O encéfalo é o principal centro de controle e comando de ações do organismo. Ele é formado pelo cérebro, cerebelo, bulbo, ponte, tálamo e hipotálamo.

Os sintomas da neuropatia periférica podem incluir formigamento, dormência e dor nas áreas afetadas. Em casos graves, tendem a causar fraqueza, perda de sensibilidade e dificuldade para mover as regiões do corpo comprometidas.

O neurologista é o especialista indicado para realizar o diagnóstico de neuropatia periférica – doença que afeta os nervos periféricos, responsáveis por encaminhar informações do cérebro e da medula espinhal.

Por isso, o mais recomendado para esse tipo de situação é procurar um neurologista que tenha o suporte de um time de profissionais da saúde onde todos eles sejam especializados em dor neuropática.