Que doença pode ser causada pelo aumento dos triglicerídeos?

Perguntado por: oalmada . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.4 / 5 3 votos

Quanto maior o nível de triglicerídeos no sangue, maior a probabilidade de o paciente desencadear doenças como: pancreatite (inflamação do pâncreas), esteatose hepática (gordura no fígado), aterosclerose (placas de gordura nos vasos sanguíneos) e até mesmo derrame cerebral (AVC).

Triglicérides pode ser mais perigoso que colesterol para AVC, diz estudo.

Aumentar o consumo de fibras
O consumo aumentado de fibras ajuda a diminuir a absorção de gordura e açúcar no intestino, ajudando a reduzir os níveis altos de triglicerídeos. As principais fontes de fibra incluem as frutas e os vegetais, mas outras formas de obter fibra na dieta são os frutos secos e os cereais.

Os principais representantes da farmacologia para triglicerídeos são o ácido nicotínico e os fibratos, que agem diminuindo os níveis de triglicérides no organismo. É importante ressaltar que nenhum tratamento deve ser iniciado sem orientação médica, isso pode acarretar consequências graves e até mesmo irreversíveis.

Tem sim. Mudanças de hábitos de vida, hábitos alimentares, mais medicação, podemos ter um controle efetivo, e caso não seja dislipidemia familiar, pode sim, ter cura.

As medidas para tratamento envolvem reeducação alimentar, atividade física e uso de medicação da classe dos fibratos. Essas medidas em geral reduzem o Triglicérides num período de 30 dias em 30-50%.

Alimentos gordurosos, como carne vermelha, leite integral, ovos e outros de origem animal, bem como carboidratos como farinha branca e açúcar, são alguns dos alimentos que podem elevar a taxa de triglicerídeos no sangue se consumidos em excesso.

Todos nós possuímos triglicerídeos e isso é normal. Devemos nos atentar quando se encontra acima do valor de referência de 150ml/dL em jejum, pois está atrelado à formação da placa de gordura nos vasos do coração, podendo acarretar doenças cardiovasculares, como o infarto.

6 remédios caseiros para baixar os triglicerídeos

  1. Suco de abacaxi e bagaço de laranja. ...
  2. Chá de cúrcuma. ...
  3. Água de aveia com canela. ...
  4. Suco de beterraba com maçã ...
  5. Água de alho. ...
  6. Vinagre de maçã

Triglicerídeos leigamente dizendo é a "gordura" no sangue. É um tipo específico de colesterol que quando elevado pode causar várias complicações como por exemplo pancreatite. A glicemia - nível de glicose no sangue - quando muito elevada pode causar aumento também nos Triglicerideos.

Níveis de triglicérides elevado é devido a alta ingestão de carboidrato simples, como arroz, macarrão, biscoito, etc. Sugiro mudar para carboidrato integrais, como arroz integral, macarrão integral e retirar açúcar, biscoito e bolachas.

Psicanalista, sexóloga e nutricionista. Sim. Não há aumento nos níveis de triglicerídeos com o consumo de banana. Lembrando que o consumo de frutas variadas auxilia na redução do colesterol e frações (incluindo os triglicerídeos).

Cafés do tipo espresso ou de prensa francesa não passam por filtragem e, por isso, podem aumentar o colesterol e triglicerídeos em indivíduos em que já tem esses marcadores elevados.

Conheça as frutas que ajudam a controlar o triglicérides:

  • Ameixa;
  • Banana;
  • Maçã;
  • Kiwi;
  • Morango.

Vinagre de maçã em jejum – dilua 1 a 2 colheres de sopa de um vinagre de maçã de boa procedência, preferencialmente orgânico, em um copo de água, e beba 20 minutos antes do café da manhã. Caso prefira, a mistura poderá ser consumida antes do almoço ou do jantar.

A concentração sérica de triglicerídeos pode ser estratificada em termos de percentis da população e / ou risco coronariano: Normal – <150 mg / dL (1,7 mmol / L) (3).

Dicas para reduzir os níveis de triglicerídeos no café da manhã

  1. Fatia de pão de centeio com azeite de oliva extravirgem. ...
  2. Frutas silvestres. ...
  3. Bebida matinal para reduzir os triglicerídeos. ...
  4. Diga sim à aveia. ...
  5. Combinação de abacate e melancia. ...
  6. Maçãs e nozes.

Soja, feijão e amendoim são alguns exemplos de leguminosas que podem ser incluídas no cardápio e ajudam a reduzir os níveis de gorduras no sangue, inclusive de triglicérides.