Que doença Juliette?

Perguntado por: omoreira . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 20 votos

Em março deste ano, a cantora e ex-BBB Juliette também contou ter descoberto um aneurisma. Ela precisou ir para o bloco cirúrgico e descobriu que o seu caso se tratava de uma formação atípica, que poucas pessoas têm.

A cantora recebeu o diagnóstico quando acompanhou a mãe em uma cirurgia, em São Paulo. Na ocasião, sua médica sugeriu que Juliette aproveitasse para fazer um “check-up”, e os exames identificaram o que os médicos acreditaram se tratar de um aneurisma cerebral.

Sem cirurgia, a chance de sobrevivência é de apenas 20%. Quando há rompimento, o tratamento precisa ser imediato, com cerca de 50% de chance de recuperação mesmo chegando ao hospital. Também é possível haver aneurisma na porção torácica da aorta, mas é mais raro.

Um aneurisma geralmente só causa cefaleia quando rompe. Isto causa uma hemorragia súbita no cérebro e leva a um tipo de dor de cabeça muito intensa, “explosiva”, podendo ser associada a náuseas, vômitos e muitas vezes perda de consciência, podendo levar à morte ou sequelas importantes.

Os aneurismas podem ser detectados em exames de imagem não-invasivos, como a Tomografia Computadorizada e Ressonância Nuclear Magnética. Mesmo que esses exames tenham sido solicitados para investigar outras condições que não tem relação ao aneurisma, eles podem servir para detectá-los.

Como resultado, um AVC pode causar sintomas graves ou pequenos e requer atenção médica imediata! Já um aneurisma ocorre quando há uma área fraca e saliente na parede de uma artéria. Você pode ter um aneurisma sem apresentar sintomas, por exemplo.

A cantora Juliette lançou nesta semana a música “Solar”, que compôs em homenagem à irmã mais nova Julienne, que morreu aos 17 anos em decorrência de um AVC (acidente vascular cerebral) provocado por um aneurisma cerebral — mesma condição diagnosticada na vencedora do "BBB21" em agosto do ano passado, ao realizar exames ...

Os aneurismas da aorta abdominal geralmente se expandem lentamente e, às vezes, se rompem. Eles podem causar uma sensação pulsante no abdômen e, caso se rompam, podem provocar dor profunda e extrema, hipotensão arterial e morte.

Sem irrigação o aneurisma murcha e desaparece, no caso de ter rompido ele cicatriza e desaparece.

Podem ser sintomas de um aneurisma: perda de consciência, dor de cabeça súbita, dor abdominal ou dor nas costas, sensação de pulsação abdominal, queda de pressão, aumento da frequência cardíaca, enjoo e vômitos. Vale lembrar que esses sintomas variam a depender do local do aneurisma.

Fumantes. Pessoas com histórico familiar, que já tiveram dois ou mais casos de parentes de primeiro ou segundo grau com casos confirmados ou suspeitos de aneurisma. Reincidentes. Mulheres na pós-menopausa (vale o checape!).

Angiotomografia Computadorizada Multislice (Angio TC)
A Angio TC é um método não invasivo que utiliza radiação ionizante e obrigatoriamente contraste iodado, também utilizado para diagnóstico do aneurisma cerebral.

A mais comum delas é a Cefaleia Tensional, geralmente sentida como um aperto ao redor do crânio e não muito intensa.

Se você tem dores de cabeça com pontada tipo choque com frequência, principalmente se já tiver algum diagnóstico prévio, é preciso buscar ajuda médica. Mesmo que não seja associado a algum problema de saúde, é importante descartar problemas graves para que você tenha acesso ao melhor tratamento para o seu caso.

Como prevenir o Aneurisma Cerebral?

  1. Mantenha um peso ideal;
  2. Adote uma alimentação saudável.
  3. Faça exercícios físicos regulares;
  4. Não fume;
  5. Reduza o consumo de álcool;
  6. Controle o estresse;
  7. Não pare ou mude seu tratamento sem orientação médica.

O Médico Especialista em Aneurisma, capaz de realizar o tratamento mais adequado ao paciente é o Cirurgião Vascular e Endovascular.

A dor é um problema comum nas pessoas que sofreram um AVC (11% a 55% dos casos) e que deve ser valorizado.

Quais são os principais sintomas?

  • Perda súbita da força, formigamento e/ou dormência em um dos lados do corpo.
  • Dificuldade repentina de falar ou compreender o que se fala.
  • Perda visual, particularmente quando afeta um lado só
  • Tontura ou desequilíbrio súbitos.
  • Dor de cabeça intensa.

Na maioria das pessoas o hemisfério dominante é o lado esquerdo. Dessa forma, o AVC que acomete o lado esquerdo do cérebro, além de poder causar fraqueza do lado contra-lateral, isto é do lado direito, também podem causar alteração da linguagem.

A ruptura de um aneurisma da aorta requer intervenção imediata, pois há risco à vida. As principais causas do aneurisma da aorta estão associadas à aterosclerose. Os fatores de risco são os mesmos da doença coronariana: fumo, diabetes, hipertensão, colesterol e história familiar.

Fatores de Risco
Fuma ou tem histórico de tabagismo. Artérias entupidas (aterosclerose) Pressão alta (hipertensão) Histórico familiar (fatores genéticos)