Que doença faz a pessoa perder peso rápido?

Perguntado por: ocruz8 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 5 votos

Perda de peso rápida e repentina não intencional

  • doenças intestinais, como úlceras e síndrome do intestino irritável;
  • depressão;
  • disfunções na tireoide, como hipertireoidismo;
  • diabetes;
  • tuberculose e doença pulmonar obstrutiva crônica;
  • abuso de álcool ou drogas.

Apesar de esses sintomas serem mais prevalentes em pacientes com câncer em estágio avançado, nos casos dos tumores do trato gastrointestinal, como de intestino, pâncreas, esôfago e fígado, o emagrecimento costuma ser um dos sinais mais perceptíveis da doença.

A perda de peso pode indicar a presença de um tumor malíguino em qualquer parte do corpo, embora seja mais frequente em certos tipos. O câncer de pulmão, câncer de pâncreas, câncer de esôfago e câncer de cólon e reto são alguns exemplos de tipos de câncer associados à perda de peso.

A avaliação deve iniciar com a aferição e registro do peso, verificação do quanto foi perdido, comparado com o peso usual e a realização de história clínica e exame físico minuciosamente completos. Perda de peso clinicamente importante é definida como perda de 5% ou mais do peso usual em um período de 6 a 12 meses.

Uma forma de parar de perder peso é aumentando a quantidade de calorias que você come todos os dias. Você deve consumir pelo menos 1,200 calorias por dia. Tente monitorar seu consumo usando um aplicativo e adicione algumas calorias extras por dia. Isso não significa que você deva começar a comer um monte de porcaria.

Casos de ansiedade de curta duração causam muitas vezes uma redução aguda no apetite, em que algumas pessoas podem passar alguns dias comendo bem menos do que o normal, conscientemente ou não. Quando acontece esse déficit de calorias num curto prazo, a ansiedade emagrece.

Hipertireoidismo. Ocorre quando a tireoide produz excessivamente os hormônios tireoidianos (T3 e T4), que são responsáveis por regular o metabolismo. No hipertireoidismo, o excesso hormonal pode levar a um aumento do gasto calórico, tremores, irritabilidade e rápida perda de peso.

Quem tem diabetes precisa saber que a doença pode sim causar a perda de peso repentina porque, quando o organismo não tem energia, ele necessita recorrer a outras fontes, como as reservas de gordura, propiciando a perda de peso não intencional.

dor ou desconforto abdominal, como gases ou cólicas; perda de peso sem razão aparente; cansaço, fraqueza e anemia. Quando a doença está no início, não é comum a ocorrência de sintomas, por isso é importante a realização de exames preventivos para a detecção precoce da doença.

Não existe nenhum exame de sangue para detectar câncer no corpo inteiro. O que existe, além do hemograma completo, são exames de sangue específicos, que ajudam no rastreamento de determinados tipos de neoplasias.

A ultrassonografia endoscópica é mais precisa que o ultrassom abdominal e é provavelmente a melhor maneira de diagnosticar o câncer de pâncreas. Esse exame é realizado com uma sonda de ultrassom junto com o endoscópio para visualizar o interior do trato intestinal e obter amostras de biópsia de um tumor.

A perda de peso ao longo dos meses sem uma mudança no estilo de vida ou na dieta pode ser um dos sintomas do câncer de intestino. Isso acontece porque as células tumorais usam boa parte do estoque energético do organismo, além do sistema imunológico, que trabalha mais rápido para combater o problema.

Tanto que a perda de peso sem motivos aparentes é um dos sintomas da doença. Isso acontece porque o tumor causa um aumento nos processos metabólicos das proteínas. Como consequência, o corpo passa a precisar de mais calorias para realizar suas funções diárias, levando a um emagrecimento.

É preciso especialmente buscar ajuda médica para a perda de peso não intencional caso o emagrecimento seja acompanhado de outros sintomas, como febre, diarreia, vômitos, falta de ar, sudorese noturna, sede excessiva e outros.

Quem perde peso de forma rápida, não perde apenas gordura, mas também músculo e líquidos, além de ter muito mais chances de engordar novamente. É o chamado efeito sanfona. O indivíduo emagrece, volta a comer em excesso, faz novamente a dieta, mas depois volta a engordar…

endocrinologista

O endocrinologista é um médico habilitado e, portanto, pode prescrever medicamentos para auxiliar no processo de perda de peso. Mas é importante lembrar que o uso de medicamentos para emagrecer é individual e intransferível.

Se você deseja engordar de forma rápida, os melhores suplementos para ingerir é uma fonte de carboidrato e um hipercalórico. Nesse caso a melhor indicação é a Maltodextrina ou a Dextrose, e o Hipercalórico.