Que doença a solitária provoca?

Perguntado por: alopes . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.9 / 5 11 votos

A teníase (também conhecida como 'solitária') é provocada pela presença do parasita no intestino delgado. Geralmente é assintomática, mas pode causar dores abdominais, náuseas, debilidade, perda de peso, flatulência, diarreia ou constipação.

O albendazol é eficaz em tratar a teníase (doença causada pela chamada "solitária"), além de outras parasitoses. A dose de 400mg 1x ao dia por 3 dias seria suficiente. Procure o seu médico se dúvidas adicionais.

A Taenia solium, ou "ténia solitária", é um verme que enquanto adulto pode chegar a medir cerca de 3 a 4 m e a viver aproximadamente 25 anos.

A teníase, popularmente conhecida como solitária, é uma verminose causada pelo verme adulto de Taenia sp. que pode dificultar a absorção dos nutrientes dos alimentos e provocar sintomas como enjoos, diarreia, perda de peso ou dor abdominal, por exemplo.

Para cada tipo de parasita, existe um tempo de tratamento mais adequado, que pode variar de 1 a 5 dias, por exemplo. Em geral, o efeito já é sentido logo após o término do tratamento, se ele for indicado adequadamente e os sintomas sejam realmente causados por parasitose intestinal. Espero ter ajudado.

O tratamento da teníase é feito através da administração de medicamentos com ação vermífuga (ou seja, para matar o indivíduo adulto). Um dos remédios mais usados é o praziquantel, mas existem outras opções como a niclosamida e o albendazol.

Quais os sintomas?

  • Neurocisticercose. Cisticercos localizados no cérebro: Dores de cabeça frequentes; Convulsões; Confusão mental.
  • Pode se localizar na musculatura ocasionando: Inchaço; Inflamação; Dificuldade nos movimentos.
  • Cisticercose ocular: Pode levar a cegueira.

Dentre os vermes, os mais perigosos são o Shistosoma mansoni e a Wuchereria bancrofti, responsáveis respectivamente pela esquistossomose e a filariose. Os sintomas causados pela presença de parasitas podem ser facilmente confundidos com os de outras doenças.

A coceira do ânus é um sintoma clássico da oxiuríase, verminose provocada pelo helminto Enterobius vermicularis ou Oxiurus vermicularis. A coceira costuma ser mais intensa à noite é pode deixar o paciente inquieto e com dificuldade de dormir.

Neurocisticercose. . De todas as larvas que causam infecções no cérebro, a larva de tênia é a que causa, de longe, a maioria dos casos de infecções no cérebro no hemisfério ocidental.

A solitária é o verme adulto e se aloja no intestino do ser humano. Já o cisticerco, que é a larva da taenia solium ou da taenia saginata, se hospeda tanto em homens quanto em animais.

O principal exame utilizado para diagnosticar a presença de vermes intestinais é o exame parasitológico de fezes, conhecido popularmente por "exame de fezes", que avalia a presença de ovos ou cistos de parasitas nas fezes.

O nome teníase vem de tênia: um verme achatado que só vive no intestino das pessoas e pode chegar a até 4 metros de comprimento na fase adulta. Já pensou ter um bicho desses dentro de sua barriga? Por viver sozinha no intestino, a tênia é chamada também de “solitária”.

Depende da verminose que se estiver pensando tratar para saber qual seria melhor. Para tratar a maioria de helmintos e protozoários com menos tempo ANNITA seria melhor,, mas se pensar em alguns helmintos menos comuns e dependendo da história epidemiológica o Albendazol seria melhor.

Após apresentar sintomas similares a uma gripe, como garganta irritada e dolorida, a paciente foi diagnosticada com uma lombriga de aproximadamente 4 centímetros em sua amígdala.
...
Além disso, a migração das larvas pode causar:

  • Febre.
  • Dor abdominal.
  • Diarreia.
  • Náuseas.
  • Bronquite.
  • Perfuração intestinal.
  • Convulsão.

Não há um horário preferencial, nem é necessário jejum. Escolha um horário em que seja cômodo e fácil de tomar. Se na sua prescrição, o médico orienta tomar também em outros dias, procure manter o mesmo horário das tomadas.

Alguns remédios caseiros com ação antiparasitária são:

  1. Leite com hortelã ...
  2. Chá de arruda com sementes de mamão. ...
  3. Chá de cúrcuma. ...
  4. Chá de mastruz. ...
  5. Azeite de alho. ...
  6. Chá de artemísia. ...
  7. Chá de erva-doce.

Uma forma de perceber a presença do verme é a eliminação de pequenas partes dele nas fezes da criança, ou até mesmo nas roupas íntimas. O diagnóstico da teníase é feito pelo exame parasitológico de fezes e o tratamento com medicações anti-parasitárias específicas.

O diagnóstico da cisticercose pode ser feito com exames de imagem como radiografias, tomografias, ultrassom ou ressonância magnética, assim como com o exame do líquido cefalorraquidiano no cérebro ou exames de sangue.