Que doce posso comer tendo refluxo?

Perguntado por: rjaques6 . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

Você pode substituir o leite integral normal pelo desnatado, pode também substituir o açúcar refinado por adoçantes naturais como mel, açúcar de coco ou açúcar mascavo”, sugere a nutricionista.

Quem tem refluxo também pode comer a batata inglesa e a batata doce.

A ingesta de bolo e pudim não serão a melhor opção nutricional pelo excesso de açúcar e conforme ingredientes a base de molhos picantes, molho de tomate, cafeína, gorduras ou condimentos pode estimular o refluxo gastroesofágico, sendo recomendado consumo moderado .

Geralmente os sintomas de azia e empachamento após as refeições indicam refluxo. Tomar açaí faz mal para a gastrite? Sim, porque é uma comida muito gordurosa e fermentada, o que agrava a inflamação.

– obesidade: os episódios de refluxo tendem a diminuir quando a pessoa emagrece; – refeições volumosas antes de deitar; – aumento da pressão intra-abdominal; – ingestão de alimentos como café, chá preto, chá mate, chocolate, molho de tomate, comidas ácidas, bebidas alcoólicas e gasosas.

Batata-doce
É rica em carboidratos complexos e fibras solúveis, que podem ajudar a reduzir a acidez estomacal e a inflamação do revestimento do estômago.

Não se deve ingerir esse tipo de alimento . Todos eles aumentam o refluxo.

3- Comer chocolate a toda a hora
O chocolate é rico em gorduras, cafeína e teobromina, três substâncias que irritam a mucosa do estômago e provocam o relaxamento da esfíncter do esôfago. Evite consumi-lo com frequência, e opte sempre por pequenas quantidades.

Frutas. Frutas como melões, bananas, maçãs e peras são importantes em uma dieta para diminuir as chances dos sintomas do refluxo. No entanto, evite frutas cítricas como laranja, limão e abacaxi, pois, por serem mais ácidas, fazem muito mal para quem está com refluxo.

Legumes como alcachofra, pepino, abóbora e aspargo possuem propriedades que também ajudam a cuidar do trato digestivo. Amêndoas, água de coco, vinagre de maçã, gengibre, salsa e erva-doce são outros alimentos que não devem faltar na dieta para pacientes com refluxo gastroesofágico.

Isso faz com que a passagem do ácido estomacal seja facilitada. Ou seja, os episódios de refluxo são mais recorrentes. Você pode preferir tipos de carboidratos, que sejam complexos. É o exemplo do cuscuz, da tapioca, da batata doce e do pão integral.

Não há proibição de leite e outros produtos lácteos, mas ao comer queijo, selecione opções mais suaves e menos gordurosas, como cream cheese, brie e ricota. O iogurte também pode ser uma boa opção. É possível tomar sorvete com pouca gordura.

Há uma razão científica para isso. De acordo com o site americano Healthy Food Forever, a gelatina é um alimento de fácil digestão e, portanto, não prejudica o estômago dos pacientes em recuperação.

Amendoim
Apesar de ser muito saudável, o amendoim é uma oleaginosa rica em gorduras, o que aumenta o seu tempo de digestão no estômago, estimulando a produção de ácidos gástricos e podendo, por isso, causar ou piorar os sintomas de refluxo e azia, principalmente se consumido em grandes quantidades.

Algumas dicas caseiras para tratar a queimação são: beber água gelada, comer maçã ou pera sem casca e tomar chá de funcho ou gengibre. Também são recomendados alguns sucos, como de batata crua, couve e maçã ou mamão e linhaça.

Iogurte e kefir (um tipo de leite fermentado com muitos benefícios para a saúde) são excelentes para equilibrar as bactérias saudáveis do estômago, ajudando na digestão dos alimentos. As gorduras saudáveis, como óleo de coco e abacate, também são grandes aliadas para amenizar os sintomas do refluxo.

Refluxo gastroesofágico tem cura? Existe controle através de medicamentos e mudanças de hábitos de vida. A cirurgia pode ser necessária eventualmente. Não existe cura, portanto, reincidir em maus hábitos e ganho de peso pode fazer com que os sintomas da DRGE reiniciem mesmo após longo período de remissão.