Que disjuntor usar como chave geral?

Perguntado por: lalves . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

O disjuntor geral para nosso exemplo deve ser de no mínimo 63A para uma tensão de 127V. A escolha da faixa de corrente depende da disponibilidade dos fabricantes.

As curvas de disjuntores são definidas de acordo com a utilização, sendo o disjuntor geral sempre com a curva maior entre os disjuntores! No caso do nosso exemplo, como há disjuntores curvas B e C, o disjuntor de maior curva deve ser usado, e a maior curva é a C.

disjuntor bipolar

Portanto, para circuitos 220V o correto é sempre um disjuntor bipolar, pois na necessidade ele desarmará as duas fases de uma vez, protegendo seu circuito e aparelhos ligados nele.

Geralmente, os disjuntores padronizados fazem uso de 15 a 20 ampères para residências ou circuitos de alta carga.

Ou seja, se seu sistema de alimentação for bifásico, você deve optar por um disjuntor bipolar para proteção. Para um sistema trifásico, utilize um tripolar.

C32 A no disjuntor quer realmente dizer que ele desarma em 32 ampéres. C significa que ele possui a mais rápida resposta à essa corrente máxima. 3000 A ou3 KA quer dizer que ele suporta um pico de 3000 ampéres por milésimos de segundo sem ser destruído.

Disjuntor termomagnético

Disjuntor termomagnético
Dessa forma, o dispositivo termomagnético desarma nos dois casos e proporciona mais proteção à instalação elétrica do que os disjuntores térmicos ou magnéticos. Por causa dessa característica, esse tipo de disjuntor é o mais recomendado para instalar nas residências.

40A

Para chuveiro com a tensão nominal de 220V e 7500W ou 7800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 40A e a seção do cabo deve ser 6mm².

Disjuntor tripolar 63A, usado na proteção de instalações elétricas em circuitos com três fases, como circuitos com motores elétricos trifásicos.

O cabo flex 6 mm suporta corrente de 36,0 ampères sem aquecer. Então, é indicada a utilização de um disjuntor de 40A.

O Disjuntor geral é um dos principais componentes de um projeto elétrico predial. Item de extrema importância, o disjuntor geral é responsável pela segurança de toda a instalação, ou seja, serve para garantir o funcionamento dos os equipamentos e a tranquilidade das pessoas.

10 mm²

Para 50 amperes, utilizado em equipamentos mais pesados = Utilizar uma bitola de fio de 10 mm².

Ele protege a instação, o circuito e os condutores elétricos contra curto circuitos e sobrecargas. Funciona como interruptor automático que interrompe a alimentação elétrica em caso de pico de corrente elétrica acima do adequado ao circuito.

O aparelho 12000 BTUs precisa de um disjuntor entre 10 e 16 ampères. As outras informações de instalação elétrica é um modelo tipo Curva C e a fiação de 2,5mm².