Que dia se comemora o dia de Oxalá?

Perguntado por: ecunha6 . Última atualização: 14 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 3 votos

25 de dezembro

É que 25 de dezembro, data estabelecida para a comemoração do nascimento de Jesus Cristo, também é considerada como o dia de Oxalá, a quem representa no sincretismo religioso.

Exu Lálú é o justo mensageiro de Bàbá Òsàfuru (Oxalá, que além de usar um cajado especial, tem o poder do sono físico). Lálú também tem ligação com Ògún, Odé e Sàngó.

Sua saudação é èpao, èpa bàbá! Oxalá é considerado e cultuado como o maior e mais respeitado de todos os orixás do panteão africano.

sexta-feira

É um forte aliado para quem procura banho de descarrego, principalmente, para proteção. Aprenda o banho de Oxalá e faça o banho na sexta-feira. Ferva dois litros de água e, quando ela estiver morna, acrescente um punhado de boldo macerado. Coe e deixe esfriar enquanto tome o banho higiênico.

Coelho - com seu jeito brincalhão tem a proteção dos Gêmeos Ibeji. Pombo - pelo seu poder de conciliação tem a proteção do jovem Oxalá, Oxaguian. Elefante - representa grandiosidade e ancestralidade é protegido pelo grande Orixá, Oxalufan.

Cor: Branco leitoso. OXALÁ é o detentor do poder procriador masculino. Todas as suas representações incluem o branco.

Oração a Oxalá: Grande Orixá, neste dia te peço força e sabedoria. Faça-me olhar o mundo com olhos de amor; ser paciente, compreensivo e prudente. Senhor da pureza cerra meus ouvidos para a calúnia e guarda minha língua da maldade.

VELA DA COR BRANCA: OXALÁ. trabalhos e firmamentos dentro da associação da pureza/Oxalá. VELA DA COR VERMELHA: OGUM. trabalhos pois dependerá em grande parte da força mental da pessoa.

As Pombagiras são Entidades femininas que retratam mulheres fortes e decididas que ajudam em inúmeras situações como; proteção espiritual, vida amorosa e trabalho. Dentre as muitas Pombagiras que baixam nos Terreiros temos: Maria Padilha, Maria Mulambo, Maria Farrapo e tantas outras.

Guia é o nome usado nas religiões afro-brasileiras para os colares usados pelos médiuns durante as sessões e giras e também utilizadas pelos filhos da casa representando os seus guias (Orixás), variando a cor conforme a Linha na qual o espírito atua, a considerar: Linha de Oxalá = Contas Brancas (Candomblé e Umbanda)

Eles são cuidadosos e generosos, além de serem um pouco perfeccionistas e detalhistas ao extremo. Geralmente, o filho de Oxalá é alegre, gosta profundamente da vida, é falador, brincalhão e fanfarrão. Ao mesmo tempo é idealista, defendendo os injustiçados, os fracos e os oprimidos.

Ele se manifesta em nossa vida através da fé e da paz. É o responsável pela saúde física e mental, por isso é invocado nos momentos de enfermidade. Na angústia ou impaciência, é a Oxalá que devemos recorrer, pois como ele tem poder sobre a cabeça ele certamente nos atenderá.

De acordo com a filosofia do Terreiro do Pai Maneco a atuação de OXALÁ se dá diretamente em todos os seres, estando assim presente em tudo como os demais Orixás, mas sua manifestação não se faz através da incorporação.

3030 - Oxalá carrega um opaxorô, símbolo da ancestralidade, sendo ele um dos principais Orixás encarregados pela criação do mundo.

A oferenda deve ficar em um cruzeiro de cemitério, praia ou à beira de um lago ou represa. O senhor que rege as leis prefere velas brancas, azuis ou vermelhas, cerveja, vinho licoroso e flores (em especial, cravos) que devem ser colocados em campos, caminhos e encruzilhadas.

Guia de Proteção para Oxalá, Protetor de Aquário
Comece a fazer a guia em uma sexta-feira ou domingo. Deixe-a em um copo com água e sal, ao luar, por uma noite.

No batuque o boldo é conhecido como tapete de Oxalá, folha consagrada para este orixá, por isso o seu uso é grande na religião afro-gaúcha o tornando bastante popular e tendo seu plantio um diversas casas de axé.

Rege a harmonia da família. Para ter sua proteção, use aos sábados roupas ou peças brancas, azuis e verde-claras e ofereça-lhe arroz com peixe. Seus números para sorte: 3, 4 e 9.

Oxalá está associado a criação do mundo, seus símbolos são uma idá (espada), um pilão de metal branco e um escudo.