Que dia foi rezada a primeira missa?

Perguntado por: rflores . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.1 / 5 11 votos

A primeira Missa celebrada no Brasil completa 522 anos. No dia 26 de abril de 1500 – domingo da oitava de Páscoa. A missa foi rezada por frei Henrique de Coimbra e outros sacerdotes em Santa Cruz Cabrália, litoral sul da Bahia, sobre o ilhéu da Coroa Vermelha.

A Primeira Missa foi celebrada pelo frei franciscano Henrique Soares de Coimbra, auxiliado pelo padre Marcos de Oliveira Ferreira. No total, eram oito frades, todos franciscanos, todos presentes e todos rezaram em latim.

Primeira Missa no Brasil” é um dos quadros mais famosos da história da arte brasileira e representa a missa que Pedro Álvares Cabral mandou rezar no domingo de Páscoa, 26 de abril de 1500, no sul do atual estado da Bahia.

A primeira missa no Brasil foi realizada em 26 de abril de 1500, na atual cidade de Porto Seguro. A primeira missa realizada no Brasil foi um marco histórico, pois simbolizou o início da entrada do cristianismo numa terra habitada por milhões de indígenas.

O catolicismo foi trazido por missionários que acompanharam os exploradores e colonizadores portugueses. Na época, o estado controlava a atividade eclesiástica. Sustentava a igreja, nomeava bispos e párocos e concedia licenças. "A própria chegada dos portugueses é uma chegada acompanhada de um evento religioso.

Em 1º de maio de 1500, Pero Vaz de Caminha, escrivão da armada de Pedro Álvares Cabral, anunciou ao rei Dom Manuel, de Portugal, o descobrimento de novas terras em 22 de abril e as suas impressões sobre a terra e sua gente.

1969

Surgiu então, a nova Liturgia da Missa – Novus Ordo Missae -, que ficou conhecida como missa nova ou missa de Paulo VI. Promulgada por este Papa, em 1969, ela foi imposta a toda a Igreja, em substituição à Missa de sempre.

O Brasil já teve oito nomes antes do atual: Pindorama (nome dado pelos indígenas); Ilha de Vera Cruz, em 1500; Terra Nova em 1501; Terra dos Papagaios, em 1501; Terra de Vera Cruz, em 1503; Terra de Santa Cruz, em 1503; Terra Santa Cruz do Brasil, em 1505; Terra do Brasil, em 1505; e finalmente Brasil, desde 1527.

A Santa Missa é um ato solene em que os cristãos católicos celebram o sacrifício que Jesus Cristo fez pela humanidade na cruz, recordando a última ceia. Ela é presidida por meio da ação do Ministro Ordenado e pode ser concelebrada.

A missa é dividida em quatro partes principais: Ritos Iniciais, Liturgia da Palavra, Liturgia Eucarística e Ritos Finais. Ao entrar e sair de uma igreja com um sacrário, procedemos à genuflexão um gesto de adoração a Jesus Eucarístico.

A Missa está ligada a Última Ceia, porém Jesus estava ali celebrando a Páscoa judaica. Desde cedo os cristãos foram organizando a sua celebração da Eucaristia juntando essas duas realidades.

A primeira missa realizada no Brasil ocorreu no dia 26 de abril de 1500 e foi celebrada pelo Frei Henrique de Coimbra, que havia navegado com a comitiva de Cabral em Santa Cruz da Cabrália, na Praia da Coroa Vermelha, no Sul da Bahia.

No dia 23 de abril, Pedro Alvares Cabral autorizou um grupo de homens ir a terra para explorar o litoral, foi quando houve o primeiro contato com os nativos, momento pacífico que propiciou no dia 26 a realização da primeira missa em território brasileiro.

Na manhã de 25/1/1554, por designação de Nóbrega, o padre Manoel de Paiva celebrou, a primeira missa, na inauguração do Colégio de São Paulo de Piratininga. José de Anchieta, então um noviço de 19 anos, participou da missa como sacristão.

Inicialmente, o nome dado pelos indígenas que aqui habitavam era Pindorama; depois do descobrimento foi chamado de Ilha de Vera Cruz (1500), Terra Nova (1501), Terra dos Papagaios (1501), Terra de Vera Cruz (1503), Terra de Santa Cruz (1503), Terra Santa Cruz do Brasil (1505), Terra do Brasil (1505), e, finalmente, ...