Que dia é o dinossauro morreu?

Perguntado por: aoliveira5 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.9 / 5 17 votos

Fósseis encontrados no mundo inteiro mostram que os dinossauros eram um próspero grupo de animais, até desaparecerem subitamente cerca de 66 milhões de anos atrás.

Um fóssil de tescelossauro descoberto em Dakota do Norte, EUA, pode ser de um animal morto no dia em que o Asteroide de Chicxulub atingiu a Terra, há cerca de 66 milhões de anos. O evento é amplamente conhecido como o impacto que matou 75% das espécies animais do nosso planeta – incluindo os dinossauros não alados.

A História dos Dinossauros tem início a milhões de anos atrás. Esse grupo de répteis gigantes viveram no planeta Terra durante a Era Mesozoica, que começou cerca de 252 milhões de anos atrás, sendo extintos a 65 milhões de anos, no final dessa era.

Eles foram retratados como bestas gigantes, semelhantes a mamíferos, de porte pesado e quadrúpedes – uma ideia já revolucionária em comparação com as anteriores, que imaginavam os dinossauros essencialmente como enormes lagartos.

Os dinossauros também viveram na região que hoje é o Brasil. Na região oeste de São Paulo, seus ossos já foram encontrados nas cidades de Monte Alto, Presidente Prudente, Marília, Pacaembu, Andradina, Araçatuba, Santo Anastácio, Flórida Paulista, Itapuru, Alvares Machado,Pirapozinho e Adamantina.

Os dinossauros habitam hoje todos os continentes e os fósseis mostram que alcançaram tal distribuição global pelo menos no início do período Jurássico.

O que acontece é que a vida no planeta surgiu há cerca de três bilhões e meio de anos atrás, e os dinos vieram muito antes de Adão, Eva ou seus filhos e netos pensarem em nascer. “Os dinossauros viveram e se extinguiram bem antes de a espécie humana surgir”, diz o professor.

Tricerátope

RIO - Um Tricerátope pode ter sido o último dos dinossauros sobreviventes, segundo uma pesquisa da Universidade Yale, dos EUA, publicada esta semana pela revista “Royal Society Biology Letters”.

Os tiranossauros possuíam cerca de 12 metros de comprimento, 3,65 metros de altura e podiam pesar oito toneladas. Sua cabeça do tiranossauro media mais de 1,5 metro. Possuía mandíbulas poderosas, sendo considerada a mordida mais forte entre todos os animais que já existiram no planeta.

Tyrannosaurus rex

O Tyrannosaurus rex é o mais famoso e o mais querido dinossauro do planeta. O gênero Tyrannosaurus contém apenas uma espécie, a T. rex. Esse nome significa, muito apropriadamente, “rei lagarto tirano”.

Ele morava principalmente na América do Norte, mas também habitou Argélia e Tunísia — tudo entre 150 milhões e 144 milhões de anos. Tinha entre 18 e 23 metros de altura e se alimentava, principalmente, das folhas de árvores muito altas.

Qual foi o primeiro dinossauro a ser descrito? Embora fósseis e pegadas de dinossauros tenham sido descobertas ao longo da história humana, há poucos registros e nenhum espécime de achados anteriores ao século 19, diz a Britannica. O primeiro dinossauro a ser identificado foi o Megalosaurus bucklandii.

Peter Moon | Agência FAPESP – Há 140 milhões de anos, no início do período Cretáceo, o Brasil era coberto por um vastíssimo deserto de dunas muito maior que o Saara. Este deserto desapareceu ao ser engolido por um oceano de lava produzido pelo maior extravasamento de magma dos últimos 500 milhões de anos.

Em SP, o meteoro foi flagrado em: Araçoiaba da Serra, Osasco, Jundiaí, Taubaté, Morro Agudo e Guarujá. Em MG: Itajubá, Guaxupé, Pedro Leopoldo, Carmo da Mata, Lagoa da Prata, Divinópolis, Patos de Minas e Santo Antônio do Monte.

Ancestrais gigantes dos rinocerontes, mastodontes, mamutes, tigres-dentes-de-sabre e preguiças gigantes foram algumas das feras que ocuparam o planeta depois dos dinossauros.

Os pesquisadores dizem que a disrupção climática causada pelo choque – que levantou tanta poeira e cinzas que bloquearam a luz e calor do Sol, dando entrada uma era de gelo, além de acarretar em ondas gigantescas, queimadas florestais e até mesmo chuvas venenosas – foi a principal razão para a morte de todos os ...

Ao contrário do que os filmes mostram, os dinossauros, mesmo os mais assustadores como o T. rex, provavelmente jamais rugiram. O mais provável é que emitissem sons como o das pombas, rolinhas ou avestruzes: um arrulho.

Parece que nem todo mundo entendeu a brincadeira do norte-americano Jay Branscomb, que publicou uma foto de 1993 com uma legenda sarcástica: "Vergonhoso esse caçador feliz posando ao lado de um Triceratops. Ele simplesmente merecia ser massacrado.

O som emitido pelos dinossauros seria algo mais sentido do que ouvido - uma vibração profunda e visceral, surgindo de algum lugar além da grossa folhagem. Como o som de uma buzina de nevoeiro, ela vibraria pelo seu tórax, eriçando os pelos do pescoço. Nas densas florestas do Cretáceo, teria sido apavorante.

Fósseis do maior dinossauro carnívoro brasileiro conhecido até agora foram identificados por pesquisadores do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O 'Grande Caçador', como foi apelidado, recebeu o nome científico Pycnonemosaurus nevesi .