Que dia é a Lua Vermelha 2023?

Perguntado por: agomes . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.9 / 5 11 votos

O próximo alinhamento dos astros que causam a Lua de Sangue em 2023, acontecerá no dia 28 de outubro do ano que vem.

29 de setembro

Haverá duas superluas em agosto, incluindo uma lua azul, que será a lua mais próxima da Terra neste ano, de acordo com o The Old Farmer's Almanac. A quarta e última superlua em 2023 nascerá em 29 de setembro. Veja abaixo as luas cheias restantes em 2023, de acordo com o Farmer's Almanac.

Já a superlua ocorre quando o satélite está na sua fase cheia e no ponto mais próximo da Terra, conhecido como perigeu. A junção dos dois fenômenos, eclipse lunar e superlua, causa a Lua de Sangue. A cor avermelhada deve-se a uma relação entre a proximidade da Lua com a atmosfera terrestre e os raios solares.

Em 2023, três eclipses vão acontecer, mas só um deles poderá ser visto do Brasil. O primeiro, um eclipse solar parcial, acontece no dia 20 de abril, podendo ser visto em países do sul da Ásia e na Oceania. O segundo ocorre em 14 de outubro – e poderá ser visto do Brasil.

O eclipse solar total fez parte de um raro eclipse híbrido, que ocorre apenas algumas vezes por século. Dependendo do local, os observadores puderam ver um de três tipos diferentes de eclipse. Por isso, o fenômeno é conhecido como eclipse solar híbrido.

Por que a lua fica vermelha? A lua vermelha só pode acontecer durante a superlua e o eclipse lunar total, pois ela precisa estar próxima o suficiente da Terra para receber os raios solares que passam pela atmosfera.

O eclipse solar de 20 de abril de 2023 foi um eclipse solar híbrido. A totalidade deste eclipse foi visível na Austrália Ocidental, partes orientais do Timor-Leste, bem como na Ilha Damar e partes da província de Papua na Indonésia.

Lua Cheia

Hoje, sexta-feira, 7 de julho, estamos na Lua Cheia, faltam quatro dias para a fase Minguante.

Super Lua Rosa foi apenas a primeira desse tipo em 2023; outras duas estão previstas. Super Lua Rosa pôde ser vista nesta quinta-feira (06/04) em todo o Brasil. Ela vai parecer maior e mais brilhante nas próximas três noites, quando estará em fase cheia.

Uma superlua ocorre quando a lua cheia acontece próxima ao perigeu (quando ela está mais próxima da Terra); Mas quão próximo? Para a maioria das entidades, a distância terá que ser abaixo de 360 mil quilômetros; As próximas superluas, de acordo com o Observatório Nacional do Brasil, serão em 1º e 30 de agosto.

A "Lua de Morango" é um termo popular utilizado para descrever a lua cheia que ocorre em Junho. O nome não está relacionado com a cor da lua, mas provém das tribos nativas americanas e indígenas do leste da América do Norte.

Conclusão. A Lua Cheia de Morango ocorrerá em 4 de junho, às 03:42 GMT.

De acordo como EarthSky, o eclipse está previsto para começar às 12h13, horário de Brasília, e tem duração de 258 minutos ao todo. O pico acontece às 14h22, com o fim às 16h31, horário de Brasília. Contudo, não será possível ver o eclipse do Brasil.

Ao contrário dos eclipses solares, que exigem óculos especiais, para evitar lesões, e só podem ser vistos por breves minutos, um eclipse lunar total pode durar mais de uma hora e não exige proteção ocular.