Que dia da semana se acende vela para Exu?

Perguntado por: iornelas7 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.8 / 5 9 votos

Segunda-feira: Exu e Omolu. e Omolu.

Ao acender a vela ao Orixá, coloque embaixo um pratinho limpo, que não precisa ser novo e pode ser reutilizado após a queima da vela. Ao lado da vela, sugere-se colocar um copo de água cheio. Acenda a vela, ajoelhe-se e faça seu pedido ou agradecimento.

Segunda-feira - Vela branca
Acenda a vela e, enquanto ela queima, reze um Pai-Nosso e uma Ave-Maria. Reflita sobre os seus desejos mais sinceros e peça por força para realizá-los.

13 de junho

O dia da semana atribuído a Exu é segunda-feira e 13 de junho é seu dia comemorativo. A data faz com que, no sincretismo com a religião católica, Exu seja representado por Santo Antônio.

17 de agosto

Projeto de lei do vereador Clàudio Janta (SD) para incluir o Dia do Exu Tranca Ruas das Almas, celebrado anualmente em 17 de agosto, no Calendário de Datas Comemorativas e de Conscientização do Município de Porto Alegre), está em tramitação na Câmara Municipal de Porto Alegre.

As velas para Pombagiras e Exús podem ser toda vermelha, toda preta, bicolor preta e vermelha ou toda branca. As Pombagiras preferem cigarros de filtro branco ou cigarrilhas, já os Exús gostam mais de cigarros de filtro amarelo, cigarrilhas fortes e charutos.

Você pode acender vela à noite para seu Anjo da Guarda. Não há nenhum problema em realizar práticas espirituais positivas e sadias à noite. aliás, à noite os efeitos são ainda mais benéficos do que durante o dia. Afinal, durante o dia você está imersa em inúmeras tarefas como o trabalho, cuidar da casa, dos filhos etc.

Para que você responda de uma vez por todas a pergunta como saber meu Exu guardião, pesquise pelos terreiros mais próximos de você. Se na sua cidade existir algum, faça uma visita, converse com as pessoas que participam e procure saber o procedimento para descobrir o Exu guardião. Confie sempre na sua intuição.

Bebidas, colares, pulseiras e maçãs colocadas à mesa são algumas oferendas também à pomba gira, outra entidade espiritual que faz parte da noite.

Ao firmar uma vela você está, em primeiro lugar, dando foco a uma intenção sua, seja qual para: cura, trabalho, resolução de problemas, etc. É uma forma eficaz de entrar em contato com o mundo astral de forma direta, sem a necessidade de rituais complexos ou complementares.

Não pode. Nem dentro, nem fora.

encruzilhadas

Oferendas: as oferendas a Exú devem ser realizadas em encruzilhadas, ou seja, em cruzamentos de ruas ou lugares semelhantes. Isso porque estes lugares representam a conexão entre dois pontos diferentes. Cores: vermelho e preto são as cores que representam essa entidade e devem ser usadas em seus trabalhos.

Segunda na Umbanda: oração a Exú
Laroiê, Exú! Meu Exú, vem em meu auxílio e dê-me consciência e tranquilidade no amor, trazendo harmonia e paz à vida com meu (futuro) amado. Que Meu Exú venha em meu socorro e olhe por minhas dores e desesperos, indicando uma solução e a direção que devo tomar em cada situação.

Sábado, dia de diversão e descontração, nada melhor do que acender uma vela da cor violeta para combinar com a energia que está pelo ar.

Segunda-feira por exemplo, é um dia dedicado a Exu e Omolu. Nesse dia, podemos tratar de assuntos ligados a trabalho e saúde. O axé (força) desse dia, favorece para atualização de currículo, entrevista de emprego e para fazer consulta e exames médicos. Assuntos ligados a tecnologia, terça-feira, e assim por diante.

A guia de proteção pode ser usada em tempo integral sem necessidade de que seja exposta. Caso não seja possível utilizá-la no pescoço por razões profissionais ou pessoais, pode-se fazer um saquinho branco pequeno para colocar a guia (como um patuá) e carregá-la na bolsa, carteira ou bolso.

Um dos pedidos mais comuns aos Exus é a abertura de caminhos. Por isso, muitas pessoas procuram por orientações sobre como pedir a Exu para abrir caminhos. Nesse caso, saiba que você pode realizar oferendas, orações e pedir de todo o seu coração para que um Exu ouça o seu chamado e abra os caminhos da sua vida.

DIAS DOS ORIXÁS: SEGUNDA – FEIRA * Exu, Pomba Gira, Obaliuaie, Omulu, Pretos Velhos (Iorumá) e almas aflitas. TERÇA – FEIRA * Ogum, Boiadeiros e Baianos.