Que dia colocar os pisca pisca?

Perguntado por: ucurado3 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

Na verdade, é aconselhável inserir os enfeites natalinos aos poucos em casa. A cada domingo, acrescente um item temático – pisca-pisca na fachada, guirlanda na porta, presépio, entre outros itens. Assim, o espírito natalino vai tomando conta do lar de forma gradual.

No entanto, não se iluda com a pressa das lojas em vender: o dia certo de montar a árvore de Natal é no primeiro domingo do advento, data que começa exatos quatro finais de semana antes de 25 de dezembro.

Na tradição cristã, o primeiro domingo do advento - período de quatro semanas que antecede o Natal - é o marco para montar árvore e o presépio.

Mas você sabia que há um dia apropriado para começar a enfeitar a casa? De acordo com a tradição cristã é durante o primeiro domingo do Advento – o quarto domingo antes do aniversário de Cristo, em 25 de dezembro.

As luzes de natal, ou pisca-pisca, são muito utilizadas durante as festividades de final de ano, para decorar a casa, e simbolizar o nascimento de Cristo.

O dia também encerra os festejos natalinos litúrgicos e vem daí, então, a tradição cristã de se retirar a decoração em 6 de janeiro, quando é comemorado o Dia de Reis.

6 de janeiro

QUAL O DIA DE TIRAR A ÁRVORE DE NATAL? Após as celebrações de final de ano, a data mais difundida para guardar os enfeites e a árvore de Natal é no dia 6 de janeiro. Em 2023, essa data cai numa sexta-feira. A data acontece exatamente doze noites após o natal, do Dia De Reis.

Já o dia certo para desmontar a árvore é o que marca o fim das festividades na Igreja Católica, que é o Dia de Reis, comemorado em 6 de janeiro. No entanto, como a celebração da liturgia em si só acontece no domingo após a data, a decoração no próximo ano pode se estender até o dia 8 de janeiro de 2022.

6 de janeiro

Após as celebrações de final de ano, chega a hora de desmontar e guardar os enfeites para o próximo. A data mais difundida para remoção dos adereços natalinos é 6 de janeiro, o Dia de Reis, doze noites após o Natal.

Isso porque a montagem da árvore segue a tradição católica de só começar no primeiro domingo do Tempo Advento, que corresponde ao mês de preparações para o nascimento de Jesus Cristo.

Árvore de Natal
E para tornar o momento de guardar mais fácil, basta tirar os enfeites, fechar os galhos da árvore com cuidado e acomodá-la na caixa original. Caso não tenha mais, você pode guardá-la dentro de um pacote de plástico resistente ou TNT e passar fita adesiva em volta.

Comece posicionando a manjedoura no centro da cena. Logo após, acrescente Maria e José, um de cada lado. Disponha também os Reis Magos, todos voltados para a cena principal. Em seguida, coloque a estrela de Belém e o anjo sobre o presépio e complemente a composição com os animais e os pastores.

O costume de colocar a guirlanda começou no Hemisfério Norte com a superstição de que pinheiro, hera e outras plantas ofereciam proteção contra bruxas e demônios no inverno, além de espantar a má sorte e atrair felicidade.

O máximo indicado é de 6 horas! E nada de molhar as luzes, a não ser que o enfeite seja à prova de água.

Enfeites
Além de bolas, sinos, estrelas, guirlandas e luzes, você pode optar por laços, bonecos de neve, Papais Noéis e outros enfeites personalizados para montar a sua árvore de Natal criativa e barata.

Pela tradição cristã, a árvore de Natal deve ser montada sempre no primeiro domingo do Advento, período que compreende as quatro semanas anteriores ao Natal e representa a preparação para o nascimento de Jesus Cristo. Sendo assim, agora em 2022, a árvore deve ser montada no dia 27 de novembro.

Uma das práticas mais consolidadas da celebração do Dia de Reis são as visitações que grupos musicais chamados Terno de Reis costumam fazer às residências. Essas visitas são marcadas por cantorias, e as canções possuem letras religiosas. Em troca, os grupos recebem a doação de alimentos.

Dentro da tradição cristã, os reis magos são conhecidos por serem os personagens que visitaram Jesus Cristo logo após o seu nascimento, eles são chamados pelos nomes Baltasar, Gaspar e Melchior.