Que Deus te abençoe ou ti abençoe?

Perguntado por: lbittencourt . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.6 / 5 19 votos

A forma correta de escrita da palavra é abençoe, sem til. A palavra abençõe, com til, está errada. Abençoe é a forma conjugada do verbo abençoar na 1.

Usa-se o 'te' como um argumento de um verbo, ou seja, como complemento de verbo que não necessita de preposição: “Passei a noite procurando-te." Usa-se o 'ti' quando o argumento de um verbo, ou seja, o complemento de verbo necessita de preposição (a / para): "Os meus agradecimentos são exclusivos a ti".

Por exemplo, na frase: « Para ti, o mundo é maravilhoso!», poder-se-á trocar a expressão destacada: «O mundo é maravilhoso, para ti !» Mas, atenção, por exemplo, a frase: «Era para tu ficares aqui!», apesar de apresentar a partícula para, antes do verbo no infinitivo pessoal, tem como sujeito o pronome pessoal tu.

Apenas a forma "Eu te amo" está correta. Dizer "Eu ti amo" está errado porque o pronome oblíquo ti deve ser usado precedido de preposição, assumindo a função de objeto indireto. O verbo amar é transitivo direto sendo acompanhado de um pronome não preposicionado que assume a função de objeto direto: te.

TI é a sigla de Tecnologia da Informação.
Esse termo se refere a uma série de soluções e atividades tecnológicas, que envolvem banco de dados, hardwares, softwares e redes (doméstica ou empresarial), usadas para lidar com as informações.

Na verdade, o Único Estado Brasileiro que predominantemente usa "você" é São Paulo. Morei no Rio e o pessoal usa muito o Tu. No Nordeste onde morei, também se usa muito o Tu. No sul e NO centro Oeste também é o Tu, mas eles também usam o Ti.

Então, o correto é “Entre mim e você”, pois após a preposição usa-se pronome pessoal do caso oblíquo. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Da mesma forma será com as demais preposições: para mim e você, para mim e ti, sobre mim e ele, entre mim e ela, contra mim, por mim, etc.

Só que os pronomes usados como objeto são os oblíquos (me, te, se, o, a, os, as, lhe, lhes, nos, vos, se). Da mesma forma que não é adequado escrever “ Ela deixou eu ”, não é adequado “ Ela deixou ele ”. O certo é: Ela o deixou / Ela o viu.

Exemplos do que faz um profissional de TI e suas áreas de atuação. Um profissional pode trabalhar nas diversas áreas da tecnologia da informação. Entre elas, a programação, banco de dados, suporte técnico, segurança da informação e testes de qualidades.

Basicamente, TI é a abreviação do termo Tecnologia da Informação. Por sua vez, Tecnologia da Informação é a tradução do inglês para Information Technology, ou seja, TI em inglês se abrevia IT.

O profissional de TI atua na administração de projetos, enquanto o de SI atua no gerenciamento de dados, mas ambos trabalham em conjunto e desempenham papéis importantes na área.

O que é Tu: O mesmo que "você", usado mais no sul do Brasil ou informalmente. E quando é usado formalmente, o verbo muda, como a seguir: Formal: Tu és. Informal: Tu é. Informalmente, o verbo seguido de " tu " é empregado do mesmo jeito que em "você".

Para é a forma mais correta de escrita da preposição, estando o seu uso sempre adequado. Deverá ser usada na linguagem escrita e na linguagem formal. Pra é a forma mais informal da preposição, devendo apenas ser utilizada na linguagem falada ou em textos informais e descontraídos.

A crase não deve ser empregada junto a pronomes pessoais. Os pronomes pessoais são aqueles que apontam para as pessoas do discurso ou a elas se referem. Eles podem ser pessoais do caso reto (eu, tu, ele e etc.) ou pessoais do caso oblíquo (me, te, o, lhe, mim, ti e etc.).