Que Deus os abençoe ou lhes abençoe?

Perguntado por: lperes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 13 votos

"Deus LHE abençoe" ou "Deus O abençoe"? Quando eu me refiro diretamente à pessoa eu tenho que dizer: Deus o(a) abençoe. Essa é a forma correta, e não 'Deus lhe abençoe'. - A forma "Deus TE abençoe" é aceita, mas coloquial em nossa linguagem.

Abençoem vem do verbo abençoar.

Que Deus te abençoe, ilumine e proteja sempre. Desejo que você conquiste todos os seus objetivos e realize todos os seus sonhos. Pois força de vontade pra isso você tem. O melhor é que não deve nada a ninguém, é mérito seu!

O pronome “lhe” é usado para substituir o complemento de um verbo transitivo indireto, ou seja, que exige a preposição (a, para ) como antecedente. Logo, orações como: Quero lhe abraçar ou Não lhe conheço são equivocadas, pois os verbos “abraçar” e “conhecer” são transitivos diretos, não exigem preposição.

O correto, segundo a norma padrão, é "Deus os proteja".

Que Deus te abençoe e a todas as pessoas que são importantes na sua vida. Que Deus te proteja e te abençoe em todas as horas do teu dia. Que Deus abençoe sua vida, seus amigos e sua família hoje e para sempre. A luz que irradia do coração de quem tem fé no Senhor é a mais bela e brilhante de todas.

Usa-se o pronome pessoal oblíquo da terceira pessoa, “lheou “o/a”, quando o interlocutor for tratado por “você”, e o pronome pessoal oblíquo da segunda pessoa, “te”, se ele for tratado por tu. Simples assim.

Que Deus acompanhe-nos na turbulência dos dias, segura a nossa mão e guia-nos pelos caminhos inóspitos da terra e mostre-nos as cores do Seu olhar de perdão, de serenidade e profundo amor. Desejo que o colorido olhar de Deus brilhe no nosso dia!

Respondida sua dúvida: abençoe não leva til de maneira nenhuma! O mesmo vale para palavras similares, como “doe” (doar) e “voe” (voar).

A forma correta de escrita da palavra é tenham, com -m final. A palavra tenhão, com o ditongo final -ão, está errada. Tenham é a forma conjugada do verbo ter na 3.

abençoa-vo-los.

Comece a se abençoar, se agradecer. Estenda esse agradecimento para as pessoas a sua volta e veja a mágica da gratidão e da benção acontecer com você. E se alguém perguntar o que você está fazendo para estar mais feliz, mesmo com o caos no mundo, diga: "estou abençoando a minha vida, vamos abençoar juntos?"

No padrão formal da língua, o LHE deve ser usado com verbo que pede preposição: Eu já disse A você = eu já LHE disse. Quem diz, diz alguma coisa 'A' alguém. Mas quem abençoa, abençoa alguém, e não A alguém: Deus abençoa você = Ele o abençoa.

Alguns VERBOS TRANSITIVOS INDIRETOS que exigem a preposição A não admitem o uso dos pronomes LHE, LHES. Só poderemos usar A ELE, A ELA, A ELES, A ELAS. Eis os verbos: ASPIRAR, VISAR, ASSISTIR (no sentido de estar presente, ver), aludir (fazer alusão, referir-se), referir-se e anuir (dar consentimento, aprovação).

Estou lhe enviando a ficha de inscrição.
Você errou! O correto é: 'Estou-lhe enviando...' ou 'Estou enviando-lhe...'

Resumo: quando usar “te” e “lhe”
Em resumo, devemos usar os pronomes pessoais oblíquos da terceira pessoa (lhe ou o/a), quando a pessoa com quem falamos for tratada por “você”. Já se a pessoa for tratada por “tu”, devemos utilizar o pronome pessoal oblíquo da segunda pessoa (te).