Que Deus era adorado em Éfeso?

Perguntado por: rcordoba . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

Ártemis

A cidade de Éfeso era famosa por sua deusa Ártemis, o que representava a base de um nacionalismo religioso local. A idolatria popular estava ligada à economia, ao templo e à cidade.

O objetivo da carta era promover a espiritualidade e o testemunho dos que já eram membros da Igreja.

Éfeso, a joia turca que abriga nos seus arredores, a casa onde viveu a mãe de Jesus.

Efésios contém muitos ensinamentos e ideias que são familiares aos membros da Igreja hoje em dia, inclusive a preordenação, a dispensação da plenitude dos tempos, o Santo Espírito da promessa, a importância dos profetas e dos apóstolos, a ideia de uma única Igreja verdadeira e os diversos ofícios, chamados e funções ...

Éfeso: Significa “habitante de Éfeso”, "habitante da antiga cidade grega". Éfeso é um nome masculino que surge do latim Ephesius. Acredita-se que o seu primeiro portador fosse um habitante da cidade de Éfeso, antiga cidade grega que era especialmente conhecida pelo fato de abrigar o Templo de Ártemis.

Éfeso está localizada na região turca do mar Egeu. Nos tempos antigos, era uma cidade portuária. Foi um importante centro religioso, cultural e comercial. Suas ruínas, que se estendem ao longo de uma grande área, estão muito bem conservadas e são uma importante atração turística da Turquia.

Daqui foi para Éfeso, onde permaneceu cerca de três anos e onde fez a evangelização mais importante da sua vida, pregando nos principais centros romanos da Ásia Menor, ajudado pelos seus discípulos, pregação esta que durou cerca de dois anos.

Teria sido escrito pelo apóstolo Paulo em Roma como uma carta aos cristãos da cidade grega antiga de Éfeso, localizada na atual Turquia.

Paulo ensinou que o Senhor estabeleceu Sua Igreja e chamou líderes para aperfeiçoar e unir os santos. Além disso, incentivou os membros da Igreja a deixar de lado os antigos costumes e viver de acordo com o que sabiam ser verdade.

“O Santo Espírito da Promessa é o Espírito Santo, o qual apõe o selo de aprovação a toda ordenança: batismo, confirmação, ordenação, casamento. A promessa é que as bênçãos serão recebidas através da fidelidade.

Em Efésios 1, Paulo fala sobre a escolha de Deus operada em Cristo, antes da fundação do mundo. Foi o sangue de Jesus, derramado na cruz que promoveu tão grande eleição. A igreja de Éfeso correspondeu de forma surpreendente a fé anunciada.

Efésios 5. Os santos são exortados a evitar a impureza e a andar retamente — Marido e mulher devem amar um ao outro. 1 Sede, pois, aimitadores de Deus, como filhos amados; 2 E aandai em amor, como também Cristo nos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e bsacrifício a Deus, em ccheiro suave.

A Bíblia fala da unidade da fé como a união espiritual dos crentes pelo poder do Espírito no corpo de Cristo. Inclusive, o apóstolo Paulo destaca três atributos da unidade da fé: humildade, mansidão e longanimidade (Efésios 4:2,3). A unidade da fé é essencial para a vida da Igreja.

Sempre que um filho vive em retidão traz honra a seus pais, sejam eles pessoas corretas ou não. O contrário também é verdadeiro. Toda vez que um filho vive em iniquidade traz vergonha aos pais, sejam eles pessoas corretas ou não. Sendo assim, honrar aos pais nem sempre implica obedecer-lhes.

Paulo ensinou aos santos de Éfeso que todos os pecadores podem ser salvos pela graça de Deus e que judeus e gentios tornaram-se membros da mesma família, que é a família de Deus.

Em Éfeso, Áquila e Priscila, um casal fiel, ensinaram Apolo, um judeu de Alexandria, e o ajudaram a entender o caminho de Deus. Paulo pregou a respeito do Espírito Santo, realizou milagres e escapou de uma turba no teatro de Éfeso.