Que Deus afaste toda inveja de mim?

Perguntado por: ibittencourt . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

Que Deus afaste de mim toda inveja, todo medo e desânimo. Livra-me de quem só diminui e nada me acrescenta. Amém!

Diz a palavra de Deus em Provérbios, capítulo 13, versículo 30: “O coração em paz dá vida ao corpo, mas a inveja apodrece os ossos”.

Confira algumas dicas que poderão te ajudar a não sentir mais inveja dos outros:

  1. Aceite o sentimento. O invejoso não está satisfeito com suas qualidades e conquistas. ...
  2. Seja justo com você ...
  3. Seja fiel a seus valores. ...
  4. Pare de lutar contra coisas que não podem ser mudadas. ...
  5. Cuide de suas emoções.

Frases de indiretas para pessoas invejosas que te blindam de olho gordo. A sua inveja não me atinge porque nada pode me tirar o que já é meu. Invejoso: o bem alheio é o seu desgosto. Queria um palácio suntuoso, mas acabou no fundo desse poço.

Quando uma pessoa demonstra satisfação ao ter conhecimento de algo ruim que acontece a um terceiro, este pode ser mais um sinal de inveja. Por mais que possa ser alguém que ela não goste, se sentir feliz com o sofrimento alheio demonstra total falta de empatia e o desejo de ver o outro mal para se sentir superior.

Vem, Espírito Santo, abrir meus olhos para as riquezas que possuo. Vem, Espírito Santo de Deus, blindar-me com Teu poder para me proteger contra os invejosos, que querem prejudicar a mim e a meus familiares. Eu renuncio toda inveja em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém!

O invejado se sente perseguido, fala muito com indiretas discursivas e agressivas, é dono da razão, acha que os elogios alheios não são sinceros, e tem a nítida percepção que todas as pessoas ao seu redor são doentes psicologicamente, costuma ter mania de perseguição.

Atualmente reconhece-se que há dois tipos de inveja: uma benigna e outra maliciosa. No caso da inveja benigna, o que é invejado é uma coisa, como o carrão novo do vizinho. Essa inveja também é conhecida como inveja branca. No caso da inveja maliciosa, a inveja é de uma pessoa e não da coisa em si.

É considerado pecado porque uma pessoa invejosa ignora suas próprias bênçãos e prioriza o status de outra pessoa no lugar do próprio crescimento espiritual. Muitos sofrem desta “doença” sem se dar conta de que ela poder ser curada com pequenos ajustes de pensamento, decisões e atitudes.

A inveja surge quando se deseja o que pertence a outra pessoa. Pode ser uma promoção, um traço de personalidade, uma vivência, uma qualidade, um relacionamento ou uma posse material. O invejoso percebe a felicidade do outro e deseja vivê-la através das mesmas circunstâncias.

[Salmo de Asafe] 1Certamente Deus é bom para Israel, para os que têm coração puro. Quanto a mim, quase tropecei; meus pés escorregaram e quase caí. Pois tive inveja dos orgulhosos quando os vi prosperar apesar de sua perversidade.

Os sintomas e características apresentadas pela vítima são: olhos lacrimejantes, bocejos constantes, moleza no corpo, ausência de apetite e tristeza. O indivíduo com quebrante pode adoecer, definhar e até morrer. Segundo a cultura, a referida “síndrome” pode inclusive se manifestar em animais e plantas.

O amarelo neutraliza energias negativas e, ao dar um ânimo para quem olha para a cor, ajuda a elevar o astral da casa.

Quando a inveja se converte em patológica, pode impelir o invejoso a caluniar, perseguir e, até mesmo, desejar a morte do invejado. Tampouco são os casos em que o invejoso entra numa espiral autodestrutiva, com sintomas de depressão, agressividade e pensamentos suicidas.