Que Deus abençoe a todas tem crase?

Perguntado por: aluz . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.1 / 5 12 votos

A forma correta de escrita da locução é a todos, sem acento indicador de crase, como em "bom dia a todos". A locução à todos, com o acento, está errada.

Parabéns a todas as mulheres! Sem crase!

Seria o mesmo que escrever "João foi ao o médico", homenagem às as mães, ou homenagem aos todos os pais do mundo. Seguindo essa linha de raciocínio, é correto escrever-se "Parabéns às mamães" ou "homenagem às mamães". Quem presta homenagem, presta homenagem a alguém.

Mesmo que o pronome indefinido seja feminino, não ocorre crase, já que não há a presença do artigo definido "a" para contrair com a preposição "a". Alguns exemplos: Pedimos a todas que se retirem. Boa noite a toda gente!

Uma dúvida comum neste período do ano é sobre o modo correto de se desejar um feliz ano novo. As pessoas devem escrever "a todos" ou "à todos"? Considerando que a crase é a junção da preposição “a” com o artigo definido feminino “a”, o correto é "feliz ano novo a todos", sem o acento grave.

A dúvida de uma ouvinte é sobre o uso da crase na expressão 'Graças a Deus'. O professor Pasquale explica: 'quando se fala da entidade, ser supremo Deus, não se usa artigo. Esse 'a' é só preposição, regida pelo substantivo 'graças'. Portanto, não tem crase'.

Como regra geral, só se usa crase antes de palavras femininas. A exceção são os pronomes demonstrativos aquele e aquilo. Em alguns casos, a palavra feminina está subentendida, como ocorre normalmente com moda e maneira: salto à Luiz XV (à moda de Luiz XV) e escrita à Camões (à maneira de Camões).

Quando usar a crase? Quando o complemento de um verbo que exija a preposição “a” for um substantivo feminino antecedido de artigo feminino “a”: Vamos à loja para comprar outros enfeites. Observe: Vamos a + a loja = Vamos à loja.

Então, você já percebeu que antes de “todos” não ocorre crase, pois se trata de um substantivo masculino seguido somente de uma preposição. Logo a forma correta é: ex: Desejo um feliz Natal a todos.

"BOA NOITE A TODOS" ou "BOA NOITE À TODOS"? Não há crase (mesmo quando o pronome estiver no feminino). BOA NOITE A TODOS! BOA NOITE A TODAS!

“Obrigada a todos e a cada um por terem feito do meu aniversário um dia inesquecível e tão feliz. Assim dá gosto envelhecer!” “Hoje quero agradecer a todos que dedicaram um pouco do seu tempo para me parabenizar no dia do meu aniversário. Muito obrigado!”

Feliz Dia das Mães, Deus abençoe a todas as mães e que os filhos sejam também abençoados porque esse é o melhor presente para elas. Feliz Dia das Mães, Deus abençoe a todas as mães e que os filhos sejam também abençoados porque esse é o melhor presente para elas.

À todas as mães
A crase é a junção da preposição a com o artigo feminino a/as. Prestamos uma homenagem à (preposição a + artigo a) todas as mães, tem então, equivocadamente, dois artigos femininos, a e as.

O certo é “a todos” , sem crase.
"À todas" e "à todos", com crase, ou "a todas" e "a todos", sem crase?